Veja a Lista de Carros Reprovados em Testes de Segurança do Latin NCAP

Testes do Latin NCAP revelaram baixa segurança nos veículos Citroën C3 Aircross (2024), Citroën C3 (2023), Jac E-JS1 (2022), Renault Duster (2021), Fiat Argo e Cronos (2021), Kia Sportage (2021), Hyundai HB20 (2020) e Ford Ka Hatch/Sedan (2020), com falhas estruturais e proteção infantil insuficiente.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 30/11/2024

Os testes de segurança realizados pelo Latin NCAP são uma ferramenta essencial para medir a eficiência e resistência de veículos em situações de impacto. A avaliação, que utiliza carros reais em colisões controladas, atribui notas que variam de zero a cinco estrelas, considerando a proteção de ocupantes adultos, crianças, pedestres e os sistemas de assistência à segurança. Desde a revisão dos protocolos em 2020, os critérios ficaram mais rigorosos, unificando as estrelas atribuídas em um único conjunto de métricas.

Pontos Principais:

  • Citroën C3 Aircross: Proteção de 33% para adultos e 11% para crianças, com falhas na desativação do airbag do passageiro.
  • Citroën C3: Obteve 31% para adultos e 12% para crianças, com riscos no tórax e pescoço do motorista.
  • Jac E-JS1: Apenas 0% para adultos e 6% para crianças, com falhas graves no habitáculo e instruções para cadeirinhas.
  • Renault Duster: Proteção de 29% para adultos e 23% para crianças, com vazamento de combustível em colisões frontais.

Com base nos dados mais recentes, esta matéria apresenta uma análise completa dos modelos que receberam as notas mais baixas nos últimos testes. Os resultados apontam falhas estruturais e tecnológicas em diversos veículos vendidos no mercado brasileiro, revelando desafios para a segurança automotiva.

Como Funcionam os Testes do Latin NCAP

Os crash tests do Latin NCAP avaliam a resistência estrutural e a eficiência dos sistemas de segurança em diferentes cenários de colisão, como impactos frontais, laterais e contra pedestres. Além disso, os testes analisam tecnologias de assistência à segurança, como freios ABS e sistemas de alerta de colisão.

Entre os critérios avaliados, destacam-se:

  • Proteção para ocupantes adultos: analisada com base nos danos ao tórax, pescoço, cabeça e membros em diferentes tipos de impacto.
  • Proteção para crianças: considera a eficiência de cadeirinhas, sistemas de ancoragem e desativação de airbags.
  • Proteção para pedestres: avalia o nível de segurança em caso de atropelamentos.
  • Sistemas de auxílio à segurança: mede a eficácia de tecnologias projetadas para evitar ou minimizar acidentes.

Os resultados são apresentados em porcentagens, indicando o nível de proteção em cada categoria. Desde a revisão dos protocolos, os testes também consideram a interação entre crianças e airbags, exigindo que esses dispositivos sejam desativáveis quando cadeirinhas são instaladas voltadas para trás.

Modelos Recentemente Reprovados

Citroën C3 Aircross

Testado em 2024, o Citroën C3 Aircross registrou 33% de proteção para adultos e apenas 11% para crianças. Os principais problemas envolvem a proteção do tórax e joelhos do motorista em colisões frontais. Além disso, a impossibilidade de desativar o airbag do passageiro compromete a segurança das cadeirinhas. Esses fatores contribuíram para a baixa avaliação geral.

Entre as falhas, o modelo apresentou riscos graves para as crianças, especialmente no uso de cadeirinhas voltadas para trás, já que o airbag do passageiro não pode ser desativado. Além disso, a estrutura do painel revelou riscos para os joelhos dos ocupantes da frente.

Citroën C3

Outro modelo da mesma marca, o Citroën C3, foi testado em 2023 e obteve 31% de proteção para adultos e 12% para crianças. Os danos mais graves foram identificados no tórax e no pescoço do motorista, enquanto a falta de proteção adequada para crianças refletiu problemas similares aos do Aircross.

