O Renault Clio Campus 1.0 16V 2011 é uma escolha interessante para quem busca um carro compacto, econômico e de baixo custo para uso urbano. Com um motor 1.0 16V flex, o modelo entrega um bom equilíbrio entre consumo e desempenho, ideal para deslocamentos diários e trajetos curtos. O porta-malas de 255 litros é suficiente para necessidades básicas, e seu tamanho reduzido facilita manobras e estacionamentos em cidades movimentadas. Além disso, a manutenção acessível e a boa reputação em termos de confiabilidade fazem dele uma alternativa prática para motoristas que priorizam economia.
Pontos Principais:
Por outro lado, o Clio Campus tem algumas limitações que devem ser consideradas antes da compra. Seus principais defeitos incluem o acabamento interno simples, que pode apresentar desgastes com o tempo, e a ausência de itens de segurança e conforto mais avançados, como airbags e direção elétrica, presentes em modelos mais modernos. Apesar de econômico, o desempenho pode deixar a desejar em subidas ou com o carro carregado. Como pontos positivos, destacam-se o baixo consumo de combustível, a facilidade de manutenção e o custo-benefício, especialmente no mercado de usados, onde o modelo apresenta preços competitivos.
Antes de fechar negócio, é importante observar alguns aspectos. Verifique o estado geral do motor, garantindo que não há vazamentos e que as revisões foram feitas regularmente. A suspensão, especialmente, merece atenção, pois é um ponto crítico em carros usados nessa faixa etária. Teste os freios e ouça possíveis ruídos na suspensão durante a condução. Confira também o estado da pintura e dos pneus, além de pedir um histórico completo do veículo para evitar surpresas com multas ou sinistros. Optar por um carro com histórico conhecido e em bom estado geral pode garantir uma compra mais tranquila e um bom custo-benefício.
O desempenho do veículo é marcado pela velocidade máxima de 167 km/h, alcançada com a eficiência de seu motor instalado na parte dianteira. O motor é aspirado naturalmente, com disposição transversal e sistema de injeção multiponto. Equipado com 4 cilindros em linha, possui um comando de válvulas único no cabeçote e acionamento por correia dentada.
Com uma cilindrada total de 1242 cm³, o veículo apresenta uma potência máxima de 76 cv (álcool) e 71 cv (gasolina) a 6000 rpm, com um torque máximo de 10,2 kgfm (álcool) e 10 kgfm (gasolina) a 4250 rpm. O motor, identificado pelo código d4d, possui uma relação de compressão de 10:1, com diâmetro dos cilindros de 69 mm e curso do pistão de 66,8 mm. O peso/potência é de 11,17 kg/cv, enquanto o peso/torque chega a 84,3 kg/kgfm, evidenciando um desempenho eficiente para a categoria.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 14,1 segundos, e o veículo utiliza uma transmissão manual de 5 marchas com acoplamento de embreagem monodisco a seco, identificado pelo código jb1. A tração dianteira complementa sua plataforma de construção baseada no modelo renault b.
O consumo de combustível apresenta boa relação entre desempenho e economia. No ambiente urbano, o consumo é de 7,2 km/l com álcool e 11,4 km/l com gasolina, enquanto no rodoviário o desempenho melhora para 9 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina.
A autonomia do veículo também é notável. No ambiente urbano, alcança 360 km com álcool e 570 km com gasolina. Em condições rodoviárias, a autonomia sobe para 450 km com álcool e impressionantes 725 km com gasolina, graças à capacidade do tanque de combustível de 50 litros.
Com capacidade para 5 ocupantes, o interior oferece um bom equilíbrio entre espaço e funcionalidade. O porta-malas tem capacidade de 255 litros, ideal para atender às demandas de um veículo compacto.
A carga útil é de 525 kg, complementando a versatilidade do modelo.
O veículo possui dimensões que reforçam seu caráter compacto e funcional. O comprimento é de 4130 mm, enquanto a largura é de 1639 mm. A distância entre-eixos de 2472 mm contribui para a estabilidade e conforto dos ocupantes. A altura do veículo é de 1417 mm.
A suspensão dianteira é independente tipo mcpherson, com molas helicoidais como elemento elástico, enquanto a traseira utiliza eixo de torção, também com molas helicoidais. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são do tipo tambor, oferecendo eficiência na frenagem.
A direção não possui assistência, mas oferece um diâmetro de giro de 10,3 metros, facilitando as manobras em espaços reduzidos. Os pneus dianteiros e traseiros têm as mesmas especificações: 175/65 r14, com altura do flanco de 114 mm, garantindo boa aderência e estabilidade.
Fonte: Webmotors, OLX, JornalDoCarro e G1.