Vale a pena comprar um Fiat Pulse S-Design 2025? Preço, ficha técnica e desempenho do SUV

O Fiat Pulse enfrenta novos concorrentes, como o Renault Kardian e o Peugeot 2008, mas ainda mantém relevância no mercado de SUVs compactos. A versão S-Design 1.3 AT, com motor de 107 cv e bons equipamentos, segue como opção viável para quem busca conforto e praticidade no uso diário.
Publicado em Ficha técnica dia 18/08/2024 por Alan Corrêa

O Fiat Pulse, lançado em 2021, foi o primeiro SUV da marca italiana produzido no Brasil. Desde sua estreia, ele enfrenta uma competição crescente, com novos modelos chegando ao mercado, como o Renault Kardian e o Peugeot 2008, que trazem inovações no segmento de SUVs compactos. Mesmo com esses lançamentos recentes, o Pulse ainda se mantém como uma opção relevante, oferecendo um bom equilíbrio entre preço, motor e equipamentos.

A versão S-Design 1.3 AT do Pulse é uma das mais completas dentro das opções com motor aspirado. O modelo oferece um motor 1.3 de 107 cv e custa cerca de R$ 118,9 mil, competindo diretamente com seus novos rivais. O Renault Kardian, por exemplo, chega ao mercado com um motor 1.0 turbo de 125 cv, a partir de R$ 112.790, enquanto o Peugeot 2008 é oferecido por R$ 119.990, também com motor turbo.

O motor de 4 cilindros em linha, com disposição transversal, código Firefly, é naturalmente aspirado e utiliza injeção multiponto. Com potência de 107 cv e torque de 13,7 kgfm, garante boa performance.
O motor de 4 cilindros em linha, com disposição transversal, código Firefly, é naturalmente aspirado e utiliza injeção multiponto. Com potência de 107 cv e torque de 13,7 kgfm, garante boa performance.

Embora o Fiat Pulse não tenha um motor turbo em todas as versões, como alguns de seus concorrentes, ele ainda se destaca por ser um SUV compacto com bons equipamentos e uma configuração mecânica confiável. O motor 1.3 Firefly, presente na versão S-Design, é reconhecido pela sua durabilidade e pela facilidade de manutenção, com ampla oferta de peças disponíveis no mercado. Esse motor, associado a uma transmissão automática CVT de sete posições, proporciona uma experiência de condução adequada para o uso urbano, com boa arrancada e retomada de velocidade.

O Pulse S-Design também traz um pacote de equipamentos que inclui uma central multimídia de 10,1 polegadas, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, carregador de smartphone por indução e câmera de ré. Esses itens de tecnologia tornam o interior do veículo moderno e funcional, atendendo bem às necessidades do dia a dia. Além disso, o modelo oferece rodas de 16 polegadas de liga leve escurecidas, pintura bicolor, chave presencial e partida no botão, entre outros recursos.

A transmissão CVT de 7 marchas simuladas, com conversor de torque, proporciona trocas suaves e eficientes. Esse sistema garante uma condução mais confortável, ideal para uso urbano e rodoviário.
A transmissão CVT de 7 marchas simuladas, com conversor de torque, proporciona trocas suaves e eficientes. Esse sistema garante uma condução mais confortável, ideal para uso urbano e rodoviário.

Mesmo com todos esses pontos positivos, o Pulse não acompanha alguns dos seus concorrentes em termos de tecnologia avançada. Ele não possui sistemas de condução semi-autônoma, que já estão presentes em modelos mais recentes, e seu painel de instrumentos não é digital, o que pode ser considerado um ponto a melhorar. O acabamento interno, embora de boa qualidade, poderia ter um encaixe mais preciso em algumas áreas.

No que diz respeito ao espaço, o Fiat Pulse é confortável para até quatro ocupantes, com assentos que proporcionam uma posição elevada ao dirigir. O motorista pode ajustar o banco manualmente, encontrando facilmente uma posição adequada para condução. O volante oferece ajuste de altura, mas não de profundidade, o que pode ser uma limitação para alguns usuários. Já o porta-malas, com 370 litros de capacidade, não é dos maiores da categoria, mas atende bem ao uso diário, como para pequenas compras ou deslocamentos urbanos.

Com álcool, o consumo urbano é de 8,8 km/l e rodoviário de 10,6 km/l. Já com gasolina, o consumo urbano sobe para 12,5 km/l e rodoviário para 14,5 km/l, oferecendo boa economia em ambos os combustíveis.
Com álcool, o consumo urbano é de 8,8 km/l e rodoviário de 10,6 km/l. Já com gasolina, o consumo urbano sobe para 12,5 km/l e rodoviário para 14,5 km/l, oferecendo boa economia em ambos os combustíveis.