A baixa avaliação também se deve à ausência de recursos que desativem o airbag do passageiro, comprometendo a segurança no transporte de crianças pequenas. As cadeirinhas também apresentaram falhas na contenção do movimento durante impactos.

Jac E-JS1

O veículo elétrico Jac E-JS1, avaliado em 2022, apresentou desempenho crítico, com 0% de proteção para adultos e 6% para crianças. O teste revelou falhas graves na estrutura do habitáculo, incapaz de suportar colisões frontais ou laterais.

Além disso, o manual do veículo foi criticado por não fornecer orientações claras sobre a instalação de cadeirinhas infantis, agravando os riscos para crianças. O tórax dos ocupantes, tanto em impactos frontais quanto laterais, foi apontado como um ponto extremamente vulnerável.

Renault Duster

Em 2021, o Renault Duster alcançou 29% de proteção para adultos e 23% para crianças. Apesar de proteger parcialmente os ocupantes, o habitáculo não suportou impactos mais fortes, e foi identificado vazamento de combustível após o teste de colisão frontal.

Para crianças, as cadeirinhas conseguiram proteger parcialmente os ocupantes, mas o movimento excessivo da cabeça gerou risco de impacto com outras partes do veículo. Esses fatores contribuíram para a baixa nota.

Fiat Argo e Cronos

Os modelos Fiat Argo e Cronos, testados no mesmo ano, registraram 24% de proteção para adultos e 10% para crianças. As principais falhas incluem danos ao tórax e pescoço dos ocupantes da frente e a ausência de informações claras no manual sobre o uso correto de cadeirinhas infantis.

Além disso, os impactos laterais revelaram vulnerabilidades significativas na estrutura do veículo, expondo riscos graves para os ocupantes adultos.

Kia Sportage

O Kia Sportage, também avaliado em 2021, apresentou 48% de proteção para adultos e 15% para crianças. Embora tenha obtido resultados melhores que outros modelos, o carro não conseguiu oferecer segurança suficiente para crianças, principalmente pela impossibilidade de desativar o airbag frontal.

As falhas estruturais, especialmente em impactos laterais, e a falta de informações sobre as cadeirinhas adequadas foram fatores determinantes para o desempenho abaixo do esperado.

Resultados de Modelos Mais Antigos

Hyundai HB20

O Hyundai HB20, testado em 2020, obteve 19% de proteção para adultos e 10% para crianças. Os danos mais críticos foram identificados no tórax, coxas e pescoço dos ocupantes, com falhas graves tanto em impactos frontais quanto laterais. A impossibilidade de desativar o airbag do passageiro também foi um fator negativo.

A estrutura do veículo mostrou dificuldade em absorver impactos de diferentes tipos, deixando os ocupantes vulneráveis em diversas situações de colisão.

Ford Ka

O Ford Ka, nas versões hatch e sedan, alcançou 34% de proteção para adultos e 9% para crianças. Os testes revelaram danos significativos no pescoço e tórax em colisões, enquanto as instruções insuficientes para o uso de cadeirinhas comprometeram ainda mais a segurança.

Os danos às pernas dos ocupantes da frente foram considerados graves, destacando a necessidade de melhorias estruturais nesses modelos.

A Importância da Segurança Automotiva

Os testes do Latin NCAP são fundamentais para alertar os consumidores sobre a segurança oferecida pelos veículos disponíveis no mercado. Além disso, essas avaliações incentivam as montadoras a investirem em tecnologias e materiais que aumentem a proteção dos ocupantes e pedestres.

O mercado brasileiro, que frequentemente oferece carros com poucos airbags e sistemas de assistência básicos, ainda enfrenta desafios para garantir maior segurança nos veículos populares. A transparência dos testes é uma ferramenta essencial para informar o público e pressionar a indústria por melhorias.

Fonte: Wikipedia e G1.