A nova tendência dos carros elétricos está tomando conta dos consumidores. No Brasil eles ainda têm um preço elevado e estão fora do alcance de boa parte da população. Mas num futuro não muito distante serão parte do cotidiano. O Toyota Prius é um dos modelos que conjuga motor a gasolina com um segundo motor elétrico, e foi um dos primeiros a chegar no país.
O Toyota Prius 2019 tem a grande vantagem do motor híbrido, o que lhe confere uma ótima economia de combustível. Por outro lado, disponível apenas numa única versão, o modelo tem valor alto: R$ 125.450 à vista.
Outra opção oferecida pela montadora no momento de nossa consulta no site oficial é de 36 parcelas de R$ 1.582,50 + Entrada de R$ 50.180,00 + Parcela final de R$ 50.180,00.
Como se mencionou acima, o Prius conta com dois motores que trabalham em conjunto. Um deles é o tradicional motor a combustão, neste caso um motor 1.8 L VVT-i 16 V DOHC Injeção eletrônica (EFI), capaz de gerar 98 cv de potência a 5.200 rpm e um torque máximo de 14,2 kgf.m a 3.600 rpm.
O motor elétrico, por sua vez, conta com 72 cv de potência e torque máximo de 16,6 kgf.m, o que não é pouco. Uma das vantagens dessa combinação é o baixo ruído do motor e consequente conforto proporcionado aos ocupantes.
A transmissão é automática continuamente variável (CVT) com alavanca do tipo joystick, e a direção é Eletroassistida (EPS). O sistema de freios conta com discos dianteiros ventilados com ABS e EBD, e discos traseiros sólidos com ABS e EBD.
O Prius ainda conta com os modos de direção: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle).
Com a tecnologia do motor híbrido o Prius acaba sendo muito mais econômico do que os modelos convencionais, podendo alcançar uma autonomia de 812 km, e fazer 18,9 km/l na cidade.
Além disso, a redução de poluentes contribui significativamente para o Meio Ambiente. A Toyota estima que desde 1997, quando começou a empregar a tecnologia de motor híbrido, tenha feito uma economia de 25 milhões de quilolitros de gasolina, o que significa 67 milhões de toneladas na emissão de CO2 que deixaram de ser emitidos.
O design do Prius chama a atenção por onde passa, ele parece ter vindo do futuro, e de certa forma está mesmo trazendo o futuro até nós, especialmente por sua alta tecnologia de motorização. Mas não é apenas isso.
Seu design foi muito projetado com vistas a entregar a melhor aerodinâmica possível, de modo que o arrasto criado pelo atrito com o ar fica quase anulado – ênfase no quase – e isso contribui para uma melhor performance do modelo como um todo.
Mas essa não foi a única preocupação em seu desenho. O modelo também traz faróis e luzes de posicionamento em LED, e lanternas traseiras também em LED, contribuindo para uma melhor visibilidade à noite e também para o aspecto visual mais moderno.
Conforto e conveniência também estão integrados no Prius. Ele conta com ar-condicionado digital dual zone, que permite aos ocupantes manterem duas temperaturas no interior do veículo simultaneamente, de modo que todos estarão em sua zona de conforto.
Traz também o aquecimento nos bancos dianteiros e regulagem elétrica para ajuste de lombar no do motorista. A coluna de direção conta com regulagem manual de altura e profundidade, permitindo que o volante fica na posição perfeita independente de quem estiver dirigindo.
Com o sistema Smart Entry as portas se destravam com o sensor de presença da chave, e ainda com o Start/Stop Engine Button é possível dar a partida com o toque de um botão.
A central multimídia do Prius é de alta qualidade e satisfaz os mais exigentes. Conta com uma tela touchscreen LCD de 7 polegadas com sistema de áudio JBL compatível com funções de CD-R/RW, MP3, Bluetooth, rádio AM/FM, e está equipado com 4 alto-falantes, 6 tweeters. Ela ainda traz sistema de navegação GPS e TV digital com DVD player e câmera de ré (com linhas-guia auxiliares).
Um destaque é o Head-up Display (HUD) colorido, tecnologia que projeta as principais informações do veículo no para-brisa.
O sistema de segurança também é bastante completo, capaz de proteger com eficácia os ocupantes. Ele conta com Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), controle Eletrônico de Tração (TRC), 7 airbags de série (2 frontais, 2 laterais e dianteiros, 2 tipo cortina e 1 de joelho para o motorista).
Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro já estão de olho no futuro. Os paulistas podem contar com a devolução de 40% do IPVA e a isenção do rodízio. Já os cariocas têm a vantagem de pagar apenas 1,5% de IPVA. São benefícios como esses – e deveriam ser muito maiores – que ajudam na aquisição de veículos menos poluentes.
A Toyota também contribui com um grande incentivo: oito anos de garantia para defeitos de fabricação e montagem do sistema híbrido, que incluem a bateria híbrida, o ECU da bateria híbrida, o ECU de gerenciamento de energia e o inversor com conversor.
As dimensões do modelo são bastante boas para oferecer o máximo de conforto aos passageiros em qualquer situação.
A lista dos itens de série deixa transparecer que o investimento, apesar de muito alto por falta de incentivos fiscais, compensa a elação custo/benefício.