Saiba mais sobre farol de LED

Está na moda o uso de lâmpadas de LED, e os motoristas cujos veículos não trazem de fábrica tias lâmpadas, procuram substituir as originais para dar mais destaque às luzes de seu veículo. Além disso, elas são as lâmpadas do futuro. Modelos elétricos trazem painel de LED no lugar das entradas de ar dianteiras e também na traseira do veículo, permitindo uma criatividade incrível.

Tecnologia
2 meses atrás
Saiba mais sobre farol de LED

Principais diferenças entre a lâmpada halógena e de LED

A lâmpada halógena trabalha com um gás injetado sob alta pressão, como a de filamento que temos em casa. Elas esquentam bastante e, por causa disso, têm um desgaste maior e mais rápido.

A lâmpada de LED trabalha com um material sólido, cuja diferença de tensão emite a luz. Ela dura muito mais porque sofre menos desgaste do que o filamento, com o tempo, aquecimento e movimento do carro, podendo passar dos 8 anos de vida.

Numa conceituação mais técnica, o LED (diodo emissor de luz) é um semicondutor que converte eletricidade em luz com maior eficiência, produzindo até 13% a mais lumens/watt que uma halógena.

Cuidados na hora de colocar lâmpadas de LED no seu carro

Muitos carros já saem de fábrica com as lâmpadas em LED, e por isso mesmo já estão em sua regulagem perfeita e obedecem as normas técnicas de segurança. O problema começa quando o motorista quer substituir as lâmpadas halógenas originais de seu carro por lâmpadas de LED.

Farol de LED
Farol de LED

A troca das lâmpadas podem sim ser feitas, mas o motorista deve tomar bastante cuidado quanto à realização do serviço e ao produto utilizado. Caso o procedimento não seja feito corretamente, e a lâmpada fique desregulada, poderá ser prejudicial a outros motoristas e ainda ser objeto de multa. Luminosidade excessiva não é sinônimo de qualidade.

Tal luminosidade deve manter uma linha segurança, uma linha horizontal que fica exatamente na frente do carro, com o lado esquerdo tendendo para descer e o lado direito podendo subir um pouco mais. Além disso, é preciso fazer a alteração no documento do veículo sob risco de ser multado se não fizer.

Várias possibilidades de cores e apresentação

Uma das vantagens das lâmpadas em LED é a variedade de cores que ela pode emitir, além de poder também formar vários desenhos e se apresentar sob diversas formas, dando liberdade aos designers e incentivando a criatividade. Elas não emitem radiação infravermelha e ultravioleta, e não interferem nos demais sistemas eletrônicos.

LED e Full LED

A distinção bastante frequente que se faz entre LED e Full LED nas descrições dos modelos automotivos é bastante simples. Quando um veículo tem apenas luz de LED significa que algumas das suas luzes são de LED e outras no sistema tradicional halógeno. E quando ele tem Full LED significa que todas as suas luzes são de LED.

Farol de LED
Farol de LED

Como regularizar junto ao Detran

O motorista que intencionar substituir as lâmpadas de seu veículo para LED deve ir até ao Detran e indicar a alteração que deseja fazer. Caso seja aprovada, será preciso pagar as taxas relativas ao processo de regularização (que varia de acordo com o Detran de cada estado).

Depois de feita a alteração o veículo deverá passar por uma vistoria. Então, compre lâmpadas que tenham selo de aprovação do Inmetro, do contrário perderá seu tempo e seu dinheiro, pois o veículo será reprovado. O motorista, nesse caso, será obrigado a colocar lâmpadas com selo de aprovação, então melhor gastar uma vez só.

Caso o motorista faça a alteração nas lâmpadas e não regularize essa situação, estará incorrendo em infração grave e poderá ser multado no valor de R$ 195,23, receberá 5 pontos na CNH, e terá o veículo retido para regularização. É o que diz a CTB no seu art. 230, inc. XIII:

“Conduzir o veículo: com o equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados; Infração – grave; Penalidade – multa; Medida administrativa – retenção do veículo para regularização”.

Na prática isso significa que se não regularizar a situação na hora, terá seu veículo guinchado. Contudo, se for possível voltar às características originais no ato da autuação, o veículo não poderá ser retido. Isso, porém, não evita a multa e os pontos na CNH.

Vantagens e desvantagens de colocar lâmpadas de LED

As principais vantagens das lâmpadas de LED são: a durabilidade, a luminosidade, o baixo consumo de energia.

A principal desvantagem é: quando um dos LED’s estraga é preciso trocar todo conjunto, não dá pra trocar apenas uma lâmpada. Por isso, ao decidir pela troca, procure um profissional habilitado e especializado, e compre um produto de boa qualidade.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?