O tão esperado Corolla GR-S chega ao Brasil em 2021. A versão esportiva do sedã mais vendido do país promete conquistar os entusiastas de adrenalina. A versão contará com itens exclusivos GAZOO Racing.
Pela primeira vez um GR será fabricado no Brasil, em união com Argentina. O objetivo da marca é desenvolver carros cada vez melhores e com alta performance.
O Corolla GR-S será equipado com o motor 2.0L Dynamic Force, com 4 cilindros em linha, 16V e comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, capaz de gerar até 177 cv de potência a 6.600 rpm e torque máximo de 21,4 kgfm a 4.400 rpm.
A transmissão será uma das novidades, a Direct Shift de 10 marchas, que oferece a suavidade do CVT convencional, mas com uma sensação de aceleração imediata e mias eficiente.
Para melhorar o desempenho nas arrancadas a Toyota desenvolveu um sistema de engrenagem mecânica que atua na 1ª marcha e proporciona um empuxe mais intenso e com resposta mais rápida.
Outro item que merece destaque na motorização é o sistema de Paddle Shift no volante e botão seletor de modo de condução Sport que dá uma pegada mais aventureira para o modelo.
Mas para quem pensa que o Corolla GR-S tem apenas aparência de esportivo, se engana. A Toyota, além de ter caprichado na motorização, também desenvolveu um sistema exclusivo de suspensão.
Para dar maior estabilidade ao veículo, a GAZOO Racing instalou defletores aerodinâmicos no assoalho, braço estrutural ligado ao chassi, novos amortecedores e molas e, sobretudo, uma suspensão dianteira independente McPherson e na traseira a Multilink, ambas com barras estabilizadoras.
No quesito design a versão não deixa a desejar. Os faróis de LED com acendimento automático e as luzes de condução diurna, além dos faróis de neblina, cuidadosamente posicionados na dianteira do modelo, criam um aspecto de esportividade que agradam.
Já na parte de trás, o spoiler exclusivo da versão completa o visual esportivo. Além das saias laterais e as rodas de liga-leve aro 17, também exclusivas da versão. Os retrovisores estão pintados na cor preta brilhante, e também dão um ar mais esportivo.
O interior do Corolla GR-S também não fica atrás. Com acabamento todo preto, com partes revestidas em couro e ultrassuede, possui detalhes em vermelho nas costuras e bancos com o logo Toyota GAZOO Racing, o que lhe confere mais esportividade e sofisticação.
Além disso, conta com painel de instrumentos analógico com dois indicadores e tela digital TFT de 4,2 polegadas, colorida e personalizada. O volante com o emblema da divisão esportiva da marca tem acabamento em couro na cor preta e costuras vermelhas.
O Corolla GR-S 2021 vem equipado com central multimídia Toyota Play com tela de 8 polegadas sensível ao toque, com espelhamento de smartphones e tablets por meio do Android Auto e Apple Carplay.
O conforto é outro destaque dessa versão esportiva. Traz ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem para seis ajustes (altura, distância e inclinação), carregador por indução para celular (wireless charger), direção eletro assistida progressiva (EPS), faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, sistema de partida por botão (sem chave) com o logo GAZOO Racing e sistema de destravamento das portas por meio de sensor na chave.
Com todos esses elementos o conforto está garantido. Mas isso não é tudo, a versão traz itens de segurança de última geração. Não é sem motivo que recebeu nota máxima nos testes da Latin NCAP.
O sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS) do Toyota Safety Sense é um dos destaques da marca em seus lançamentos mais recentes. O sistema atua com alertas visuais e sonoros, e até com assistência na frenagem, quando percebe que pode haver uma colisão iminente.
Para isso, conta com uma câmera e um radar de ondas milimétricas, capaz de detectar veículos ou obstáculos próximos. Claro que ele não supre o motorista e não garante que a colisão será evitada, mas com certeza minimiza muito os danos que ela poderia causar.
Outro sistema que merece destaque é o de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA). Utilizando-se também da câmera frontal ele consegue reconhecer as faixas de rodagem na pista, e quando o veículo se desvia inadvertidamente, o sistema emite alerta visual e sonoro para que o motorista retome a direção correta.
Além disso, o sistema ainda conta com o recurso da “condução assistida” que, quando ativado, detecta o desvio do veículo e aplica pequenos movimentos para corrigir a direção.
Mais para o conforto do que segurança, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) permite ao motorista determinar uma velocidade que deve ser mantida de forma contínua sem a necessidade de estar acionando o acelerador.
Mas o grande diferencial no modelo é que a câmera frontal pode perceber a aproximação desproporcionada de outro veículo e ajustar a velocidade para evitar uma colisão.
Por fim, o modelo ainda conta com o sistema de Faróis altos automáticos (AHB) que é capaz, também por meio da câmera frontal, de perceber quando outro veículo está vindo na direção oposta e abaixar o farol alto de forma automática.
Os preços ainda não foram revelados pela marca, mas as especulações apontam para algo em torno de R$ 135.000. O modelo estará disponível no Brasil no final do primeiro trimestre de 2021 em três cores: novo Branco Lunar (perolizado) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico), Vermelho Granada (metálico) com teto pintado em Preto Eclipse (metálico) e todo Preto Eclipse (metálico).