Vai ter produtos para carros mais baratos? Magazine Luiza e AliExpress fecham parceria para venderem mais

AliExpress e Magazine Luiza anunciaram uma parceria que trará produtos da linha "Choice" do AliExpress para o Brasil através do marketplace do Magalu. A colaboração visa ampliar o portfólio de produtos, diversificar categorias e melhorar a experiência de compra dos consumidores brasileiros.
Publicado em Tecnologia dia 24/06/2024 por Alan Corrêa

O AliExpress anunciou nesta segunda-feira, 24 de junho de 2024, que seus produtos da linha “Choice” serão vendidos no Brasil por meio do marketplace do Magazine Luiza (Magalu). Esta linha representa o serviço de compras premium da companhia chinesa, que inclui produtos com “o melhor custo-benefício e velocidade de entrega”, segundo comunicado enviado ao mercado.

A expectativa é que a parceria comece no terceiro trimestre de 2024. As negociações para essa colaboração iniciaram no ano passado. A parceria entre as duas empresas visa oferecer uma ampla gama de produtos aos consumidores brasileiros, ampliando o portfólio disponível no marketplace do Magalu.

Detalhes da Parceria

A nova parceria entre AliExpress e Magazine Luiza promete aumentar a diversidade de produtos disponíveis no Brasil, combinando forças para oferecer uma experiência de compra mais completa e eficiente.
A nova parceria entre AliExpress e Magazine Luiza promete aumentar a diversidade de produtos disponíveis no Brasil, combinando forças para oferecer uma experiência de compra mais completa e eficiente.

A linha “Choice” do AliExpress será disponibilizada no marketplace do Magalu, incluindo produtos variados como itens de beleza, eletrônicos e produtos para escritórios. Frederico Trajano, CEO do Magalu, e Briza Bueno, diretora do AliExpress para a América Latina, destacaram que serão oferecidos “itens de cauda longa”, produtos que atendem a nichos específicos de mercado.

Além dos produtos AliExpress, o Magalu também distribuirá seus produtos próprios na plataforma do AliExpress Brasil. Esses produtos incluem itens das categorias de bens duráveis, como geladeiras, nas quais o Magalu possui forte presença no mercado brasileiro. A distribuição dos produtos do Magalu será realizada por meio do programa Remessa Conforme, que facilita a importação de produtos.

Benefícios da Parceria

Frederico Trajano ressaltou que a parceria trará benefícios significativos pela complementaridade dos produtos oferecidos por cada marketplace. Quanto mais produtos estiverem disponíveis para o consumidor dentro da plataforma, melhor será a experiência de compra. Trajano enfatizou que a diversidade de produtos pode aumentar a frequência de compras e atrair novos consumidores.

Briza Bueno afirmou que o principal foco da empresa chinesa no momento é disponibilizar itens como geladeiras e outros bens pesados, algo que o AliExpress não possui atualmente, mas que o Magalu oferece com eficiência. Para o Magalu, as maiores vantagens estão nos segmentos como acessórios de informática, produtos de moda, ferramentas e itens para bebês, onde o AliExpress tem uma maior diversidade de opções.

Impacto no Mercado

A colaboração entre Magalu e AliExpress tem o potencial de transformar o cenário do e-commerce no Brasil. A parceria reúne duas das maiores audiências do e-commerce brasileiro, com mais de 700 milhões de visitas mensais combinadas. Essa união possibilita que o consumidor final tenha acesso a um amplo portfólio de produtos, com curadoria e serviço de qualidade.

A estratégia de diversificação de categorias e aumento da frequência de compra é um dos principais objetivos do Magalu com essa parceria. A empresa pretende acelerar a oferta de produtos complementares aos que já estão disponíveis em seu e-commerce, fortalecendo a operação cross border e a logística multicanal.

Comunicado Oficial do Magazine Luiza

O Magazine Luiza comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que celebrou um acordo com o AliExpress, plataforma de marketplace internacional do Alibaba International Digital Commerce Group, para a listagem e venda de seus produtos em ambos os marketplaces. Segundo o comunicado, o AliExpress passará a vender como seller do marketplace do Magalu, oferecendo milhares de itens da sua linha Choice.

Os pedidos realizados no Magalu serão importados por meio do programa Remessa Conforme, impulsionando a operação cross border da Companhia. Ao mesmo tempo, o Magalu oferecerá produtos do seu estoque próprio na plataforma brasileira do AliExpress, inicialmente itens das categorias de bens duráveis.

A parceria é inédita para ambas as empresas. É a primeira vez que o Alibaba, por meio do AliExpress, faz um acordo estratégico com uma empresa fora da China. Para o Magalu, é a primeira vez que seus produtos serão listados e vendidos por meio de outra plataforma de marketplace.

Fonte: G1.