A indústria automotiva, em constante evolução, está enfrentando uma crescente demanda por semicondutores e componentes eletrônicos devido à eletrificação dos veículos e à expansão das funções de assistência à condução autônoma.
Nesse cenário desafiador, o Grupo Volkswagen, um dos líderes globais no setor automotivo, está reforçando sua estratégia de aquisição de semicondutores para garantir o suprimento a longo prazo e manter sua posição de liderança tecnológica e competitividade.
Os semicondutores são componentes essenciais para a produção de veículos modernos, impulsionando a inovação e viabilizando novos produtos no mercado automotivo. À medida que os veículos se tornam mais eletrificados e incorporam funções de assistência à condução autônoma, a demanda por semicondutores está em constante crescimento.
Essa crescente demanda não se limita apenas aos semicondutores mais comuns; novas inovações automotivas estão impulsionando o uso de semicondutores de vanguarda. Em comparação com o passado, quando apenas alguns semicondutores eram usados em unidades de controle de veículos, hoje um veículo como o Skoda Enyaq conta com cerca de 90 unidades de controle e aproximadamente oito mil componentes eletrônicos.
No entanto, o aumento na demanda por semicondutores não é o único desafio que a indústria automotiva enfrenta. A pandemia de COVID-19 e a subsequente crise dos chips têm impactado significativamente a produção de veículos em todo o mundo. Esses eventos trouxeram à tona a necessidade de uma abordagem estratégica para garantir o suprimento estável de semicondutores e componentes eletrônicos.
O Grupo Volkswagen está adotando uma abordagem proativa para lidar com esses desafios e garantir que o suprimento de semicondutores seja seguro a longo prazo. Para alcançar esse objetivo, a empresa está implementando uma série de mudanças significativas em seu processo de aquisição de componentes eletrônicos. Aqui estão os principais pontos dessa reorganização estratégica:
Uma das pedras angulares dessa estratégia é a busca por um alto grau de transparência na cadeia de valor dos semicondutores. Isso implica em um conhecimento preciso das peças que são utilizadas nos veículos, o que, por sua vez, permite determinar a demanda global e a disponibilidade desses componentes. A transparência é uma arma poderosa para evitar gargalos no fornecimento.
Além da transparência, a empresa está expandindo seu sistema de gerenciamento de riscos. Isso significa que, no futuro, o Grupo Volkswagen será capaz de avaliar e mitigar riscos a nível individual, identificando problemas potenciais com antecedência e evitando que eles afetem a produção.
Para garantir o acesso estável a semicondutores estrategicamente importantes e a futuros desenvolvimentos internos, o Grupo planeja adquirir diretamente dos fabricantes de semicondutores. Essa abordagem oferece uma rota mais direta e segura para a aquisição desses componentes cruciais.
Uma mudança significativa é a colaboração estreita com fornecedores diretos. No passado, esses fornecedores tinham liberdade para decidir quais peças eletrônicas seriam utilizadas nos veículos. Agora, o setor de aquisições do Grupo Volkswagen, em parceria com esses fornecedores, determinará quais semicondutores e outras peças eletrônicas serão incorporados nos veículos.
Para coordenar esses esforços e garantir consistência nas decisões de aquisição, foi criado o Comitê de Fornecimento de Semicondutores (Semiconductor Sourcing Committee – SSC). Este comitê conta com a participação de representantes das marcas do Grupo, além da Volkswagen Group Components e da CARIAD (empresa de desenvolvimento de software da Volkswagen). O SSC desempenhará um papel fundamental na execução eficiente dessa nova estratégia.
A crescente eletrificação dos veículos e a demanda por funções de assistência à condução autônoma estão impulsionando a importância dos semicondutores na indústria automotiva. Como resultado, o valor dos componentes eletrônicos no custo de um veículo deverá mais que dobrar até 2030, em comparação com a média atual de cerca de 600 euros por veículo.
O Grupo Volkswagen está posicionando a indústria automotiva como um cliente em crescimento na indústria de semicondutores. Atualmente, a indústria automotiva ocupa o quinto lugar entre os maiores compradores de semicondutores, com um volume de aquisições globais de cerca de 47 bilhões de dólares. No entanto, até 2030, espera-se que ela alcance a terceira posição, com um volume próximo a 147 bilhões de dólares.
Para enfrentar os desafios pós-pandemia da COVID-19 e a crise dos chips, o Grupo Volkswagen lançou a iniciativa COMPASS no início de 2022. Inicialmente focada em garantir a continuidade dos programas de veículos, essa iniciativa evoluiu para abordar áreas estratégicas fundamentais com base nas lições aprendidas durante a crise dos semicondutores. A COMPASS visa fornecer soluções a longo prazo para garantir o suprimento de semicondutores e componentes eletrônicos.