Tudo sobre o novo Ford Escape 2020

Suas linhas mais arredondadas demonstram toda a sofisticação e impressão de “carro conceito” que a Ford gostaria de transmitir. Em sua frente, fica notória a grande frontal hexagonal muito parecida com a do Mustang de sexta geração. Na parte traseira, lembra bastante a Edge, mas sem o friso entre os faróis que ficou marcado na nova geração da SUV, estando no lugar o nome do veículo entre os faróis.
Publicado em Carros dia 8/04/2019 por Alan Corrêa

No dia 2 deste mês, a Ford americana anunciou a nova geração do seu segundo modelo de maior sucesso, estando atrás apenas da F-Series: O Ford Escape.

O SUV de tamanho médio tem foco em substituir o Focus, veículo ao qual utilizava da mesma plataforma para ser produzido, mas com algumas alterações. Seriam estas alterações suficientes e necessárias para suprir a falta que o hatch fará no mercado norte americano?

Reformulação mundial da Ford

A Ford anunciou no último ano mudanças que vão mexer, com toda certeza, em todo o cenário automobilístico mundial.

De acordo com a marca, veículos como o Focus e o Fusion deixarão de serem produzidos pois não possuem mais tanta aderência do mercado como antigamente e, visto que ambos os veículos estão perdendo espaço para os SUVS, a Ford decidiu por encerrar a produção dos automóveis e voltar suas atenções aos estilos de automóveis que mais são procurados no momento: As SUVS e as Caminhonetes.

Esta decisão não tem impacto somente no mercado estadunidense, como também possui reflexos na américa latina e, principalmente, no Brasil. Já vem de um tempo desde que a Ford vem tendo baixas vendas em segmentos como o dos praticamente extintos hatchs médios e de sedans médios com o Focus, que teve sua imagem queimada por conta do câmbio Powershift. Além disso, o primeiro SUV compacto do Brasil, a Ecosport, também já não é mais a mesma e vem perdendo cada vez mais espaço para as concorrentes que, além de mais modernas, possuem preço muitas vezes mais em conta.

Levando sua situação desfavorável no lucrativo mercado automotivo brasileiro em conta, a marca americana decidiu que irá investir pesado nos SUVS para que consiga voltar aos tempos de glória. Para isso, o Escape é um seríssimo candidato a desembarcar por aqui em meados de 2020 para competir com modelos mais consagrados como Rav4, CR-V e Tiguan, prometendo não fazer feio frente as mesmas.

Design do Escape 2020

No quesito de design, o Escape não terá problemas tanto no mercado americano quanto no brasileiro, caso venha para cá.

Suas linhas mais arredondadas demonstram toda a sofisticação e impressão de “carro conceito” que a Ford gostaria de transmitir. Em sua frente, fica notória a grande frontal hexagonal muito parecida com a do Mustang de sexta geração. Na parte traseira, lembra bastante a Edge, mas sem o friso entre os faróis que ficou marcado na nova geração da SUV, estando no lugar o nome do veículo entre os faróis.

Tecnologias

Desde o seu lançamento no mercado americano em 2001, o Ford Escape sempre ficou marcado por trazer inovações para tal categoria e, consequentemente, nesta nova geração não será diferente ao que tudo indica.

Além do design repaginado, o modelo contará com um novo tipo de tecnologia híbrida em seu portfólio de modelos, tecnologia esta que foi estreada pelo modelo em 2015. Nesta nova configuração, além de possuir a tecnologia já conhecida dos híbridos, também foi adicionado um plug-in que auxilia com mais 30 milhas do que o modo convencional híbrido.

A motorização de também é nova nesta nova geração. Nas versões S, SE e SEL o motor equipado será um 1.5 turbo que rende 180 cv de potência e câmbio de 8 marchas, lembrando que esta é a primeira vez que a Ford utiliza um motor com a tecnologia de desativação de cilindros para economizar combustível, detectando se o mesmo é necessário naquele momento. Na versão de topo, a Titanium, o motor será um 2.0 Ecoboost de 250 cv e transmissão CVT, além do motor de 2,5 litros elétrico que virá equipado nesta versão. Na versão SE Sport o mesmo motor elétrico também virá equipado.

No quesito de tecnologias a bordo, podem ser citadas o Active Park Assist 2.0 que fará com que o motorista estacione sozinho com apenas um botão, o Evasive Steering Assist que detecta a movimentação de outros veículos para evitar uma colisão e o Ford Co-Pilot 360, disponibilizando também de série o Adaptive Cruise Control com Stop-and-Go e Lane-Centering.

Sem dúvidas o Ford Escape, se vier ao Brasil, será muito bem recebido pelas suas configurações e proposta interessante que leva ao motorista, mas enquanto isto não acontece, nos basta apenas admirar de longe o quanto este veículo poderá ser importante para o novo reposicionamento global da Ford.