Volkswagen Tera surge sem camuflagem antes da estreia no Brasil

Em meio a testes na Europa, o Volkswagen Tera surge sem disfarces, antecipando detalhes antes do lançamento no Brasil. O SUV compacto, que será fabricado em Taubaté, usará a plataforma MQB-A0 e terá motor 1.0 TSI de 116 cv. Com estreia marcada para 2 de março de 2025, ele competirá com Fiat Pulse e Renault Kardian no segmento.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 17/02/2025

O mercado automotivo brasileiro está prestes a receber um novo SUV compacto da Volkswagen. Trata-se do VW Tera, modelo que será produzido na fábrica de Taubaté (SP) e posicionado abaixo do T-Cross e do Nivus. Com lançamento previsto para 2 de março de 2025, o veículo já foi flagrado sem camuflagem na Europa, antecipando detalhes sobre seu design e configuração mecânica.

Pontos Principais:

  • Lançamento oficial em 2 de março de 2025, durante o Carnaval.
  • Produção na fábrica de Taubaté (SP) utilizando a plataforma MQB-A0.
  • Motorização principal com motor 1.0 TSI de 116 cv e opções de câmbio manual ou automático.
  • Concorrência direta com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt.

O modelo utiliza a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus, garantindo um projeto alinhado à estratégia global da marca. Seu comprimento deve ficar na faixa dos 4 metros, tornando-o mais compacto do que os SUVs já oferecidos pela fabricante no Brasil. O entre-eixos será de 2.566 mm, uma medida intermediária em relação a concorrentes como Fiat Pulse e Renault Kardian.

Nas ruas da Europa, o Volkswagen Tera apareceu sem camuflagem, revelando detalhes de seu design antes do lançamento no Brasil. O SUV será produzido em Taubaté e usará a plataforma MQB-A0.
Nas ruas da Europa, o Volkswagen Tera apareceu sem camuflagem, revelando detalhes de seu design antes do lançamento no Brasil. O SUV será produzido em Taubaté e usará a plataforma MQB-A0.

A motorização deve seguir a linha dos modelos compactos da Volkswagen, com destaque para o motor 1.0 TSI, que entrega 116 cv de potência. Além disso, há rumores sobre uma versão de entrada equipada com motor 1.0 aspirado de três cilindros, similar ao utilizado no Polo. As opções de câmbio incluirão uma transmissão manual para as versões mais acessíveis e um automático de seis marchas nas configurações superiores.

Design e características

O VW Tera segue a identidade visual dos novos modelos europeus da Volkswagen. Elementos como a grande grade inferior no para-choque e a barra cromada conectando os faróis são algumas das características observadas no flagra do modelo na Europa. Diferentemente de SUVs mais sofisticados da marca, ele não contará com a grade iluminada.

Na lateral, o modelo apresenta proporções semelhantes às do T-Roc, com colunas traseiras largas e rodas de 16 ou 17 polegadas. A traseira, ainda camuflada nos flagras, sugere um design inspirado no T-Cross, com lanternas integradas por uma faixa horizontal.

O posicionamento do Tera será entre o Polo e os SUVs de entrada da Volkswagen. Para manter o preço competitivo, o modelo não deve contar com teto solar e outras tecnologias presentes em versões mais sofisticadas de SUVs da marca.

Motorização e desempenho

A Volkswagen adotará no Tera a mesma estratégia utilizada em seus modelos compactos, oferecendo motores já conhecidos no mercado. A versão principal utilizará o motor 1.0 TSI de três cilindros, capaz de gerar 116 cv, semelhante ao Polo.

Além da opção turbo, especula-se que o Tera poderá contar com uma versão de entrada equipada com o motor 1.0 aspirado, visando oferecer uma opção mais acessível ao consumidor. Essa estratégia é similar à adotada pela Citroën no Basalt, que conta com motorizações distintas conforme a versão.

As opções de câmbio incluirão uma transmissão manual para as versões básicas, enquanto as configurações intermediárias e topo de linha serão equipadas com um câmbio automático de seis marchas. Essa configuração permitirá que o modelo atenda a diferentes perfis de consumidores.

Dimensões e espaço interno

O VW Tera terá dimensões compactas, com aproximadamente 4 metros de comprimento e um entre-eixos de 2.566 mm. Essa medida o posiciona entre concorrentes diretos como Fiat Pulse, com 2.532 mm, e Renault Kardian, com 2.604 mm.

A plataforma MQB-A0, compartilhada com outros modelos da Volkswagen, deve proporcionar um aproveitamento eficiente do espaço interno. Embora menor que o T-Cross, o modelo poderá oferecer um nível de conforto semelhante devido ao design otimizado.

O porta-malas e o espaço para os passageiros ainda não foram detalhados pela Volkswagen. No entanto, espera-se que siga a proposta de um SUV compacto urbano, priorizando eficiência e praticidade no uso diário.

Concorrentes e posicionamento

O VW Tera entrará em um segmento competitivo, onde disputará mercado com modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. A Volkswagen pretende posicioná-lo como uma alternativa entre os hatches compactos e os SUVs de entrada da marca.

Para se destacar, o modelo apostará na motorização eficiente, na plataforma moderna e no design atualizado. O preço será um fator determinante para sua aceitação no mercado, especialmente considerando o crescimento da concorrência nesse segmento.

O lançamento do Tera está marcado para 2 de março de 2025, coincidindo com o Carnaval. Com isso, a Volkswagen busca aproveitar o período de alta exposição midiática para apresentar seu novo SUV ao público brasileiro.

Expectativas para o lançamento

O VW Tera será um dos principais lançamentos da Volkswagen no Brasil em 2025. Com um projeto desenvolvido para atender às demandas do mercado de SUVs compactos, o modelo será uma opção intermediária entre os hatches e os utilitários esportivos da marca.

A confirmação do lançamento para março reforça a importância do modelo na estratégia da Volkswagen. Até a apresentação oficial, novas informações podem surgir, incluindo detalhes sobre versões, equipamentos e preços.

A chegada do Tera ao Brasil ampliará o portfólio da Volkswagen, oferecendo mais uma opção para os consumidores que buscam um SUV compacto. O modelo será produzido localmente, o que pode contribuir para um posicionamento competitivo no segmento.

Fonte: Motor.es, X e Motor1.