Toyota RAV4 2020 chega com motor híbrido

Ainda em 2018, o mundo do automobilismo presenciou pela primeira vez, em Nova York, a quinta geração do SUV RAV4 da montadora japonesa Toyota, com a promessa de ser uma estreia global e de chegar às lojas no início deste ano com tecnologia híbrida.
Publicado em Carros dia 29/04/2019 por Alan Corrêa

Ainda em 2018, o mundo do automobilismo presenciou pela primeira vez, em Nova York, a quinta geração do SUV RAV4 da montadora japonesa Toyota, com a promessa de ser uma estreia global e de chegar às lojas no início deste ano com tecnologia híbrida.

Bem, a hora chegou e a Toyota cumpriu o combinado, lançando neste mês de abril a nova geração de sua SUV que concorre com outros grandes nomes como CR-V, Santa Fé e Outlander, utilizando sua tecnologia híbrida como seu principal trunfo para, enfim, despontar nas vendas.

Primeira geração do RAV4

No ano de 1994, a Toyota decidiu criar um modelo grande, robusto e que atendesse uma demanda off-road, fazendo assim com que nascesse o 4Runner, modelo ao qual é a versão fechada da caminhonete Tacoma, seguindo o mesmo estilo da Hilux e da Hilux SW4.

Porém, visto que a demanda do 4Runner estava caindo devido a suas dimensões muito avantajadas, a marca japonesa decidiu entrar em ação novamente e criar um SUV de menores dimensões para atrair um novo público, assim nascendo em 1994 a RAV4. Seu sucesso foi tão grande que obrigou a concorrente Honda lançar o eterno rival da RAV4 em 1996, o Honda CR-V.

A primeira geração tinha um design ainda mais rústico e teve sua produção de 94 (ano de lançamento) até 2000.

Segunda geração do RAV4

Na segunda geração, lançada também no último ano do século XX, seu design foi repaginado e começou a adquirir linhas mais modernas no exterior e um interior mais refinado, além de ter sido esta a primeira geração que desembarcou no Brasil, em 2002.

Terceira geração do RAV4

Em 2005, a terceira geração foi lançada, ainda mais moderna e com mais acessórios disponíveis, sendo esta a geração que durou mais tempo nas linhas de produção (2005-2012).

Quarta geração do RAV4

Em maio de 2013, a RAV4 chegou em sua quarta geração com um design completamente renovado e futurista, fazendo assim o interesse no modelo ficar em alta novamente.

Quinta Geração do RAV4

A quinta geração do RAV4, feita em comemoração aos 25 anos de existência do modelo no mercado, utiliza a mesma plataforma de outros veículos da nova geração da Toyota como os novos Prius, Camry e, posteriormente, o novo Corolla nacional.

Além de possuir uma frente similar ao 4Runner, linhas renovadas e atraentes, também vale ressaltar que a nova geração do RAV4 cresceu em absolutamente todas suas dimensões, possuindo agora 4,60 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e 2,69 m de entre-eixos e peso de 1.723 kg. Com todas estas alterações, segundo a marca, a estrutura do modelo agora está 57% mais rígida e robusta do que quando comparado a 4ª geração.

O interior do RAV4 se adequou ao estilo em que a Toyota anda adotando em seus veículos mais novos. Com bancos em couro sintético, ar digital de duas zonas, central multimídia na altura do campo de visão do motorista de 8 polegadas com Apple CarPlay, seis alto-falantes e carregamento por indução, o modelo se mostra bem atualizado, com toques refinados e tecnologias de fácil manuseio.

Motorização

Sem dúvidas, a principal novidade do RAV4 é seu conjunto mecânico renovado e extremamente atrativo.

A motorização prevista para chegar ao Brasil trata-se de um 2.5 aspirado que rende 178 cv de potência e 22,5 kgfm de torque, além de um propulsor elétrico que, funcionando juntamente ao motor, rende cerca de 222 cv, sendo este motor funcionando em sintonia com um câmbio CVT de simulação de marchas.

Mas a Toyota possui uma intenção além da redução de emissão de poluentes ao trazer esta versão ao Brasil, visto que a marca busca aproveitar o abatimento de impostos aos veículos com a tecnologia híbrida, fazendo assim com que o RAV4 tenha um preço mais competitivo.

Sem dúvidas, o RAV4 em sua quinta geração busca atingir o segmento de SUVS com força no Brasil. Em nosso atual cenário, não temos mais o CR-V vendendo inúmeras unidades como antigamente, podendo surgir neste vão uma oportunidade de ouro para que a Toyota possa fazer com que seu modelo se torne cada vez mais reconhecido no Brasil e, além disso, ajudar a popularizar a tecnologia híbrida em nossas estradas e cidades.