Veículo elétrico passa a integrar frota da Polícia Militar de SC

A Polícia Militar de Santa Catarina incorporou seu primeiro veículo elétrico na frota de Braço do Norte, designado para o Proerd, programa que visa educar jovens sobre prevenção às drogas e à violência. A viatura elétrica contribuirá para a redução de custos e o impacto ambiental.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 7/11/2024

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) adicionou o primeiro veículo 100% elétrico à sua frota no 35º Batalhão, situado em Braço do Norte, no sul do estado. O veículo, modelo Byd Dolphin Mini, será utilizado pela equipe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para atuar na conscientização e prevenção ao uso de drogas entre jovens do município.

Pontos Principais:

  • Primeiro veículo 100% elétrico da Polícia Militar de SC.
  • Carro será utilizado pela equipe do Proerd de Braço do Norte.
  • Veículo elétrico reduz custos de manutenção e impacto ambiental.
  • Mais de 1.700 crianças participam do Proerd no município neste ano.

A viatura elétrica foi adquirida por meio de uma parceria entre a Polícia Militar de Santa Catarina, o Conselho da Comunidade, o Poder Judiciário e o Ministério Público. Este modelo de veículo, o Byd Dolphin Mini, funciona exclusivamente com energia elétrica armazenada em baterias recarregáveis, eliminando a necessidade de combustíveis fósseis. Com isso, além de reduzir custos operacionais, a viatura ajuda a diminuir a emissão de dióxido de carbono (CO₂), o que impacta diretamente na preservação ambiental.

A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 35º Batalhão em Braço do Norte, integrou sua primeira viatura elétrica à frota, designada para o Proerd, programa de prevenção às drogas e violência.
A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 35º Batalhão em Braço do Norte, integrou sua primeira viatura elétrica à frota, designada para o Proerd, programa de prevenção às drogas e violência.

O programa Proerd é desenvolvido com o intuito de instruir e conscientizar estudantes sobre os riscos das drogas e a importância de se afastarem de situações de violência. Neste ano, o 35º Batalhão de Polícia Militar de Braço do Norte estima formar mais de 1.700 crianças no Proerd. A nova viatura elétrica será utilizada nas atividades diárias do programa, reforçando a presença da Polícia Militar nas escolas e na comunidade, e tornando a abordagem policial mais próxima dos jovens.

Essa iniciativa marca a primeira experiência da PMSC com um veículo 100% elétrico em sua frota. Ao optar por esse modelo sustentável, a instituição também pretende avaliar a viabilidade de expandir o uso de veículos elétricos para outras unidades e operações, incentivando o uso de alternativas que ajudem a reduzir os custos de operação e manutenção.

Além do papel no Proerd, a viatura elétrica reflete a atenção da Polícia Militar à modernização de suas operações, com vistas a uma gestão de recursos mais eficiente. A utilização de veículos elétricos, com menor necessidade de manutenção em comparação aos veículos a combustão, permite à instituição economizar recursos que podem ser alocados para outras demandas de segurança pública.

A introdução do carro elétrico também responde a uma demanda crescente por práticas mais sustentáveis e conscientes em órgãos públicos. A parceria que viabilizou a aquisição da viatura demonstra o interesse das instituições locais em contribuir para a preservação ambiental, ao mesmo tempo que fortalece as ações de prevenção e conscientização promovidas pela Polícia Militar.

O Byd Dolphin Mini foi projetado para o ambiente urbano e é conhecido por seu desempenho eficiente, tanto em termos de consumo energético quanto em autonomia. As características do veículo o tornam adequado para as atividades do Proerd, que envolvem visitas frequentes a escolas e comunidades locais. Com o carro elétrico, a equipe do programa poderá desenvolver suas atividades de forma prática, econômica e sustentável.

A experiência da PMSC com a viatura elétrica servirá como base para futuras iniciativas que busquem adaptar a frota da corporação para um perfil mais sustentável. Esse movimento acompanha uma tendência global de transição para veículos que utilizem fontes de energia mais limpas, alinhando-se aos objetivos de sustentabilidade defendidos por diversas instituições e governos.

Fonte: Instagram e PMSC.