A Scania marcou presença na Fenatran 2024, o 24º Salão Internacional do Transporte de Carga, com uma série de realizações que reforçam seu protagonismo no setor de transporte sustentável. Entre os destaques, a venda do primeiro caminhão elétrico cavalo mecânico, o 30 G 4×2, à Reiter Log, é um marco significativo. Projetado para atender operações hub to hub e distribuição em curtas distâncias de até 200 km, o modelo opera com zero emissões de CO₂ e baixo custo operacional.
Pontos Principais:
A Reiter Log, maior cliente de soluções sustentáveis da Scania no Brasil, amplia sua frota composta por mais de 200 caminhões a gás, reforçando seu compromisso com a descarbonização. A empresa investe em biometano e acompanha as inovações do mercado para diversificar suas operações, como destacou Vanessa Pilz, diretora de ESG da companhia.
Além do caminhão elétrico, a Scania negociou todos os veículos expostos na Fenatran. Entre os modelos vendidos, destacam-se o P 280 6×4 XT, voltado à construção civil, e o GH 460 6×2, movido a gás e com autonomia de 650 km. A edição Performance G-Line 370 estreou na feira com a venda de quase 300 unidades, reforçando a receptividade do mercado às soluções da fabricante.
O prêmio Truck of the Year Latin America 2025 foi concedido à linha R da Scania, reconhecida por avanços em eficiência energética, segurança e conforto. A premiação, parte do International Truck of the Year, contou com um júri de 20 especialistas da América Latina e foi recebida por executivos da Scania, incluindo Christian Levin, CEO mundial da marca.
A Scania também celebrou marcas históricas, como 80 mil caminhões da Nova Geração emplacados desde 2019 e 20 mil unidades da linha Super comercializadas em dois anos. O desempenho da marca em 2024 inclui quase 15.500 caminhões emplacados de janeiro a outubro, com crescimento em participação de mercado.
Iniciativas de acessibilidade foram outro destaque do estande da Scania. Totens com conteúdos em braile e tradução em libras facilitaram o acesso às especificações dos modelos. O estúdio Scania também contou com tradução simultânea e interpretação em libras para atender ao público com deficiência auditiva.
A área de serviços financeiros da Scania realizou promoções e sorteios diários, culminando na campanha Dreamline Fenatran, que premiou clientes com quatro caminhões. A GC Empreendimentos e Participações, de Sinop (MT), foi uma das vencedoras, levando um modelo 560 R 6×4 Super.
Fonte: Scania.