O Chevrolet Onix LTZ 1.0 Turbo 2020 é um modelo que conquistou o mercado brasileiro pela combinação de desempenho, economia e tecnologia. Equipado com motor 1.0 turbo de três cilindros, ele entrega 116 cavalos de potência e é ideal para quem busca um carro versátil, seja para o uso urbano ou viagens mais longas. Com espaço interno razoável e uma central multimídia moderna compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o modelo é uma escolha atraente para jovens e famílias pequenas.
Pontos Principais:
Entre os pontos positivos do Onix LTZ 2020 estão o baixo consumo de combustível, o desempenho ágil e o bom acabamento interno para a categoria. No entanto, como todo carro, ele tem seus defeitos. Reclamações comuns incluem ruídos no acabamento, fragilidade de peças plásticas internas e, em alguns casos, problemas com a bomba de combustível. Além disso, embora o custo-benefício seja interessante, o preço de peças de reposição pode ser mais alto que o de alguns concorrentes.
Ao comprar um Onix LTZ 2020 usado, é crucial verificar o histórico de manutenção, garantindo que as revisões foram feitas em dia. Fique atento a sinais de desgaste e ao estado da suspensão, especialmente se o veículo foi utilizado em estradas de baixa qualidade. Um diagnóstico completo com um mecânico de confiança pode evitar surpresas desagradáveis. Considere ainda a quilometragem e o preço de mercado para negociar com segurança. Com esses cuidados, o Onix LTZ 1.0 Turbo pode ser uma excelente escolha de veículo usado.
O modelo oferece um motor dianteiro com aspiração por turbocompressor, garantindo bom desempenho em diferentes condições de uso. A disposição transversal e o sistema de injeção multiponto auxiliam na eficiência. Equipado com 3 cilindros em linha, o motor possui uma cilindrada total de 999 cm³ e potência máxima de 116 cv tanto com gasolina quanto com álcool, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 16,8 kgfm com álcool e 16,3 kgfm com gasolina, atingindo o pico a 2.000 rpm.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,1 segundos, enquanto a velocidade máxima chega a 187 km/h. O modelo está montado sobre a plataforma gem, com tração dianteira e câmbio manual de 6 marchas, que utiliza embreagem monodisco a seco. Este conjunto garante uma experiência de condução ágil e eficiente, ideal para o uso urbano e rodoviário.
O consumo urbano registra 9,4 km/l com álcool e 13,5 km/l com gasolina. Em rodovias, os números são 11,2 km/l com álcool e 16 km/l com gasolina, mostrando boa eficiência energética para o segmento. A autonomia estimada é de 414 km na cidade e 493 km na estrada com álcool, enquanto com gasolina os números aumentam para 594 km e 704 km, respectivamente.
Essa eficiência se deve ao motor turbo, que equilibra potência e economia, além de um tanque de combustível com capacidade para 44 litros.
O interior combina funcionalidade e conforto, acomodando até 5 ocupantes em um espaço bem planejado. O porta-malas tem capacidade de 275 litros, ideal para o dia a dia, mas limitado para viagens em família. A carga útil é de 375 kg, compatível com as necessidades de transporte leve.
Os bancos possuem ajuste de altura para o motorista e encostos de cabeça para todos os ocupantes, proporcionando conforto em trajetos longos. O modelo também conta com direção assistida, vidros elétricos nas quatro portas, ajuste do volante em altura e profundidade, além de ar-condicionado com uma zona de climatização.
O espaço interno é bem aproveitado, mas pode ser restrito para passageiros mais altos no banco traseiro. Antes de adquirir um modelo usado, é importante verificar o estado do estofamento e dos ajustes dos componentes eletrônicos, como o controle dos vidros e espelhos.
Com 4.163 mm de comprimento, 1.730 mm de largura, 1.476 mm de altura e distância entre-eixos de 2.551 mm, o modelo se posiciona como um compacto eficiente. O peso total é de 1.075 kg, contribuindo para a relação peso/potência de 9,27 kg/cv.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, enquanto a traseira utiliza eixo de torção. Ambas contam com molas helicoidais, garantindo estabilidade e conforto ao rodar. Os freios dianteiros são discos ventilados e os traseiros de tambor, proporcionando segurança eficiente.
Os pneus, de medidas 185/65 r15, oferecem bom compromisso entre conforto e aderência, enquanto o estepe tem medidas 115/70 r15. O diâmetro de giro é de 10,6 metros, facilitando manobras em espaços urbanos. A altura mínima do solo é de 128 mm, adequada para enfrentar lombadas e buracos.
Fonte: Chevrolet, Mobiauto, Webmotors, AutoEsporte, Motor1 e AutoPapo.