buscar
Notícias

CNH e CRLV digital agradam donos de veículos

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já foi baixada por mais de 11 mil motoristas do Distrito Federal, disponível nas lojas da Apple e Android, a CDT é um APP que abriga tanto a CRLV quanto a CNH digitais.
Publicado em Notícias dia 28/09/2018 por Alan Corrêa

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já foi baixada por milhares de motoristas por todo o Brasil, disponível nas lojas da Apple e Android, a CDT é um APP que abriga tanto a CRLV quanto a CNH digitais.

Baixar CNH e CRLV digital

No aplicativo CRLVe, o usuário pode adicionar qualquer um dos dois documentos eletrônicos. Quem já instalou o aplicativo da CNH Digital não precisa realizar o download da CDT. O aplicativo será atualizado de forma automática, desde que essa opção de atualização esteja selecionada nas configurações do dispositivo móvel.

Para utilizar o CRLV digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e seguir o passo a passo. Não é necessário que o motorista seja usuário também da CNH digital. Por enquanto, só os brasilienses podem utilizar o documento veicular mas, até o fim do ano, todos os 27 Detrans do país estarão oferecendo o serviço.

Recomenda-se que o usuário esteja atento ao procedimento de atualização, até porque os antigos aplicativos da CNH digital serão descontinuados e transformados em Carteira Digital de Trânsito. Também é bom lembrar que o CRLV digital só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT.

Já a CNH digital, que foi lançada em outubro de 2017, possui, atualmente, mais de 418 mil usuários em todo o país. Nos meses de agosto e setembro, houve um crescimento nacional de cerca de 30% na utilização do documento eletrônico. São Paulo lidera o ranking com o maior número de motoristas, com cerca de 76 mil cadastrados, seguido pelo Rio Grande do Sul e Goiás, com respectivamente 71 mil e 39 mil motoristas. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Proporcionalmente, Goiás tem o maior número de usuários, com 4,2% das CNHs com QR Code do estado utilizadas também em sua versão digital.

Entrar com GOV.BR

Tela de login do aplicativo Carteira Digital de Trânsito

No antigo sistema era possível acessar já pela tela inicial do app, agora o botão de acesso mudou e especifica: Entrar com GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.

Usuários que já possuem a CNH Digital: Basta atualizar manualmente ou automaticamente o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Digital de Trânsito”.

Pagar multa com desconto com a CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou CNH Digital, como também é conhecido, em conjunto com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), agora permite visualizar informações sobre infrações de trânsito e realizar emissão de boletos para o pagamento de multas. Além disso, os condutores de veículos cadastrados na ferramenta tem desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito.

Primeiramente para ter acesso ao aplicativo, é preciso criar uma conta pessoal, informando nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail, depois criar uma senha e cadastrar os dados do veículo, indicando placa e código Renavam do automóvel.Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”. Na sequência, é possível selecionar a infração e gerar o boleto com desconto.É possível, ainda, baixar um formulário e indicar outro condutor responsável pela infração, e cadastrar quantos carros quiser no aplicativo.

Licenciamento digital

Licenciamento digital

Como você já sabe, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é um documento de porte obrigatório, agora com o app você pode ter todas as informações e tem a mesma validade jurídica do documento físico.

Como imprimir licenciamento digital

Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é digital. Após o pagamento da taxa de licenciamento no sistema bancário, estará disponível o download e a impressão do CRLV-e diretamente no portal do Detran.SP, no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito” do governo federal e ainda no portal de serviços do Denatran.

Imprimir CRLV

Na minha opinião, o meio mais fácil para conseguir baixar ou imprimir o documento digital é através do aplicativo para celular.

O primeiro passo é baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no seu smartphone, o downalod é gratuito e está disponível para os principaos celulares na Apple Store e no Google Play.

Depois de feito o login no sistema, basta você tocar no botão “Veículos”, selecionar o carro ou moto que deseja e por fim pressionar o botão “Baixar CRLV Digital”. Bem fácil, né?