XPeng Avança com Expansão na Europa em Meio a Desafios Tarifários e Lança Sedã Elétrico de Baixo Custo na China

A XPeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, está explorando locais na Europa para sua primeira fábrica fora da China, buscando mitigar os impactos de tarifas elevadas. Enquanto isso, a empresa lançou o sedã elétrico Mona M03 na China, vendendo 10.000 unidades em apenas 52 minutos.
Publicado em Notícias dia 30/08/2024 por Alan Corrêa

A XPeng, uma das principais fabricantes chinesas de veículos elétricos, está intensificando seus esforços para se expandir globalmente, em particular na Europa. A empresa está nos estágios iniciais de seleção de um local na União Europeia para estabelecer sua primeira unidade de produção fora da China. Este movimento estratégico visa mitigar os impactos das tarifas de importação que, na Europa, podem chegar a 36,3% para veículos elétricos fabricados na China. Essa medida é crucial para a XPeng, pois a produção local permitirá manter sua competitividade em um mercado cada vez mais desafiador.

He Xiaopeng, CEO da XPeng, destacou que, embora as tarifas elevadas possam reduzir os lucros provenientes da Europa, a estratégia global da empresa permanecerá inalterada. A XPeng, que já entregou cerca de 50 mil veículos no primeiro semestre de 2024, enfrenta desafios em vários mercados, incluindo vendas fracas na China e uma guerra de preços prolongada em seu mercado doméstico. Apesar dessas dificuldades, a empresa se mantém firme em sua missão de expansão global.

Em resposta às crescentes tarifas na Europa, a XPeng planeja uma fábrica no continente e continua sua expansão com o lançamento de um sedã elétrico acessível na China.
Em resposta às crescentes tarifas na Europa, a XPeng planeja uma fábrica no continente e continua sua expansão com o lançamento de um sedã elétrico acessível na China.

Um dos pilares dessa estratégia é a parceria da XPeng com o Grupo Volkswagen. Essa colaboração tem sido um dos fatores que ajudaram a XPeng a melhorar suas margens de lucro e a gerenciar cadeias de suprimentos complexas. No segundo trimestre de 2024, a margem bruta da XPeng subiu para 14%, em comparação com -3,9% no mesmo período do ano anterior. Essa melhora reflete a eficácia da cooperação entre as duas empresas e a capacidade da XPeng de se adaptar às demandas do mercado global.

Paralelamente à sua expansão na Europa, a XPeng lançou recentemente o sedã elétrico Mona M03 na China, um modelo acessível voltado para o mercado de massa. O Mona M03, com preço inicial de aproximadamente R$ 93,5 mil, atraiu uma grande atenção, resultando na venda de 10.000 unidades em apenas 52 minutos. O modelo se destaca por seus recursos avançados de assistência à condução, que são um reflexo do compromisso da XPeng com o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA).

A XPeng acredita que, até 2025, veículos equipados com IA se tornarão predominantes no mercado, com motoristas humanos tocando no volante menos de uma vez por dia durante seus trajetos diários. Para sustentar essa visão, a empresa está investindo significativamente em pesquisa e desenvolvimento, incluindo a criação de seus próprios chips semicondutores, que serão fundamentais para os veículos inteligentes do futuro.

Além disso, a XPeng está planejando estabelecer um grande centro de dados na Europa, que será essencial para a coleta eficiente de dados, necessários para as funcionalidades de direção inteligente dos seus veículos. Esse centro de dados será um componente chave na introdução de suas tecnologias avançadas no mercado europeu, onde a empresa acredita que seu diferencial em IA e condução autônoma poderá abrir novas oportunidades.

Apesar dos desafios, a XPeng continua a se posicionar como uma das líderes na indústria de veículos elétricos, com um foco claro em inovação e expansão global. Sua parceria com a Volkswagen e a entrada no mercado europeu através de uma produção local são passos decisivos que poderão consolidar sua posição no cenário internacional.

Fonte: Wikipedia, InsideEvs e Infomoney.