Muita gente deve ter visto diversas notícias sobre a mudança de nome anunciada pela Volkswagen para o mercado Norte Americano, mas tudo não passou de uma “brincadeira” de mau gosto.
Segundo a marca, o novo nome seria Voltswagen, uma alusão ao recente anúncio de eletrificação da linha. E realmente faria sentido. Mas na verdade foi só uma jogada de marketing.
A Volkswagen fez uma jogada de marketing que deixou todo mundo com raiva, pois todos pensaram que a mudança seria verídica. Trata-se do anúncio da mudança de nome que a marca faria nos Estados Unidos, passando a se chamar Voltswagen, uma clara alusão à eletrificação da linha.
Mas tudo não passou de uma propaganda, utilizando uma brincadeira de mau gosto, com vistas ao lançamento próximo do ID.4 no país americano. Foi a forma que encontraram de chamar a atenção – e conseguiram – para essa campanha do novo modelo.
Depois de ter feito anúncio oficial, publicado inclusive nos perfis oficiais da marca e até mesmo utilizando o nome do CEO em depoimento, a empresa assumiu que foi tudo uma brincadeira.
Como desculpa, disse que essa estratégia já foi utilizada no passado, relembrando a campanha de 2003, quando fizeram uma renomeação temporária de Wolfsburg para Golfsburg e que chamou a atenção do público para o lançamento do Golf.
Segundo a Volks, a estratégia deu certo, “as muitas respostas positivas nas redes sociais mostram que alcançamos esse objetivo.” Portanto, não houve uma retratação ou pedido de desculpas de fato.
O grande problema dessa chamada estratégia de marketing é que vivemos numa época em que qualquer pessoa pode postar uma notícia inverídica, e a mídia mundial está numa verdadeira cruzada para combater esse tipo de evento, tão famoso das fake news.
Ora, quando uma empresa desse porte age dessa maneira para chamar a atenção para um produto, e toda a grande mídia “cai na armadilha” cria no público um descrédito que demora em ser dissolvido.
Dizer que a imprensa de uma forma geral foi ingênua ao divulgar a “brincadeira” não é verdade. Os motivos para acreditar que a empresa alemã mudaria seu nome nos Estados Unidos não faltam.
Em primeiro lugar, o seu desemepnho comercial naquele país é bem fraco. Além disso, a fabricante ainda tenta se reerguer dos escândalos, fraudes e corrupção do dieselgate. Fortalecer sua linha de carros elétricos seria uma forma de remissão, cuja alteração do nome seria muito bem-vinda.
As grandes fabricantes de carros a nível mundial estão investindo muito dinheiro e esforços no desenvolvimento de veículos elétricos, e a própria Volkswagen anunciou que substituiria toda sua linha nos próximos anos.
A empresa inda publicou a “brincadeira” em canais oficiais e que costumavam ser tomados com seriedade. Embora seja uma prática comum as montadoras fazerem alguma brincadeira no dia 1º de abril, isso acontece APENAS nessa data.
Depois de perceber que a coisa saiu mal, a VW alegou que uma “comunicação oficial com a trolagem” havia vazado antes da hora. Será mesmo? Começa ficar difícil saber quando a Volkswagen diz a verdade, quando brinca, ou quando mente…