Requisitos para ser motorista Uber e ter um novo emprego

Com o alto índice de desemprego pelo país uma das saídas mais comuns que temos visto serem adotadas é trabalhar como motorista de Uber. Realmente é um negócio vantajoso, mas não é para todos. Veja os requisitos para poder atuar com motorista de Uber e como ter sucesso no empreendimento.
Publicado em Tecnologia dia 20/02/2019 por Alan Corrêa

Com o alto índice de desemprego pelo país uma das saídas mais comuns que temos visto serem adotadas é trabalhar como motorista de Uber. Realmente é um negócio vantajoso, mas não é para todos. Veja os requisitos para poder atuar com motorista de Uber e como ter sucesso no empreendimento.

Baixar aplicativo Uber Driver

Você não deve baixar o aplicativo Uber normal, o app para motoristas Uber é especialmente desenvolvido para quem vai dirigir, ele é chamado de “Uber Driver” e está disponível para Android na Google Play e iPhone na App Store. O download é gratuito.

Requisitos obrigatórios da Uber

A empresa Uber impõe alguns requisitos obrigatórios para a pessoa se cadastrar como seu motorista. Um desses requisitos é a idade de 21 anos como mínima exigida para o motorista. Pessoas com idade inferior serão barradas logo no início do processo de seleção.

O segundo requisito obrigatório é ter a CNH em dia e ainda com a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR). Isso é uma exigência legal do país que a Uber faz cumprir obrigatoriamente. Caso sua CNH não tenha essa observação é preciso solicitá-la junto ao Detran, explicaremos mais à frente como fazer isso.

No Estado de São Paulo também será preciso apresentar o CONDUAPP/CONDUTAX, um certificado de curso autorizado pela Prefeitura. mas não se preocupe, a Uber está oferecendo esse curso de graça para os motoristas parceiros.

Por último, é preciso também o CRLV do veículo que será utilizado para o serviço. Esse veículo não precisa estar em nome do motorista parceiro, nem sequer precisa ter o próprio carro. A Uber permite – e até incentiva – que o veículo da prestação de serviço seja alugado, indicando lojas parceiras para isso.

Como obter a EAR

Uma das dificuldades para quem vai ingressar como motorista Uber é a obtenção da observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) na CNH. O procedimento não é difícil, só é burocrático (como tantas outras coisas no Brasil).

Primeiro é preciso ir até o Detran ou Poupatempo e solicitar o acréscimo da observação na CNH existente. Eles cobrarão uma taxa de aproximadamente R$ 38,86 para fazer essa modificação – que varia em cada Estado – e solicitarão um exame psicotécnico cujo valor é de R$ 90,67 em São Paulo.

Uma segunda via de sua CNH será emitida com a observação no verso. Você estará apto para começar suas atividades com motorista Uber.

O sucesso como Uber depende de você

A Uber trabalha com uma política rígida em relação aos seus parceiros. Nesse sentido, a avaliação dos usuários farão toda diferença, uma nota que deixe o motorista abaixo de 4 estrelas já pode ser suficiente para suspender suas atividades.

Quem quer ser um motorista Uber precisa gostar de se relacionar com outras pessoas. Isso nem sempre é fácil. Algumas pessoas serão educadas no trato com o motorista, mas outras nem tanto. Algumas vão querer conversar – e é preciso entrar no jogo – e outras querem ficar em silêncio. Cada corrida trará uma experiência diferente, e é necessário saber adaptar-se.

O comportamento no trânsito também conta muito, sobretudo se estiver com clientes passageiros. Fechar outros carros, ou buzinar quando alguém não dá seta, abrir o vidro e gritar com outros motoristas está completamente fora de cogitação. Se você não tem paciência no trânsito, melhor buscar outra forma de ganhar dinheiro, porque não terá um futuro promissor na Uber.

Carros e categorias na Uber

Quase todo mundo já utilizou Uber, mesmo quem está pensando em começar como motorista, e já perceberam que existem categorias distintas de veículos no aplicativo Uber, e os preços variam de acordo com cada categoria. Claro que o desejo é de estar na categoria em que os preços são mais altos e assim lucrar mais. Mas quais são as exigências para estar em cada categoria?

A primeira das categorias é a “Uber X”. Essa é a mais convencional de todas e também a mais barata. Os requisitos que o veículo precisa atender para estar nessa categoria são:

  • Ano modelo do veículo 2008 ou mais novo
  • Ter 4 portas e 5 lugares
  • Ar condicionado

A seguinte categoria é a “Select” cujos requisitos são os mesmos da categoria anterior, exceto o ano modelo do veículo que precisa ser de 2012 para cima.

Por fim, a categoria “Uber Black” cujas exigências já são um pouco maiores:

  • Ter 4 portas e 5 lugares
  • Ar Condicionado
  • Bancos de couro
  • Apenas veículos SEDAN e SUV
  • Apenas veículos da cor PRETA

Em nenhuma das categorias são aceitos carros com placas vermelhas, pick-ups, vans e caminhonetes.