A Toyota confirmou que iniciará a produção de uma versão totalmente elétrica de sua popular picape Hilux em 2025. O anúncio foi feito por Pras Ganesh, vice-presidente da empresa na Ásia, durante uma entrevista à agência Reuters. A produção do novo modelo ocorrerá na Tailândia, país que já serve como base para a fabricação de outros modelos importantes da marca e de seus concorrentes, como Isuzu D-Max e Ford Ranger.
O lançamento da Hilux elétrica faz parte de um movimento maior da Toyota para expandir sua linha de veículos elétricos e atender às crescentes demandas por automóveis mais sustentáveis. A Tailândia, sendo um dos maiores mercados de picapes do mundo, foi escolhida não apenas por sua capacidade produtiva, mas também como um local estratégico para o desenvolvimento e teste de novas tecnologias automotivas.
Embora muitos detalhes sobre as especificações técnicas ainda não tenham sido divulgados, foi mencionado que a Hilux elétrica deverá ter uma autonomia de aproximadamente 200 km por carga. A Toyota está atenta ao desafio de equilibrar o peso da bateria com a capacidade de carga do veículo, um fator crucial para a funcionalidade de uma picape.
Existe ainda a possibilidade de que a nova Hilux elétrica seja baseada na próxima geração da picape, que inicialmente estava prevista para ser lançada em 2024, mas que foi adiada para 2025 ou 2026. Essa próxima geração incluirá tanto versões híbridas quanto elétricas.
Além disso, antes mesmo da chegada da Hilux elétrica, a Toyota planeja introduzir um sistema híbrido-leve na versão da Hilux vendida no Brasil, tecnologia que já está disponível em alguns países da Ásia e da Europa. Este passo é visto como uma preparação do mercado e dos consumidores para a transição gradual para veículos totalmente elétricos.
A Toyota também tem realizado testes com a Hilux elétrica em áreas turísticas na Tailândia, o que indica uma fase de experimentação prática antes do lançamento oficial. A decisão de produzir a Hilux elétrica na Tailândia reforça o papel do país como um centro vital na indústria automotiva global, especialmente no segmento de picapes robustas e adaptáveis a diferentes mercados.
*Com informações do Terra e Jornaldocarro.