Para quem busca um sedã médio usado que combine confiabilidade, conforto e desempenho, o Toyota Corolla Altis 2.0 2015 surge como uma opção robusta e ainda competitiva no mercado. Reconhecido pela durabilidade mecânica, o modelo atende bem tanto a quem deseja um carro para longas viagens quanto a quem precisa de um veículo espaçoso e confortável para o dia a dia. Com um motor 2.0 e câmbio CVT, ele oferece desempenho adequado e um consumo de combustível compatível com a categoria, embora possa ser menos eficiente do que modelos mais modernos. Além disso, sua extensa lista de equipamentos, incluindo ar-condicionado digital, bancos em couro e controle de estabilidade, continua atrativa.
Pontos Principais:
Como todo veículo, o Corolla Altis 2015 tem pontos positivos e negativos. Entre os destaques, está a reputação de baixa manutenção, com um histórico de poucas falhas mecânicas graves. Contudo, o câmbio CVT pode ser alvo de atenção, especialmente em veículos com alta quilometragem, pois reparos podem ser custosos. Outro fator a considerar é o design interno, que, embora ergonômico, pode parecer datado para alguns consumidores. Além disso, o consumo urbano pode pesar no bolso de quem roda muito na cidade, especialmente utilizando etanol.
Antes de comprar um Corolla Altis 2015 usado, é essencial observar a quilometragem e verificar se todas as revisões foram feitas dentro do cronograma recomendado pela Toyota. Inspecionar o estado do câmbio CVT e os componentes da suspensão, além de avaliar possíveis desgastes nos bancos de couro e itens eletrônicos, também é fundamental. Priorize veículos com histórico de manutenção documentado e, se possível, leve um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro. Com essas precauções, o Corolla Altis 2.0 2015 pode ser um excelente investimento para quem busca segurança e durabilidade em um usado.
O modelo analisado conta com motor dianteiro, aspiração natural e disposição transversal, com alimentação por injeção multiponto. O motor de 4 cilindros em linha possui comando de válvulas duplo no cabeçote, tuchos hidráulicos e variação no comando de admissão e escape. A cilindrada unitária é de 497 cm³, com acionamento do comando feito por corrente. Cada cilindro é equipado com 4 válvulas, o que maximiza a eficiência.
A potência máxima é de 143 cv com álcool e 139 cv com gasolina, alcançada a 5.600 rpm. O torque máximo é de 20,3 kgfm (álcool) e 19,4 kgfm (gasolina), a 4.800 rpm. O câmbio é do tipo CVT com 7 marchas simuladas e código Aisin K313, acoplado a um conversor de torque.
A tração é dianteira, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e velocidade máxima de 199 km/h. O veículo utiliza a plataforma new mc, geração 11 (série e170), e apresenta um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,3.
No consumo urbano, são obtidos 7,2 km/l com álcool e 10,6 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os números são de 8,8 km/l (álcool) e 12,6 km/l (gasolina). Com um tanque de 60 litros, a autonomia urbana é de 432 km com álcool e 636 km com gasolina. Na rodovia, o alcance sobe para 528 km (álcool) e 756 km (gasolina), garantindo boa eficiência para viagens longas.
O espaço interno oferece conforto para até 5 ocupantes, distribuídos em 4 portas. O acabamento é refinado, com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista. O painel é bem organizado, contando com controle automático de velocidade, volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, além de comandos para o sistema de som e troca de marchas.
O porta-malas tem capacidade para 470 litros, ideal para uso cotidiano ou viagens em família. O espaço traseiro é amplo, com encostos de cabeça para todos os ocupantes, cintos de três pontos e sistema isofix para cadeiras infantis.
Embora ofereça bons itens de conforto, como ar-condicionado automático e sistema de entretenimento com conexão bluetooth, usb e gps, algumas áreas poderiam ser mais práticas, como a visibilidade traseira, apesar da presença de câmera de ré.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, enquanto a traseira utiliza eixo de torção também com molas helicoidais. O peso total do veículo é de 1.295 kg, com carga útil de 375 kg.
As dimensões incluem 4.620 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, 2.700 mm de distância entre-eixos e 1.475 mm de altura. A altura mínima do solo é de 155 mm. Os freios são discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, e os pneus medem 205/55 r16, com altura do flanco de 113 mm.
A direção é elétrica, oferecendo um diâmetro de giro de 10,8 metros, o que facilita manobras em espaços reduzidos.
Os modelos Toyota Corolla XEi 2.0 Flex 16V Aut. 2015 e Toyota Corolla Altis/A. Premium 2.0 Flex 16V Aut. 2015 são opções bastante procuradas no mercado de sedãs médios. Embora compartilhem algumas características, existem diferenças importantes entre as duas versões que influenciam o conforto, a tecnologia e o custo-benefício. Confira todos os detalhes neste artigo.
Pontos principais:
O Toyota Corolla XEi e o Toyota Corolla Altis 2015 são equipados com o mesmo motor 2.0 Flex, que entrega até 154 cv quando abastecido com etanol e 143 cv com gasolina, além de torque máximo de 20,3 kgfm. Ambos utilizam câmbio automático CVT com 7 marchas simuladas, garantindo uma condução fluida. O consumo médio das duas versões também é semelhante, variando entre 7,2 km/l (etanol na cidade) e até 12,6 km/l (gasolina na estrada), dependendo das condições de uso.
A principal diferença entre os dois modelos está no nível de acabamento e nos equipamentos oferecidos. O Corolla XEi 2015 se posiciona como uma versão intermediária, ideal para quem busca um equilíbrio entre custo e recursos. Ele conta com itens como ar-condicionado automático digital, central multimídia com tela sensível ao toque, bancos em tecido de alta qualidade, volante multifuncional revestido em couro, rodas de liga leve aro 16” e sistema de partida por botão (Start/Stop). Além disso, oferece controle de estabilidade e tração, bem como airbags frontais, laterais e de joelho.
Por outro lado, o Corolla Altis 2015 é a versão topo de linha e traz uma lista de equipamentos mais completa. Além de todos os itens presentes na versão XEi, o Altis se destaca por incluir bancos revestidos em couro premium com ajuste elétrico para o motorista, ar-condicionado dual zone, faróis de LED com acendimento automático, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensor de chuva e sistema de navegação integrado na central multimídia. As rodas de liga leve do Altis são de 17 polegadas, conferindo um visual mais robusto e sofisticado.
No interior, o Altis oferece um acabamento mais refinado, com detalhes cromados e materiais de alta qualidade no painel e nas portas. O espaço interno é idêntico ao do XEi, mas o conforto adicional proporcionado pelos bancos de couro e pelo sistema de climatização dual zone faz diferença para quem busca maior comodidade.
Em relação ao preço, o Altis apresenta um custo consideravelmente maior devido à inclusão de equipamentos extras e ao acabamento superior. A diferença pode variar entre R$ 10.000 e R$ 15.000, dependendo da tabela FIPE ou das condições do veículo no mercado de usados. Essa diferença deve ser considerada por quem está avaliando qual modelo atende melhor às suas necessidades.
A escolha entre o Corolla XEi e o Corolla Altis 2015 dependerá do perfil do comprador. Aqueles que priorizam custo-benefício e não fazem questão de itens mais sofisticados podem optar pelo XEi, enquanto quem busca mais conforto, tecnologia e acabamento superior encontrará no Altis uma opção mais completa.