Xiaomi SU7 Ultra estabelece recorde em Nürburgring: fabricante chinesa supera o tempo da Tesla em 40 segundos e mostra potencial para ampliar ainda mais essa vantagem

A Xiaomi estabeleceu o recorde de carro de quatro portas mais rápido em Nürburgring Nordschleife com seu protótipo elétrico SU7 Ultra, que completou a volta em 6 minutos e 46,874 segundos, superando o Tesla Model S Plaid em quase 40 segundos. Equipado com três motores e uma bateria desenvolvida pela CATL, o SU7 Ultra atinge até 1.548 cv, reforçando a presença da Xiaomi no setor automotivo de alto desempenho.
Publicado por Alan Corrêa em Xiaomi dia 5/11/2024

A Xiaomi, tradicionalmente conhecida pelo desenvolvimento de smartphones e dispositivos eletrônicos, alcançou uma nova marca em sua trajetória: o recorde de carro de quatro portas mais rápido no circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Com o protótipo elétrico SU7 Ultra, a empresa chinesa estabeleceu um tempo de 6 minutos e 46,874 segundos, superando o Tesla Model S Plaid em quase 40 segundos, que anteriormente era o mais rápido em sua categoria.

O feito representa mais do que uma simples conquista de velocidade para a Xiaomi. A marca busca demonstrar seu potencial no mercado automotivo e firmar sua presença em um setor competitivo e voltado a inovações tecnológicas. A empresa destaca que esse recorde é resultado de um esforço contínuo para desenvolver tecnologias avançadas em mobilidade elétrica.

O circuito de Nürburgring é conhecido como um dos trajetos mais técnicos e exigentes do mundo, sendo um desafio para qualquer montadora que busca testar a resistência e a eficiência de seus veículos. O tempo do Xiaomi SU7 Ultra coloca-o na liderança entre os carros de quatro portas, um feito importante para a imagem da marca no segmento automotivo.

O Protótipo Xiaomi SU7 Ultra

Equipado com três motores e uma bateria da CATL, o SU7 Ultra da Xiaomi alcança 1.548 cv, permitindo uma velocidade máxima de 350 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundos.
Equipado com três motores e uma bateria da CATL, o SU7 Ultra da Xiaomi alcança 1.548 cv, permitindo uma velocidade máxima de 350 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundos.

Após o lançamento inicial do modelo SU7, a Xiaomi apresentou uma versão protótipo chamada SU7 Ultra, desenvolvida especialmente para competir com modelos de alto desempenho no circuito de Nürburgring. Equipado com motor elétrico V8s, o SU7 Ultra foi projetado com o objetivo de ser o carro de quatro portas mais rápido do mundo, combinando potência e inovação tecnológica para alcançar alta performance.

A Xiaomi destaca que o motor V8s do SU7 Ultra foi desenvolvido internamente e alcança até 27.200 rotações por minuto (rpm). Este motor possui capacidade de gerar até 578 cavalos de potência (HP) e está associado a uma bateria desenvolvida pela CATL, uma empresa especializada na fabricação de baterias de alta performance. O SU7 Ultra é equipado com três motores que, juntos, alcançam uma potência combinada de 1.548 cv, permitindo que o veículo vá de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundos e atinja uma velocidade máxima de 350 km/h.

O projeto do SU7 Ultra, segundo a Xiaomi, foi idealizado para enfrentar desafios extremos e oferecer uma resposta imediata no controle de torque e aceleração. Esse desenvolvimento também traz conhecimentos que podem ser aplicados em veículos de produção futura, demonstrando o compromisso da Xiaomi com o avanço da tecnologia automotiva.

Lista de Destaques do Xiaomi SU7 Ultra

  • Motor elétrico V8s com 27.200 rpm, produzido internamente pela Xiaomi.
  • Potência combinada de 1.548 cv, alcançada por três motores elétricos.
  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 1,97 segundos e velocidade máxima de 350 km/h.
  • Tempo recorde de 6 minutos e 46,874 segundos no circuito de Nürburgring Nordschleife.
  • Comparação de desempenho com Tesla Model S Plaid, superado em quase 40 segundos.
  • Condições de pista úmida e falha técnica durante o recorde, com potencial para tempo menor.
  • Desenvolvimento de tecnologias aplicáveis a futuros veículos de produção pela Xiaomi.
  • Projeto de motor e bateria em colaboração com a CATL, especialista em baterias de alta performance.
  • Integração de sensores avançados para controle de torque e aceleração.
  • Primeira participação de destaque da Xiaomi no mercado automotivo de alto desempenho.

