Hoje é um pouco difícil falar em carro popular como se entendia há poucos anos atrás. Agora todos os modelo trazem itens de conforto que seriam considerados luxuosos numa geração anterior à nossa. Com isso os preços dos modelos de entrada foram gradualmente subindo, e é difícil encontrar um modelo que não custe mais de 40 mil reais já na sua versão mais básica.
A coisa fica ainda mais difícil quando se necessita de um carro grande para levar toda a família. Aí sim os preços vão às alturas. Porém, a Renault traz uma solução intermediária que pode agradar muita gente: o Renault Logan.
Por ser um carro “popular” o modelo não é exatamente barato, mas ainda tem um preço mais acessível do que muitos outros do seu segmento. Conta com três versões que variam entre R$ 47.990 e R$ 53.990, segundo informações disponíveis no site da marca em setembro de 2018.
A versão top de linha do modelo, Dynamique, não está mais disponível, ficando apenas as três versões: Authentique, Expression e Avantage.
Uma das opções de motorização do Logan é constituída pelo motor 1.0 de 82 cv a 6.300 rpm, e um torque máximo de 10,5 kgf.m a 3.500 rpm, que trabalha junto com o câmbio manual de 5 marchas.
Como segunda opção, o modelo traz o motor 1.6 de 118 cv a 5.500 rpm, e um torque máximo de 16.0 kgf.m a 4.000 rpm, que atua em união com o câmbio manual de 5 marchas.
Como dissemos acima, o modelo perdeu sua versão top de linha e com ele se foram alguns itens de série importantes: ar-condicionado digital, controle de estabilidade e tração e câmbio automatizado Easy’R.
Contudo, a versão com motor 1.6 conta com o sistema Start-Stop, e todas as versões trazem direção assistida (eletro-hidráulica), ar-condicionado, trio elétrico e sistema multimídia.
Está prevista uma renovação do modelo para chegar ao Brasil em 2019. Ela trará um reforço na estrutura do veículo para melhorar o seu desempenho em testes de impacto, bem como câmbio automático CVT e airbags laterais. Esses itens provavelmente serão da versão top de linha.
Pensando num veículo próprio para a família, as dimensões são um dos aspectos mais importantes.
A lista detalhada dos itens de série é bastante razoável para um modelo “popular”: