O Toyota Etios Sedan XLS 1.5 2017 surge como uma opção interessante para quem busca um carro usado com bom custo-benefício. Seu motor 1.5 oferece um desempenho suficiente para quem utiliza o veículo principalmente em trajetos urbanos, entregando uma condução tranquila e um consumo de combustível competitivo. O modelo também é conhecido pela sua durabilidade, característica da marca Toyota, o que garante um bom nível de confiabilidade e baixo custo de manutenção em comparação com outros sedãs da mesma faixa de preço.
Pontos principais:
No entanto, como todo carro usado, o Etios Sedan tem seus pontos negativos que merecem atenção. O principal defeito apontado por muitos proprietários é o desgaste da suspensão, especialmente em veículos com quilometragem mais alta, o que pode resultar em um custo adicional caso precise ser substituída. Além disso, o design simples e o acabamento interno mais modesto podem desapontar aqueles que buscam um carro com mais sofisticação. Outro ponto a ser observado são os pequenos ruídos no painel e nas portas, que tendem a surgir com o tempo e o uso.
Antes de decidir pela compra, é essencial fazer uma avaliação detalhada do veículo. Verifique o histórico de manutenções e se as revisões periódicas foram feitas de acordo com as recomendações da montadora. Ao inspecionar o carro, dê atenção especial à suspensão, buscando sinais de desgaste ou barulhos ao dirigir. Também é importante fazer um teste de rodagem para sentir o desempenho do motor e da caixa de câmbio. Por fim, verifique toda a documentação do carro e pesquise o preço médio de mercado para garantir que a oferta está condizente com o estado geral do veículo.
O veículo apresenta um motor com aspiração natural e instalação dianteira, utilizando um sistema de alimentação por injeção multiponto. Possui um bloco de quatro cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote e tuchos hidráulicos. A variação do comando ocorre tanto na admissão quanto no escape.
A capacidade cúbica é de 1496 cm³, com cilindrada unitária de 374 cm³, diâmetro do cilindro de 72,5 mm e curso do pistão de 90,6 mm. A razão de compressão é de 13:1. A potência máxima é de 102 cv com gasolina, atingida a 5600 rpm, enquanto o torque máximo alcança 14,3 kgfm, disponível a 4000 rpm. A rotação máxima é de 5800 rpm.
A tração é dianteira, acoplada a um câmbio manual de 6 marchas. O conjunto utiliza embreagem monodisco a seco, proporcionando boa eficiência na entrega de potência. A plataforma EFC suporta essa configuração, garantindo robustez e performance.
No desempenho, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 11,3 segundos, e a velocidade máxima registrada é de 186 km/h. Tais características o tornam uma opção interessante para quem busca um veículo ágil e de resposta rápida.
O consumo de combustível do modelo varia conforme o tipo de utilização. No ciclo urbano, o veículo registra 8,5 km/l com álcool e 12,5 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, os valores sobem para 10,3 km/l com álcool e 15 km/l com gasolina.
Em termos de autonomia, o tanque de combustível tem capacidade para 45 litros, possibilitando uma cobertura de até 464 km com álcool em rodovias e até 675 km com gasolina. Este desempenho de consumo e autonomia é compatível com a proposta de eficiência e economia.
O interior do veículo foi projetado para oferecer praticidade e espaço para os ocupantes. Com capacidade para cinco passageiros e um porta-malas de 562 litros, o modelo atende bem tanto a famílias quanto a pessoas que buscam versatilidade no dia a dia.
Os bancos são revestidos em couro, proporcionando conforto e sofisticação. Há ajuste de altura para o banco do motorista e também para o volante, permitindo que o condutor encontre a posição mais adequada. Os vidros e retrovisores têm ajuste elétrico, agregando comodidade no uso diário.
Outro ponto de destaque é a climatização interna. O veículo conta com ar-condicionado de zona única, ar quente e até mesmo um porta-luvas climatizado. O ambiente interno também é bem iluminado, com luz no porta-malas e alças de segurança no teto.
O modelo possui um comprimento de 4265 mm, largura de 1695 mm e altura de 1510 mm. A distância entre-eixos é de 2550 mm, o que garante bom espaço interno. O peso é de 965 kg, com uma relação peso/potência de 9,02 kg/cv.
Em termos de suspensão, a dianteira é independente tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor. A direção é assistida eletricamente, oferecendo um diâmetro de giro de 9,8 metros.
Os pneus dianteiros e traseiros possuem a mesma medida: 185/60 R15, com um estepe 175/65 R14. A altura mínima do solo é de 150 mm, garantindo bom desempenho em superfícies irregulares.
Fonte: Webmotors, Icarros, QuatroRodas, Autoo e Revistacarro.