Os brasileiros compraram mais de 767 mil motos novas até maio de 2024, conforme informou a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta terça-feira (4). No mês de maio, foram emplacadas 164.502 unidades, representando uma queda de 3,4% em comparação a abril, quando foram emplacadas 170.295 motocicletas.
Apesar da queda em maio, o número de emplacamentos de motos novas em 2024 apresenta um aumento de 1,90% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram emplacadas 161.432 unidades. Segundo a Fenabrave, o segmento de duas rodas continua aquecido e apresenta o melhor resultado de todo o setor no acumulado do ano.
Andreta Junior, presidente da Fenabrave, afirmou que a queda em maio se deveu à estabilidade na oferta de crédito e a um possível impacto decorrente dos emplacamentos não realizados no Rio Grande do Sul, cujas causas ainda estão sendo apuradas. Ele destacou que a procura por motos para serviços de entrega e transporte individual continua estimulando as vendas, especialmente das motos com até 250 cilindradas.
O presidente da Fenabrave ressaltou que, apesar da queda em maio, a média diária de vendas de motos em maio foi de 7,8 mil unidades. Esse número reflete a demanda constante por motocicletas, impulsionada pelo aumento do uso para serviços de entrega e transporte individual.
De acordo com a Fenabrave, o setor de duas rodas tem apresentado resultados positivos no acumulado do ano. A manutenção da procura por motos para serviços de entrega e transporte individual é um dos principais fatores que impulsionam as vendas.
A Bajaj tem se destacado no mercado brasileiro de motos, especialmente no segmento naked, onde seu modelo Dominar 400 apresentou um aumento significativo nas vendas. Em maio de 2024, a Dominar 400 vendeu 23,4% a mais em comparação com abril, totalizando 649 unidades vendidas. Esse desempenho coloca a Bajaj à frente da Honda CB 500, com quase o triplo de unidades vendidas.
A presença da Bajaj no Brasil é relativamente nova, com pouco mais de um ano no mercado. No entanto, a marca já está consolidando seu espaço e desafiando a liderança de outras fabricantes tradicionais. A expectativa é de que esse crescimento continue, pois a Bajaj planeja montar seus modelos em uma planta própria no Polo Industrial de Manaus.
A Yamaha, que atualmente lidera o segmento naked, está sentindo a pressão da Bajaj. A competição acirrada entre as duas marcas pode levar a mudanças no mercado, especialmente se a Bajaj mantiver o ritmo de crescimento. A Honda, embora ainda relevante, precisa reavaliar suas estratégias para competir efetivamente com a Bajaj.
No segmento das big trail, a BMW também está fazendo avanços. O modelo R 1300 GS subiu do 10º para o 6º lugar no ranking de vendas. Esse movimento indica que a BMW está recuperando espaço no mercado, embora ainda esteja atrás da líder Honda CB 500 X em termos de unidades emplacadas.
A Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos no Brasil, forneceu os dados que mostram essa dinâmica do mercado de motos. Segundo a Fenabrave, o setor de duas rodas continua a apresentar bons resultados, mesmo com pequenas oscilações mensais nas vendas.
Os resultados recentes sugerem que o mercado de motos no Brasil está cada vez mais competitivo. Marcas novas, como a Bajaj, estão entrando e estabelecendo presença, enquanto marcas tradicionais precisam ajustar suas estratégias para manter sua posição.