A Citroën está se preparando para lançar o Basalt, um novo SUV cupê, no Brasil. Com a estreia global marcada para 2 de agosto, o modelo promete ser uma opção acessível e atrativa, competindo diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. O Basalt será equipado com a nova plataforma modular CMP do grupo Stellantis, que também é utilizada em outros modelos como o C3, C3 Aircross e Peugeot 208.
De acordo com nossas estimativas, o Basalt deve ter um preço entre R$ 115 mil e R$ 140 mil.
No mercado brasileiro, o lançamento do Basalt está previsto para ocorrer entre setembro e outubro, após sua estreia no mercado indiano. Nas imagens divulgadas na Índia, é possível ver o veículo em seu estado final, que deve ser semelhante ao que veremos no Brasil. Em comparação ao conceito Basalt Vision apresentado em março, algumas mudanças foram feitas para o modelo final.
Visualmente, o Basalt segue a mesma linguagem de design do C3 e C3 Aircross, com algumas diferenças notáveis. O para-choque dianteiro possui detalhes distintos, apresentando linhas mais retas em comparação ao design mais fluido do Aircross. Os para-lamas são alargados e os arcos das rodas têm pintura em preto brilhante. Na versão de produção, esses elementos brilhantes serão substituídos por apliques plásticos para reduzir custos.
Na traseira, o Basalt apresenta um caimento de teto típico dos cupês, buscando atrair o público que valoriza design e praticidade. A tampa do porta-malas tem um desenho que lembra um aerofólio, e as lanternas são inéditas, complementando as linhas da carroceria. As lanternas são mais compactas do que as do C3 e Aircross, trazendo um visual único ao Basalt.
Equipamentos interessantes foram revelados em imagens e teasers da Citroën, como o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, herdado do Aircross, e o novo ar-condicionado digital. Outros equipamentos conhecidos, como a central multimídia de 10,2 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, piloto automático e faróis automáticos, também estarão presentes no Basalt. É esperado ainda um apoio de braço central com baú, item ausente nos modelos atuais da marca com a nova identidade visual.
O projeto do Citroën Basalt faz parte do programa C-Cubed, que desenvolve veículos para países emergentes com a colaboração do Brasil e Índia. A nova geração do C3 também foi criada através deste programa. A motorização do Basalt será a já conhecida da Stellantis, com o motor 1.0 T200 (turbo), que gera 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, a mesma utilizada no Aircross, equipada com transmissão CVT de sete marchas simuladas. Na Índia, além das versões a combustão, o Basalt deve contar com uma variante elétrica, assim como o C3 e C3 Aircross.