A busca pela volta mais rápida em circuitos famosos tem sido um verdadeiro campo de batalha para as montadoras de superesportivos elétricos. O palco da vez foi o Circuito Internacional de Xangai, e os protagonistas foram o Porsche Taycan Turbo GT e um desafiante inusitado: o Xiaomi SU7 Ultra.
Pontos Principais:
Sim, a mesma Xiaomi que fabrica celulares e eletrônicos de consumo agora está no jogo dos carros elétricos. E não entrou para brincar. Com 1527 cv despejados por três motores elétricos, o SU7 Ultra não só desafiou o Taycan Turbo GT como destruiu seu recorde anterior. A nova marca agora pertence à Xiaomi, com um tempo de 2 minutos e 9,94 segundos, contra os 2 minutos e 11,28 segundos do modelo alemão.
A pergunta que fica: um carro de uma marca recém-chegada ao mercado de superesportivos pode realmente enfrentar um ícone alemão e sair vitorioso? A resposta, ao que tudo indica, é um sim bastante convincente.
No mundo dos elétricos de alto desempenho, há duas regras não escritas. Primeira: se for rápido, será comparado ao Tesla Model S Plaid. Segunda: se quiser ser levado a sério, tem que colocar um tempo em Nürburgring ou Xangai. A Xiaomi já cumpriu a primeira ao anunciar potência superior ao Model S Plaid e ao Taycan Turbo GT. Agora, tratou de cumprir a segunda, batendo o tempo do Porsche no traçado chinês.
O Taycan Turbo GT até então era o rei da pista, ostentando um motor de 1034 cv e um pacote aerodinâmico otimizado para velocidade. Mas a Xiaomi veio preparada, e não só aumentou a potência para mais de 1500 cv como também equipou o SU7 Ultra com três motores – um na dianteira e dois na traseira –, garantindo aceleração e tração otimizadas.
O resultado? Enquanto o Taycan Turbo GT alcançava 291 km/h na reta principal de Xangai, o SU7 Ultra chegou a 323 km/h. Números que explicam, em grande parte, como o modelo chinês conseguiu superar a marca do rival.
Não basta colocar mais potência debaixo do capô – ou, nesse caso, nas baterias. Para alcançar o recorde, o SU7 Ultra precisou de um pacote completo de engenharia de ponta.
O carro utilizado no recorde estava dentro das especificações de produção, sem modificações que pudessem levantar dúvidas sobre a legitimidade do feito. A Xiaomi usou o mesmo sistema oficial de cronometragem da Fórmula 1 para registrar o tempo, assegurando credibilidade.
Para que um carro se torne uma lenda nos circuitos, não basta ter potência – é preciso uma volta perfeita. No caso do SU7 Ultra, a responsabilidade ficou nas mãos de Ren Zhoucan, chefe de desenvolvimento dinâmico da Xiaomi EV.
A estratégia foi clara: aproveitar o maior torque e a velocidade em linha reta para ganhar tempo nas partes mais abertas do circuito, enquanto o chassi otimizado mantinha estabilidade nas curvas. O resultado foi uma volta consistente, sem grandes deslizes, garantindo que o tempo final fosse o suficiente para destronar o Porsche.
Não é todo dia que uma marca novata no mercado de superesportivos consegue superar uma das referências da indústria. Com esse feito, a Xiaomi não só provou que seu SU7 Ultra é um carro de alto desempenho, mas também que pode competir diretamente com gigantes do setor.
Isso levanta algumas questões importantes:
A marca já confirmou que o modelo será lançado oficialmente no final de fevereiro na China. Ainda não há informações sobre disponibilidade global, mas o interesse pelo carro cresce a cada novo recorde batido.
O recorde do Xiaomi SU7 Ultra no Circuito de Xangai não é apenas uma vitória para a marca, mas um sinal claro de que a disputa entre os elétricos de alto desempenho está só começando.
Se antes a Porsche dominava a cena com o Taycan Turbo GT e a Tesla brigava pela atenção com o Model S Plaid, agora há uma nova variável no jogo. A Xiaomi mostrou que tem tecnologia e recursos para desafiar as gigantes do setor, e o SU7 Ultra pode ser apenas o primeiro de uma nova geração de superesportivos elétricos vindos da China.
O que vem a seguir? A próxima batalha pode acontecer em Nürburgring ou até mesmo nos Estados Unidos, onde a Tesla reina soberana. Mas, por enquanto, o SU7 Ultra pode celebrar seu título de sedã elétrico mais rápido do Circuito de Xangai.
Fonte: Globalchinaev, Carbuzz, Carscoops e Drivencarguide.