O Fiat Palio Attractive 1.4 2017 é uma opção bastante procurada no mercado de carros usados, devido ao seu preço e desempenho econômico. No entanto, antes de adquirir qualquer veículo usado, é essencial realizar uma avaliação cuidadosa de diversos aspectos, garantindo que o carro esteja em boas condições. Para ajudar na decisão de compra, é importante saber exatamente o que verificar.
Pontos principais:
Antes de fechar qualquer negócio, é importante examinar cuidadosamente o estado do motor e da transmissão. No caso do Fiat Palio Attractive 1.4, que possui um motor Fire 1.4 com 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool), sua potência e torque são suficientes para o uso urbano, mas é crucial verificar o estado de conservação dessas peças, que podem influenciar diretamente no desempenho. O motor deve apresentar funcionamento suave e sem ruídos incomuns, enquanto a transmissão manual de 5 marchas deve trocar de marchas sem dificuldades.
Outro ponto de atenção são os freios e a suspensão. O modelo conta com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, elementos que precisam ser verificados para garantir a segurança. No caso da suspensão, a configuração independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira oferece conforto, mas também deve ser checada para evitar problemas futuros.
A documentação do carro é um dos pontos mais importantes ao comprar um veículo usado. Verifique se não há multas pendentes, IPVA atrasado ou restrições judiciais sobre o veículo. No caso do Fiat Palio Attractive 1.4, o IPVA gira em torno de R$ 1.665, o que deve ser considerado na hora de calcular os custos totais de compra e manutenção.
Em termos de consumo, o Fiat Palio 2017 apresenta um desempenho razoável, com uma média de 7,9 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com álcool, e até 13,4 km/l com gasolina. Para quem busca economia, é fundamental entender o quanto esses números se aproximam da realidade do veículo que está sendo negociado. Carros mais antigos podem apresentar variações no consumo, dependendo do estado de conservação.
O veículo apresenta um motor dianteiro com aspiração natural, instalado de forma transversal e alimentado por injeção multiponto. Esse motor possui quatro cilindros em linha, com comando de válvulas único no cabeçote e tuchos mecânicos. A variação do comando ocorre na admissão, e o acionamento do comando é realizado por correia dentada. Cada cilindro conta com 2 válvulas, e o diâmetro do cilindro é de 72 mm, enquanto o curso do pistão é de 84 mm. A razão de compressão é de 12,35:1, e o deslocamento total é de 1368 cm³.
O motor gera uma potência de 88 cv quando abastecido com álcool e 85 cv com gasolina, ambos a 5750 rpm. O torque gerado é de 12,5 kgfm com álcool e 12,4 kgfm com gasolina, ambos a 3500 rpm. Com um peso/potência de 11,44 kg/cv e uma potência específica de 64,3 cv/litro, o veículo atinge uma rotação máxima de 6500 rpm. A velocidade máxima é de 173 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,2 segundos.
Em termos de transmissão, o veículo possui tração dianteira e um câmbio manual de 5 marchas, acoplado por uma embreagem monodisco a seco. A plataforma utilizada é a 326, com uma configuração de tração dianteira.
O consumo do veículo varia conforme o tipo de combustível utilizado. No ciclo urbano, ele registra 7,9 km/l com álcool e 11,2 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, esses valores sobem para 9,3 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina. Isso proporciona uma autonomia urbana de 379 km com álcool e 538 km com gasolina. Na rodovia, a autonomia é de 446 km com álcool e 643 km com gasolina, considerando o tanque de combustível com capacidade de 48 litros.
O veículo tem capacidade para 5 ocupantes e conta com quatro portas. O porta-malas possui um volume de 290 litros, suficiente para o transporte de bagagens em viagens curtas. O espaço interno é típico de um hatch compacto, oferecendo conforto adequado para o seu segmento.
O veículo mede 3875 mm de comprimento, 1670 mm de largura e 1504 mm de altura, com uma distância entre-eixos de 2420 mm. O peso total é de 1007 kg, com uma carga útil de 400 kg, e a altura mínima do solo é de 147 mm. As bitolas dianteira e traseira medem 1438 mm e 1428 mm, respectivamente.
A suspensão dianteira é independente, do tipo McPherson, com molas helicoidais como elemento elástico. Na traseira, o eixo de torção também utiliza molas helicoidais como elemento elástico. O sistema de freios inclui discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, proporcionando uma frenagem adequada para o porte do veículo. A direção é assistida hidraulicamente, com um diâmetro de giro de 9,9 metros, facilitando manobras em espaços reduzidos.
Os pneus possuem medidas 175/65 R14 tanto na dianteira quanto na traseira, com estepe de mesma medida. A altura do flanco dos pneus é de 114 mm.
O preço aproximado do veículo é R$ 45 mil, o que o coloca como uma opção acessível dentro da categoria de compactos, levando em conta o desempenho, consumo e a lista de equipamentos que oferece.
Fonte: Stellantis, AutoPapo, OLX e iCarros.