São Paulo pode ter primeiro aeroporto para carros voadores da América Latina

São José dos Campos terá o primeiro aeroporto para eVTOLs da América Latina. O projeto, uma parceria entre SJK Airport e VertiMob Infrastructure, começará em 2025 e deverá operar em 2027. São Paulo e Rio de Janeiro também podem receber infraestrutura semelhante.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 25/07/2024

O Aeroporto Internacional de São José dos Campos (SJK Airport) em São Paulo será o primeiro da América Latina a receber um vertiporto, infraestrutura destinada ao pouso e decolagem de veículos elétricos de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs), popularmente conhecidos como “carros voadores”. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a SJK Airport e a VertiMob Infrastructure, com o objetivo de desenvolver a mobilidade aérea avançada no Brasil.

O anúncio oficial ocorreu no dia 10 de julho de 2024, quando foi assinado um memorando de entendimento (MoU) entre as empresas envolvidas. A previsão é que a construção do vertiporto tenha início em 2025, com a conclusão e início das operações em 2027. A estrutura experimental será instalada na área de teste de motores do aeroporto de São José dos Campos.

São José dos Campos receberá o primeiro vertiporto da América Latina, destinado ao pouso e decolagem de eVTOLs. A construção começa em 2025 e as operações iniciam em 2027, em parceria com a VertiMob Infrastructure.
São José dos Campos receberá o primeiro vertiporto da América Latina, destinado ao pouso e decolagem de eVTOLs. A construção começa em 2025 e as operações iniciam em 2027, em parceria com a VertiMob Infrastructure.

Além de São José dos Campos, outras cidades brasileiras como São Paulo e Rio de Janeiro estão na mira para receber infraestrutura similar. A escolha dessas cidades se deve à necessidade de criar um ecossistema de mobilidade aérea que atenda às demandas das grandes metrópoles e seus entornos. Municípios localizados a até 160 km dessas capitais também são considerados viáveis devido à atual capacidade das baterias dos eVTOLs, que limita a autonomia dos veículos a essa distância.

As empresas envolvidas no projeto têm como objetivo não apenas a construção do vertiporto, mas também o desenvolvimento do ecossistema necessário para a operação dos eVTOLs. Isso inclui a criação de regulamentações junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir a segurança e eficiência do serviço. O avanço nesse sentido é crucial para a implementação bem-sucedida da mobilidade aérea no país.

O projeto de mobilidade aérea tem o potencial de revolucionar o transporte urbano e interurbano no Brasil. Segundo Camilo Oliveira, responsável pelas relações institucionais da Azul, o mercado é promissor, pois atualmente não existem serviços aéreos para distâncias entre 100 e 300 km. Os eVTOLs poderiam preencher essa lacuna, oferecendo uma alternativa rápida e eficiente para viagens que, de outra forma, seriam longas e cansativas de carro.

A implementação dos eVTOLs e dos vertiportos também pode ter um impacto positivo na economia das regiões envolvidas, criando novos empregos e oportunidades de negócios. A expectativa é que, com a infraestrutura adequada e a regulamentação necessária, o Brasil possa se tornar um líder na mobilidade aérea na América Latina.

Fonte: SBT e Estadão.