Já não é de hoje que a Toyota tenta emplacar carros mais baratos no mercado brasileiro. Fazendo sua primeira tentativa com o Etios, logo esbarrou na questão do design do modelo, que não agradou ao público, embora seja reconhecido por ser um modelo extremamente resistente e confiável.
Para tentar competir com outros modelos mais consolidados no mercado, a tentativa foi trazer o Yaris, um modelo de procedência global para atrair seus consumidores. Em seu modelo 2023, tanto o Yaris hatch quanto sedan trazem novidades para enfrentar seus concorrentes, mas ainda pecando em alguns aspectos básicos.
Outra novidade para o modelo 2023 é que o Yaris deixa de oferecer seu motor 1.3 e passa a trabalhar apenas com o 1.5 aspirado, que gera até 110 cv de potência e 14,9 kgfm de torque no etanol e que está atrelado a um câmbio CVT que simula sete velocidades.
Sendo assim, o Yaris passa a ter variações apenas de versão e carroceria. O modelo Hatch parte de 92 mil reais na versão XL, 101 mil na versão XS e 112 mil reais na versão de topo, a XLS.
Por sua vez, o Yaris Sedan parte de 96 mil reais na versão XL, depois 104 na versão intermediária (XL) e, por fim, 117 mil reais na versão XLS, a mais completa oferecida.
O caminho para que o Yaris se tornasse um sucesso de vendas nunca foi fácil, afinal, ele tem pelo seu caminho modelos já consolidados e queridos no mercado, como Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Virtus e o Chevrolet Onix como seus principais concorrentes, o que já torna um grande desafio ter que encarar estes modelos.
Se por um lado a Toyota nada de braçadas na categoria de sedans com o Corolla e disputa dente por dente a liderança de venda de SUVs com o Corolla Cross, na categoria de compactos sempre enfrentou problemas para se sobressair.
Isto não quer dizer que o Yaris é um carro pior do que os demais, longe disso! O modelo conta com um tamanho muito bom de porta-malas, um conforto e estabilidade pra lá de bons e, principalmente, a credibilidade da Toyota. Mas então porque, mesmo anos depois de seu lançamento, continua tendo dificuldades para combater os principais concorrentes?
A resposta não pertence ao Yaris em si, mas na Toyota como um todo! Seu acabamento é mais simples do que os demais, sua motorização aspirada também faz com que seja preterido aos motores turbo dos concorrentes e, além disso, o preço é o mesmo dos demais. De fato, o Yaris se transformou em um concorrente do Nissan Versa e do novo Honda City, pois os demais podem ser colocados em outra prateleira.
A base do Yaris continua sendo a mesma, porém a parte frontal do modelo ganhou algumas modificações para rejuvenescer o mesmo. Para isso, a versão XLS (versão de topo) recebe luzes de LED nos faróis, o que aumenta o acabamento em favo de mel e a área central pintada de preto do para-choque. As rodas têm acabamento bicolor nas versões mais caras, e a grade e os faróis foram levemente atualizados, assim como os para-choques com novo formato trapezoidal e pintura preta na parte central.
A parte traseira do veículo não sofreu nenhuma alteração estética, assim como o interior do mesmo. A única mudança no interior são os novos bancos em tecido nas versões XL e XS.
Embora esteja defasado perante os rivais, o Yaris está longe de ser um modelo mal equipado! Para se ter noção, todas as versões do carro hoje saem de fábrica com sete airbags, USB para os passageiros traseiros e central multimídia com suporte para Android Auto e Apple CarPlay.
No modelo 2023, o Yaris nas versões XS e XLS oferece sistema de pré-colisão e também alerta de evasão de faixa. O modelo também conta com outros itens interessantes como controles de tração e estabilidade e assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e assistente de frenagem (BAS), ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes desde o seu lançamento, em 2018.
*Com informações da Toyota.