Com a ascensão dos carros elétricos e a possibilidade dessa tecnologia estar presente cada vez mais na vida dos motoristas, uma das corridas que mais ganham adeptos é a Fórmula E, ou FIA Formula E Championship, é uma categoria de automobilismo organizada pela FIA com carros movidos exclusivamente a energia elétrica.
No dia 10 de setembro de 2013 foi apresentado o primeiro modelo de carro usado na temporada inaugural. Batizado de “Spark-Renault SRT 01E”, ele foi apresentado durante o 65º Salão do Automóvel de Frankfurt, Alemanha. O bólido sucede o Formulec EF01, protótipo que serviu para o desenvolvimento do projeto.
Desde 2014, já foram realizadas corridas em dezenove cidades diferentes, e mais duas novas cidedes estão programadas para receber corridas na próxima temporada. Rio de Janeiro, Bangkok e São Paulo já foram inicialmente anunciadas como sedes, mas foram removidas posteriormente e nunca receberam uma etapa da categoria.
O Brasil foi bem representado por Lucas di Grassi em 2019 sendo campeão pela ABT Schaeffler Audi Sport com um Spark-ABT Schaeffler FE02.
“A Fórmula E representa o lado da performance da Mobilidade Inteligente da Nissan – nossa visão para como os carros são propulsionados, conduzidos e integrados à sociedade”, comentou Roel de Vries, vice-presidente corporativo da Nissan e chefe-global de Marketing e Estratégia da Marca. “Somos campeões globais na entrega de carros elétricos aos consumidores e estamos ansiosos para trabalhar com a Shell, uma empresa renomada do segmento de energia, para promover a mobilidade de zero emissão por meio deste campeonato”.
A Nissan fará sua estreia oficial nas pistas e iniciará uma nova parceria com a Royal Dutch Shell PLC na próxima semana, durante os testes de pré-temporada do campeonato 100% elétrico ABB FIA de Fórmula E.
A equipe Nissan e.dams vai realizar três dias de testes no Circuito Ricardo Tormo em Valência, na Espanha, junto com outras 10 escuderias participantes da próxima temporada do campeonato ABB FIA de Fórmula E.
Primeira montadora japonesa a participar da Fórmula E, a Nissan já conta com um importante currículo, tendo vendido mais de 365.000 unidades do Nissan LEAF desde que o modelo 100% elétrico foi lançado mundialmente, em 2010. A empresa está utilizando sua experiência na produção de veículos elétricos em série para desenvolver um novíssimo propulsor para seu veículo de Fórmula E, cujo motor elétrico, inversor e câmbio foram especialmente configurados pela marca.
“Para nós é um prazer trabalhar em parceria com uma empresa como a Nissan, que compartilha de nosso compromisso de promover um sistema de transporte de baixo carbono. Para atender às expectativas dos consumidores, estamos ampliando os investimentos em nossa rede de terminais de recarga de baterias para veículos elétricos, seja em residências, imóveis comerciais ou postos Shell. Esta parceria nos permitirá trabalhar em conjunto para desenvolver produtos e serviços de recarga para melhorar a experiência de condução dos motoristas de veículos elétricos de todo o mundo”, comentou Joerg Wienke, vice-presidente global de marketing de varejo na Royal Dutch Shell.
Sébastien Buemi, campeão da temporada 2015-2016 da Fórmula E, e Alex Albon, seu companheiro de equipe, vão pilotar os carros da equipe Nissan e.dams durante os testes da próxima semana e na temporada que começa em 15 de dezembro.
“A Nissan está trazendo um grande know-how em veículos elétricos para o campeonato de Fórmula E e a equipe e.dams sempre foi um grande competidor desde o começo da categoria”, comentou Buemi. “Estamos todos torcendo pelo nosso sucesso”.
A quinta temporada também marca o início de um novo formato de corrida e uma nova geração de carros da série de Fórmula E.
“O teste da próxima semana será a primeira oportunidade para todos os envolvidos na Fórmula E compararem a performance de seus novos carros às de seus concorrentes”, comentou Albon. “Será uma experiência totalmente nova para todos nós”.