Desempenho no Circuito de Nürburgring Nordschleife

A Xiaomi bateu recorde no circuito de Nürburgring Nordschleife com o protótipo SU7 Ultra, marcando 6 minutos e 46,874 segundos e superando o Tesla Model S Plaid em cerca de 40 segundos.
A Xiaomi bateu recorde no circuito de Nürburgring Nordschleife com o protótipo SU7 Ultra, marcando 6 minutos e 46,874 segundos e superando o Tesla Model S Plaid em cerca de 40 segundos.

O circuito de Nürburgring Nordschleife, também conhecido como “Inferno Verde”, é uma das pistas mais icônicas do mundo, com 20 quilômetros de extensão e um traçado que combina curvas técnicas e retas desafiadoras. Este local é famoso entre os fabricantes de automóveis e pilotos por sua complexidade e por exigir controle total e concentração do piloto em cada trecho do percurso.

Para alcançar o melhor tempo, a Xiaomi realizou diversos testes com o SU7 Ultra no circuito, visando adaptar o protótipo às condições extremas da pista. Durante a tentativa que estabeleceu o recorde, o piloto David Pittard enfrentou condições de pista úmida em algumas áreas e pequenos problemas técnicos, como uma falha momentânea no acelerador, causada por folhas que obstruíram um sensor fotoelétrico na parte frontal do veículo.

Apesar das adversidades, o SU7 Ultra garantiu seu lugar como o carro de quatro portas mais rápido a percorrer Nürburgring Nordschleife. A Xiaomi acredita que o tempo poderia ser ainda menor em condições ideais de pista, o que reforça o potencial do protótipo para futuras competições e novos recordes no circuito.

Comparação com o Tesla Model S Plaid

O tempo do SU7 Ultra no circuito de Nürburgring Nordschleife coloca-o aproximadamente 40 segundos à frente do Tesla Model S Plaid, um dos carros elétricos de produção mais rápidos do mundo. O Tesla Model S Plaid, que anteriormente detinha o recorde entre os carros de quatro portas, registrou um tempo de 7 minutos e 25,231 segundos com um pacote de aprimoramento para pistas.

Por ser um protótipo, o SU7 Ultra se diferencia do Model S Plaid, que é um modelo de produção voltado para o mercado de consumidores. Mesmo assim, a Xiaomi conseguiu demonstrar que, em termos de desempenho, seu protótipo supera um dos veículos mais avançados e reconhecidos no setor de mobilidade elétrica.

A Xiaomi acredita que o desempenho do SU7 Ultra reforça seu compromisso em desenvolver tecnologias inovadoras e contribuir para o avanço da indústria automotiva. A marca vê essa conquista como uma prova de que os fabricantes chineses podem competir diretamente com empresas tradicionais no desenvolvimento de veículos de alto desempenho.

Perspectivas da Xiaomi no Setor Automotivo

A participação da Xiaomi em competições como Nürburgring Nordschleife permite que a empresa adquira experiência prática e conhecimento avançado em mobilidade elétrica, que podem ser aplicados a veículos de produção futura. Além disso, esse recorde fortalece a imagem da Xiaomi como uma empresa que explora novas áreas de atuação, expandindo suas operações para além dos dispositivos eletrônicos de consumo.

No contexto da indústria automotiva, marcas de diferentes países vêm buscando estabelecer seu valor competitivo em competições de alto desempenho. A Xiaomi, ao conquistar o título de carro de quatro portas mais rápido em Nürburgring, quer criar uma narrativa de inovação e eficiência, associando sua imagem ao desenvolvimento de tecnologias de ponta.

A marca continua a investir em projetos que envolvem eletrificação e mobilidade avançada, sinalizando que pretende estabelecer uma presença sólida na indústria automotiva. Com o sucesso do SU7 Ultra em Nürburgring, a Xiaomi demonstra que sua entrada no mercado de automóveis não é apenas uma expansão de negócios, mas uma iniciativa estratégica para construir uma nova base de conhecimento e inovar em diferentes setores.

Fonte: Motor1 e IGN.