Toyota Yaris Hatch usado: será que ainda vale a compra?

O Toyota Yaris se consolidou como uma opção confiável no mercado de usados. Lançado em 2018, o modelo oferece bom consumo, segurança e pós-venda eficiente. Com motor 1.5 flex e câmbio CVT, o Yaris se destaca pelo equilíbrio entre economia e conforto, sendo uma escolha atrativa.
Publicado em Usados dia 23/08/2024 por Alan Corrêa

O Toyota Yaris foi lançado no Brasil em 2018 com um novo design, motores atualizados e câmbio CVT, tornando-se uma opção interessante no mercado de compactos. O modelo chegou para concorrer diretamente com veículos como o VW Polo e o Fiat Argo, oferecendo um acabamento superior e tecnologia embarcada. O Yaris também se destaca pelo espaço interno, mesmo sendo um veículo compacto, com 2,55 metros entre os eixos, proporcionando mais conforto aos ocupantes.

O hatch oferece ainda um porta-malas de 310 litros e um tanque de 45 litros, o que, combinado com seu baixo consumo de combustível, atrai a atenção de quem busca economia. O modelo topo de linha XLS conta com motor 1.5 flex de 110/105 cv, garantindo uma performance adequada tanto na cidade quanto na estrada.

Motorização e Consumo

O Toyota Yaris vem equipado com motor 1.5 flex, disponível em todas as versões principais. O consumo de combustível é um ponto de destaque, com 12,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, o que o coloca entre os compactos mais eficientes de sua categoria. O câmbio CVT, presente em todas as versões, tem a opção de trocas manuais por borboletas no volante, semelhante ao que é visto em modelos mais sofisticados da marca, como o Corolla.

Essa configuração mecânica, além de proporcionar economia, entrega uma experiência de condução suave e confortável. O Yaris XLS, versão topo de linha, mantém o foco em eficiência e segurança, oferecendo sete airbags de série em todas as suas versões.

Equipamentos de Série e Versões

O Toyota Yaris está disponível em várias versões, cada uma com um nível de equipamentos diferenciados. A versão XLS, por exemplo, inclui teto solar, sensor de chuva e faróis com máscara negra. Nas versões a partir de 2020, a central multimídia foi atualizada para incluir compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, o que antes não estava disponível nas versões de 2019.

As versões mais simples, como o Yaris XL Plus Connect, vêm equipadas com chave presencial, ar-condicionado digital e rodas de liga leve. A versão XS Connect inclui também retrovisores elétricos e revestimento de couro em partes internas, como volante e manopla de câmbio.

Versões Exclusivas

O Toyota Yaris também foi lançado em versões limitadas e especiais, como a esportiva S e a aventureira X-Way. A versão S foi baseada na XS Connect e traz características exclusivas, como rodas de 16 polegadas e teto solar. Já a X-Way, exclusiva para o Yaris hatch, buscou atrair um público que aprecia um visual mais robusto, com apliques plásticos nos para-lamas e para-choques. No entanto, essa versão não teve o sucesso esperado no mercado.

A linha 2023 trouxe inovações importantes, como a incorporação de sete airbags em todas as versões, aposentando o motor 1.3 e o câmbio manual que equipavam as versões de entrada. Isso reflete a tendência de busca por mais segurança e conforto entre os consumidores de carros compactos.

Problemas Comuns

O Toyota Yaris, embora reconhecido por sua confiabilidade, não está isento de problemas que podem surgir com o tempo e o uso. Alguns problemas relatados por proprietários incluem:

Vale a pena?

O Toyota Yaris é uma opção interessante para quem busca um carro compacto, confiável e com bom custo-benefício. O modelo se destaca pelo consumo de combustível, pela oferta de equipamentos de série e pela qualidade do pós-venda, característica que reforça a confiança dos consumidores na marca. Embora alguns problemas possam surgir, especialmente em versões mais antigas, o Yaris mantém-se competitivo e uma boa escolha entre os compactos usados no Brasil.

Preço do Toyota Yaris Hatch

10 pontos positivos do Toyota Yaris Hatch

10 pontos negativos do Toyota Yaris Hatch

Fonte: AutoEsporte, Webmotors.