A Triumph confirmou a chegada da Tiger Sport 800 ao Brasil. A venda foi iniciada oficialmente em 27 de março, com foco no público que busca uma motocicleta voltada ao uso em estrada e ambiente urbano, com configuração técnica voltada exclusivamente para o asfalto.
Pontos Principais:
A escolha por ampliar a linha sport-touring com uma moto intermediária segue a estratégia da marca em diferenciar produtos por uso, sem alterar o posicionamento das linhas voltadas ao fora de estrada. A Tiger Sport 800 é um modelo inédito no portfólio brasileiro da marca e passa a ser oferecida com características próprias, mantendo distância da Tiger 660 e da família adventure tradicional.
O motor da Tiger Sport 800 é um três cilindros de 798 cm³ com refrigeração líquida. A potência máxima é de 115 cv a 10.750 rpm e o torque atinge 8,6 kgfm a 8.500 rpm. Segundo a Triumph, 90% do torque está disponível em rotações intermediárias.
A alimentação é feita por injeção eletrônica Bosch multiponto. O acelerador eletrônico possibilita a seleção entre três modos de condução: Sport, Road e Rain. O modelo conta também com controle de tração ajustável e freios com sistema ABS otimizado para curvas.
A transmissão de seis velocidades é acompanhada do Triumph Shift Assist, que permite trocas sem uso da embreagem. Esse recurso está integrado de fábrica e foi pensado para facilitar a pilotagem em situações variadas.
A moto utiliza painel TFT em cores, com interface que inclui informações de condução e conectividade via Bluetooth. O condutor pode emparelhar o smartphone e utilizar navegação curva a curva, além de acessar chamadas e controle de mídia.
A iluminação do modelo é full LED, incluindo faróis, lanternas e DRL. A marca também oferece como opcionais manoplas aquecidas e malas laterais, que seguem o design do modelo.
O controle de cruzeiro está incluso como item de série, funcionando como um recurso de apoio ao uso prolongado em estrada. O gerenciamento eletrônico da moto permite ainda ajustes em tempo real de acordo com o modo de pilotagem selecionado.
A Tiger Sport 800 utiliza chassi tubular de aço. A suspensão dianteira é formada por garfo invertido Showa de 41 mm com ajustes de compressão e retorno. O curso na frente é de 150 mm.
Na traseira, o sistema é composto por monoshock Showa RSU com regulagem hidráulica de pré-carga e amortecimento ajustável, também com 150 mm de curso. O conjunto foi calibrado para uso em asfalto, com foco em estabilidade e conforto.
Os freios contam com dois discos dianteiros de 310 mm e pinças radiais de quatro pistões. Na traseira, o disco tem 255 mm com pinça de pistão único. O ABS de curva trabalha integrado ao sistema, ajustando a pressão de frenagem conforme a inclinação da moto.
O assento é novo e tem altura de 835 mm. A ergonomia foi projetada para uso prolongado, com apoio para piloto e garupa. O modelo inclui alças de garupa integradas à estrutura traseira.
As rodas são de 17 polegadas, equipadas com pneus 120/70 na dianteira e 180/55 na traseira. A configuração foi definida para uso exclusivo em pista pavimentada, com foco na aderência em condições variadas de rodagem.
O entre-eixos da moto mede 1.422 mm e o peso em ordem de marcha é de 214 kg. A capacidade do tanque é de 18,6 litros. A distância do solo e o comprimento total não foram divulgados pela fabricante.
A Triumph oferece garantia de dois anos sem limite de quilometragem para a Tiger Sport 800. Os intervalos de manutenção foram definidos em 16.000 km, conforme o plano global da marca.
A proposta do modelo é ocupar o espaço entre as nakeds de média cilindrada e as aventureiras de grande porte, como alternativa para uso misto entre cidade e estrada, sem foco no off-road.
A Tiger Sport 800 entra no mercado nacional para competir com modelos como Yamaha Tracer 9 GT, Kawasaki Versys 650 e Suzuki V-Strom 800. A aposta da Triumph está no desempenho do motor tricilíndrico e na eletrônica embarcada de fábrica.
Fonte: Triumphmotorcycles, Motociclismoonline e Motoo.