VW up! 2021 tem apenas 4 lugares

A linha 2021 do Volkswagen up! passará a ter apenas 4 lugares e será fabricado apenas na versão Xtreme, tal como os que são comercializados na Europa atualmente. Isso acontecerá para que todos os passageiros tenham encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo à nova legislação de trânsito vigente no Brasil a partir de 2021.
Publicado em Carros dia 15/01/2021 por Alan Corrêa

A linha 2021 do Volkswagen up! passará a ter apenas 4 lugares e será fabricado apenas na versão Xtreme, tal como os que são comercializados na Europa atualmente.

Isso acontecerá para que todos os passageiros tenham encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos, atendendo à nova legislação de trânsito vigente no Brasil a partir de 2021.

Perda ou aquisição?

Apesar do modelo perder um lugar, o modelo ganhará uma extensa lista de itens de série, com mais conforto e tecnologia. Além disso, convenhamos, quem compra um up! não está preocupado com transportar 5 passageiros.

Sendo assim, é mais uma aquisição do que uma perda para o modelo. Em sua lista de itens de série podemos destacar: o duplo airbag frontal, sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha infantil, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (alerta de frenagem de emergência), controle de tração e DRL (luz de condução diurna), direção com assistência elétrica (Easy Drive), volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo ‘Plus’, ‘Keyless’ (sistema de alarme com comando remoto), sistema de som ‘Composition Phone’, 4 alto-falantes e 2 tweeters, rodas de liga leve de 15 polegadas, vidros dianteiros elétricos, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis.

Se bem não seja possível adquirir nenhum pacote adicional, uma vez que essa já é a versão top de linha, é possível escolher uma das cinco cores sólidas ou duas metálicas que a marca oferece para o modelo. No caso das duas últimas (Cinza Platinum e Prata Sirius), o valor extra é de R$ 1.570.

Motorização eficiente e econômica

Outra grande vantagem do modelo é sua motorização eficiente e econômica ao mesmo tempo. Equipado com o motor EA211 1.0 TSI de três cilindros, turbo-alimentado, com injeção direta de combustível, ele proporciona 105 cv de potência e um torque de 16,8 kgfm (165 Nm), entregues a partir de 1.500 rpm. A transmissão continua sendo a manual de cinco marchas.

Proibido sentar

Diante da imposição legal do encosto de cabeça e sinto de três pontos para todos os assentos dos veículos no Brasil, a Volkswagen decidiu que seria melhor perder um lugar do que desenvolver um novo encosto que atendesse a nova legislação.

Mas ela não levou em consideração apenas os custos desse possível projeto, senão a proposta do modelo. Tão pequeno, já era difícil mesmo ter 3 ocupantes no banco de trás.

Por isso, a marca deixou bem claro que está proibido sentar no meio do banco, o que fica evidente com o símbolo característico de “proibido sentar”. Ninguém vai poder dizer que não sabia, mas muita gente vai continuar fazendo…

Preço dessa única versão

Considerando todas essas alterações, a versão única em que o modelo será oferecido, com a extensa lista de itens de série e a motorização acima descrita, o modelo oferece um bom custo benefício – desde que você não precise de espaço – com valor anunciado de R$ 60.090.

Contudo, se considerarmos que em seu lançamento em 2014 o modelo tinha preço inicial de R$ 26.900, o preço atual ficou bem carinho, mais que o dobro do original up!. Claro que essa comparação é um pouco injusta, uma vez que já se passaram praticamente 7 anos, com tantas alterações na economia, e com a atual versão e equipamentos de série do modelo. Mas, o certo é que sua proposta mudou ao longo desses anos.

Outro detalhe que merece ser mencionado é que a especulação garante que esse é o último ano do up!. Será verdade? O enxugamento da gama, mantendo apenas a versão mais cara do modelo, parece ir de encontro que essa especulação.