Yamaha anuncia chegada da nova Ténéré 700 2025 ao Brasil

A Yamaha lançará a nova Ténéré 700 no Brasil em 2025. Apresentada no EICMA 2024, a moto traz design renovado, painel TFT de 6,3", motor CP2 atualizado com acelerador eletrônico, modos ajustáveis de ABS e Controle de Tração, suspensão revisada e maior conectividade. Produção inicia em Manaus em agosto.
Publicado por Alan Corrêa em Yamaha dia 3/12/2024

A Yamaha apresentou a nova geração da Ténéré 700 durante o EICMA 2024, o Salão de Milão. O modelo, conhecido por sua versatilidade e eficiência em terrenos variados, será lançado no Brasil no próximo ano. Este lançamento reforça a aposta da Yamaha no segmento de motos aventureiras, que tem ganhado crescente popularidade no mercado nacional.

O modelo conta com diversas atualizações, incorporando avanços tecnológicos e mudanças no design. A nova Ténéré 700 foi projetada para oferecer melhor desempenho e maior conectividade, além de atender às exigências de motociclistas que utilizam o veículo tanto para uso diário quanto para longas viagens e trilhas.

A motocicleta busca manter sua posição de destaque entre os modelos de aventura de média cilindrada, utilizando tecnologias testadas em competições e aprimorando características fundamentais para a pilotagem em diversas condições.

Design e ergonomia revisados

A Yamaha anunciou a chegada da nova Ténéré 700 ao Brasil em 2025. Com design atualizado e foco em aventura, a moto foi apresentada globalmente no EICMA 2024 e será fabricada em Manaus.
A Yamaha anunciou a chegada da nova Ténéré 700 ao Brasil em 2025. Com design atualizado e foco em aventura, a moto foi apresentada globalmente no EICMA 2024 e será fabricada em Manaus.

A nova Ténéré 700 passou por uma reformulação em seu design, inspirada nas motos de Rally Raid da Yamaha. O modelo apresenta um novo visual, com silhueta vertical e tanque de combustível reposicionado para melhorar o equilíbrio e a pilotagem. O tanque de 16 litros agora está localizado mais próximo à frente, o que contribui para uma melhor distribuição de peso.

As mudanças também incluem um novo assento de uma peça, projetado para facilitar os movimentos do piloto, tanto em posição sentada quanto em pé. A ergonomia do modelo foi pensada para proporcionar conforto durante viagens longas, além de facilitar a pilotagem em terrenos mais desafiadores.

A motocicleta conta ainda com novos protetores de mão e carenagens leves e resistentes. Esses elementos reforçam a identidade do modelo como uma moto preparada para enfrentar diferentes tipos de terreno, mantendo a funcionalidade e a segurança.

Tecnologia embarcada e conectividade

A nova Ténéré 700 traz painel TFT de 6,3 polegadas com conectividade via Y-Connect, navegação turn-by-turn e porta USB tipo C, oferecendo recursos funcionais para longas viagens.
A nova Ténéré 700 traz painel TFT de 6,3 polegadas com conectividade via Y-Connect, navegação turn-by-turn e porta USB tipo C, oferecendo recursos funcionais para longas viagens.

A nova geração da Ténéré 700 é equipada com um painel TFT colorido de 6,3 polegadas, instalado verticalmente e inspirado em roadbooks de Rally Raid. O painel permite conectividade com smartphones por meio do aplicativo Y-Connect, oferecendo recursos como integração de chamadas, mensagens e navegação turn-by-turn.

Além da conectividade, a motocicleta conta com uma porta USB Tipo C para carregamento de dispositivos móveis, localizada no cockpit. O sistema permite que o piloto mantenha seus dispositivos carregados, mesmo durante viagens mais longas.

Os interruptores do guidão foram redesenhados, tornando a interação com as funções da motocicleta mais intuitiva. Eles contam com circuitos flexíveis e um joystick de cinco direções, permitindo acesso rápido aos recursos, como controle dos modos de ABS e Controle de Tração (TCS).

Atualizações no motor e sistemas de controle

O modelo recebeu avanços no motor CP2, incluindo acelerador eletrônico, modos ajustáveis de pilotagem e melhorias na embreagem, otimizando desempenho para uso on-road e off-road.
O modelo recebeu avanços no motor CP2, incluindo acelerador eletrônico, modos ajustáveis de pilotagem e melhorias na embreagem, otimizando desempenho para uso on-road e off-road.

O motor CP2 de 690 cc foi atualizado com a adoção do acelerador eletrônico YCC-T, que oferece modos de pilotagem ajustáveis. A configuração inclui melhorias no torque em baixas rotações, beneficiando o desempenho em terrenos off-road. O modelo atende também aos regulamentos de emissões PROMOT M5.

Além disso, o sistema de controle de tração e o ABS da motocicleta são configuráveis. O ABS possui três modos, permitindo que o piloto ajuste o sistema de acordo com o tipo de terreno. O Controle de Tração pode ser ativado ou desativado diretamente pelo painel, facilitando a adaptação da motocicleta a diferentes superfícies.

O motor também recebeu mudanças na embreagem e na caixa de câmbio, proporcionando trocas de marcha mais suaves. Essas atualizações foram realizadas para melhorar a conexão entre piloto e máquina, tanto em situações de uso urbano quanto em trilhas.

Suspensão e estrutura reforçadas

A suspensão foi aprimorada com novos garfos ajustáveis e link traseiro revisado. O quadro de aço reforçado e pedaleiras maiores aumentam a durabilidade e a eficiência em terrenos adversos.
A suspensão foi aprimorada com novos garfos ajustáveis e link traseiro revisado. O quadro de aço reforçado e pedaleiras maiores aumentam a durabilidade e a eficiência em terrenos adversos.

A nova Ténéré 700 conta com suspensão dianteira ajustável e uma suspensão traseira redesenhada com base no feedback de competições de Rally Raid. Os garfos dianteiros possuem tubos de 43 mm e curso de 210 mm, enquanto a suspensão traseira utiliza um novo link progressivo, permitindo ajustes sem ferramentas.

A estrutura da motocicleta foi reforçada para aumentar a durabilidade em condições extremas. O quadro tubular de aço, combinado com um braço oscilante de alumínio, oferece resistência e leveza. Os suportes do silenciador e das malas laterais foram redesenhados para maior robustez.

As pedaleiras também foram atualizadas, sendo mais largas para proporcionar melhor controle em superfícies irregulares. Essas mudanças visam atender às necessidades dos motociclistas que utilizam a moto tanto em trilhas quanto em estradas pavimentadas.

Produção e disponibilidade no Brasil

A produção nacional começa em agosto de 2025, com chegada às concessionárias em setembro. A pré-venda no Brasil está prevista para o primeiro trimestre, quando o preço será divulgado.
A produção nacional começa em agosto de 2025, com chegada às concessionárias em setembro. A pré-venda no Brasil está prevista para o primeiro trimestre, quando o preço será divulgado.

A Yamaha confirmou que a nova Ténéré 700 será produzida em Manaus (AM) a partir de agosto de 2025. A motocicleta chegará às concessionárias brasileiras em setembro do mesmo ano, com pré-venda programada para o primeiro trimestre de 2025. O preço do modelo será divulgado próximo ao início das vendas.

O lançamento no Brasil reforça o compromisso da Yamaha com o mercado nacional, trazendo uma motocicleta projetada para atender às demandas locais. A produção nacional do modelo também demonstra a estratégia da marca em consolidar sua posição no segmento de motos aventureiras.

Fonte: Yamaha.