A Ferrari Roma Spider foi lançada no Brasil e apresentada no showroom Ferrari São Paulo. O modelo conversível, que já registrou a venda de 20 unidades ao preço de R$ 3,75 milhões cada, deve ter todas as unidades entregues até o final do ano. Esta versão do esportivo possui um motor V8 biturbo de 3.885 cm³, produzindo 628 cv de potência e 77,5 kgfm de torque. O veículo tem câmbio automatizado de dupla embreagem com oito velocidades e tração traseira.
O Roma Spider alcança uma velocidade máxima de 320 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos. Além disso, o carro atinge 200 km/h em 9,7 segundos. A capota do conversível é flexível e permite diversas personalizações, incluindo a escolha de costuras contrastantes. O processo de abertura ou fechamento da capota leva 13,5 segundos e pode ser realizado em velocidades de até 60 km/h.
O veículo pesa 1.556 quilos na condição seca e possui um chassi de alumínio, o que contribui para uma distribuição de peso entre os eixos de 48% na frente e 52% atrás, otimizando o equilíbrio dinâmico do veículo. Internamente, o Roma Spider é equipado com um painel de instrumentos digital de 10,5 polegadas e uma tela multimídia vertical de 8,4 polegadas, além de uma tela adicional para o passageiro. Os assentos esportivos do carro são aquecíveis e ajustáveis em 18 posições diferentes. Como opcional, há um sistema de aquecimento para a região do pescoço, ideal para uso com a capota aberta em dias frios. O compartimento de bagagem tem capacidade para 255 litros.
Esta versão é parte da estratégia da Ferrari de oferecer modelos com personalizações extensivas, possibilitando aos compradores escolher detalhes específicos para seus veículos, refletindo as preferências individuais em termos de estilo e funcionalidade. A espera por uma unidade personalizada pode chegar a seis meses, conforme informações da representante da marca no Brasil. A introdução da Roma Spider reforça a presença da Ferrari no segmento de luxo no mercado brasileiro, proporcionando uma opção adicional para entusiastas de carros esportivos e colecionadores.
Ficha Técnica do Ferrari Roma Spider 3.9 V8
Geral
- Ano: 2024
- Propulsão: Combustão
- Combustível: Gasolina
- Procedência: Importado
- Configuração: Conversível
- Porte: Médio
- Lugares: 4
- Portas: 2
- Geração: F169A
Motor
- Instalação: Dianteiro
- Disposição: Longitudinal
- Cilindros: 8 em V
- Cilindrada unitária: 482 cm3
- Válvulas por cilindro: 4
- Razão de compressão: 9,45:1
- Deslocamento: 3855 cm3
- Código do motor: F154
- Peso/potência: 2,67 kg/cv
- Peso/torque: 21,3 kg/kgfm
- Aspiração: Turbocompressor
- Alimentação: Injeção direta
- Comando de válvulas: Duplo no cabeçote
- Variação do comando: Admissão e escape
- Acionamento comando: Corrente
- Diâmetro do cilindro: 86,5 mm
- Curso do pistão: 82 mm
- Potência máxima: 620 cv a 7500 rpm
- Torque máximo: 77,6 kgfm a 3000 rpm
- Torque específico: 20,1 kgfm/litro
- Potência específica: 160,8 cv/litro
Transmissão
- Tração: Traseira
- Câmbio: Automatizado de 8 marchas
- Acoplamento: Embreagem dupla a seco
Suspensão
- Dianteira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
- Traseira: Independente, braços sobrepostos
- Elemento elástico: Mola helicoidal
Freios
- Dianteiros: Disco de carbono-cerâmica
- Traseiros: Disco de carbono-cerâmica
Direção
- Assistência: Elétrica
- Diâmetro de giro: Não informado
Pneus
- Dianteiros: 245/35 R20
- Altura do flanco: 86 mm
- Traseiros: 285/35 R20
- Altura do flanco: 100 mm
Dimensões
- Comprimento: 4656 mm
- Distância entre-eixos: 2670 mm
- Bitola dianteira: 1562 mm
- Porta-malas: 240 litros
- Peso: 1654 kg
- Largura: 1974 mm
- Altura: 1306 mm
- Bitola traseira: 1679 mm
- Tanque de combustível: 78 litros
Desempenho
- Velocidade máxima: 320 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 3,4 s
Consumo
- Urbano: 6,9 km/l
- Rodoviário: 8,3 km/l
Autonomia
- Urbana: 538 km
- Rodoviária: 647 km
Equipamentos do Ferrari Roma Spider 3.9 V8
Segurança
- Freios ABS
- Airbags frontais
- Airbags laterais
- Airbags de cortina
- Alarme antifurto perimétrico
- Cintos de três pontos para todos os ocupantes
- Encosto de cabeça para todos os ocupantes
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Faróis de LED
- Faróis com refletores duplos
- Faróis com regulagem de altura
- Repetidores laterais das luzes de direção
- Travamento central das portas
- Luz de condução diurna
- Desembaçador do vidro traseiro
- ISOFIX para fixação de cadeira infantil
- Assistente de partida em rampa
- Vetorização de torque
- Disco de freio de carbono-cerâmica
Conforto
- Ar-condicionado
- Ar-condicionado automático
- Zonas de ar-condicionado: 2
- Ar quente
- Direção assistida
- Banco do motorista com ajuste de altura
- Apoio de braço para o motorista
- Câmbio automático
- Ajuste do volante em altura
- Ajuste do volante em profundidade
- Bancos revestidos em couro
- Banco do motorista com ajuste elétrico
- Banco do motorista com aquecimento (Opcional)
- Controle automático de velocidade
- Controle elétrico dos vidros dianteiros
- Faróis com acendimento automático
- Limpador de para-brisa automático
- Ajuste elétrico dos retrovisores
- Retrovisor interno fotocrômico
- Rodas de liga leve
- Troca de marchas no volante
- Destravamento remoto do porta-malas
- Comando interno da tampa de abastecimento
- Chave presencial
Entretenimento
- Rádio
- Conexão USB
- Conexão Bluetooth
- Navegador GPS
- Volante multifuncional
- Computador de bordo
- Conta-giros
- Termômetro do líquido de arrefecimento
- Indicador de temperatura externa
- Espelhamento da tela do celular
*Com informações da Ferrari, Vrum, Webmotors e Autoesporte.