O conjunto de suspensão do Pulse, que conta com suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, oferece um nível de conforto satisfatório para os ocupantes, principalmente em vias irregulares. Esse conjunto, aliado ao design compacto do modelo, torna o SUV adequado para a vida nas grandes cidades, onde o trânsito e as vagas de estacionamento são cada vez mais apertados.

Em termos de desempenho, o motor 1.3 Firefly, apesar de não ser turbo, entrega uma performance consistente, com até 107 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Para quem busca um SUV para o uso diário, o Pulse atende bem, proporcionando uma condução confortável e eficiente. O modo “Sport”, disponível no carro, ajusta a resposta do acelerador para proporcionar uma sensação de direção mais dinâmica, embora a mudança na entrega de potência não seja tão perceptível.

O design é compacto e prático, ideal para o uso diário. Com dimensões adequadas para a cidade, o veículo combina estilo moderno com funcionalidade, sem perder a esportividade de um hatchback.
O design é compacto e prático, ideal para o uso diário. Com dimensões adequadas para a cidade, o veículo combina estilo moderno com funcionalidade, sem perder a esportividade de um hatchback.

Diante da forte concorrência, especialmente dos modelos que oferecem motores turbo, o Fiat Pulse mantém sua relevância ao oferecer um pacote confiável e bem equipado a um preço competitivo. Quem procura um SUV compacto com bom custo-benefício, sem necessidade de um desempenho esportivo, ainda pode encontrar no Pulse uma opção interessante. O modelo é particularmente indicado para famílias pequenas ou para quem busca um carro prático e confortável para o uso urbano.

Assim, mesmo com a chegada de novos rivais no mercado, o Fiat Pulse continua sendo uma escolha viável para quem valoriza conforto e confiabilidade. Seu motor aspirado pode não entregar o mesmo desempenho de alguns concorrentes com motor turbo, mas sua durabilidade e facilidade de manutenção são pontos que pesam a favor do modelo. Além disso, a central multimídia e os demais itens de conveniência tornam o Pulse um SUV que atende bem às demandas cotidianas, mantendo-se competitivo dentro do segmento.

Ficha Técnica do Fiat Pulse S-Design 1.3 AT 2025

Geral

  • Ano: 2025
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: MLA

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Variação do comando: Admissão e escape
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 13,2:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Deslocamento: 1332 cm³
  • Potência máxima: 107 cv (álcool), 98 cv (gasolina) a 6250 rpm
  • Torque máximo: 13,7 kgfm (álcool), 13,2 kgfm (gasolina) a 4000 rpm
  • Peso/potência: 11,09 kg/cv
  • Peso/torque: 86,6 kg/kgfm
  • Potência específica: 80,3 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: CVT de 7 marchas
  • Acoplamento: Conversor de torque

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,5 m

Pneus

  • Dianteiros: 195/60 R16
  • Traseiros: 195/60 R16
  • Estepe: 125/80 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4099 mm
  • Largura: 1774 mm
  • Distância entre-eixos: 2532 mm
  • Altura: 1576 mm
  • Bitola dianteira: 1490 mm
  • Bitola traseira: 1510 mm
  • Porta-malas: 370 litros
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Peso: 1187 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Reboque sem freio: 400 kg
  • Ângulo de entrada: 20,3 graus
  • Ângulo de saída: 31,4 graus
  • Ângulo central: 21,3 graus
  • Travessia de água: 400 mm
  • Altura mínima do solo: 188 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 177 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 11,4 s

Consumo

  • Urbano: 8,8 km/l (álcool), 12,5 km/l (gasolina)
  • Rodoviário: 10,6 km/l (álcool), 14,5 km/l (gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 414 km (álcool), 588 km (gasolina)
  • Rodoviária: 498 km (álcool), 682 km (gasolina)

Equipamentos do Fiat Pulse S-Design 1.3 AT 2025

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Faróis de LED
  • Faróis com refletores duplos
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Sensores de estacionamento traseiro

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Ar-condicionado automático
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Câmbio automático
  • Ajuste do volante em altura
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle automático de velocidade
  • Limitador de velocidade
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz no porta-luvas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Chave presencial
  • Acionamento remoto do motor

Entretenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Navegador GPS
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular
  • Carregador de celular por indução

Fonte: Stellantis, Fiat e RevistaCarro.