A fabricante de carros elétricos Zeekr, pertencente ao grupo chinês Geely, apresentou recentemente a nova versão do Zeekr 007. Este modelo promete ser o carro elétrico com o carregamento mais rápido do mundo, com a capacidade de passar de 10% a 80% de carga em apenas 10 minutos e 30 segundos. O avanço é possível graças à nova bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP) e ao sistema de gerenciamento de energia desenvolvido pela própria marca.
A nova tecnologia, denominada Zeekr V3, utiliza carregadores de 800 kW, significativamente mais potentes do que os disponíveis atualmente em muitos mercados, incluindo o Brasil, onde a potência máxima geralmente é de cerca de 150 kW. Isso faz com que o tempo de recarga caia drasticamente, aproximando-se do tempo de abastecimento de um carro movido a combustível fóssil.
Para garantir a segurança e a durabilidade da bateria, o tempo de recarga mais acelerado é limitado à faixa de 10% a 80% da carga total. Essa estratégia, comum em veículos elétricos, também é vista em dispositivos eletrônicos como celulares, tablets e laptops. Antes e depois dessa faixa de carga, a recarga acontece de maneira mais lenta para evitar danos ao sistema de baterias.
Mesmo em condições adversas, como em temperaturas de até -10°C, a Zeekr garante que a recarga pode ser completada em cerca de 30 minutos. Esse é um diferencial significativo em comparação com outros modelos elétricos, que tendem a ter queda no desempenho de recarga em climas frios.
O Zeekr 007, além de ser o primeiro carro a contar com essa bateria ultrarrápida, compete diretamente com outros modelos premium no mercado de veículos elétricos, como o BYD Seal, lançado no Brasil por cerca de R$ 299 mil. O modelo é um sedã de luxo com características esportivas e faz parte da estratégia da Zeekr de se consolidar como uma marca de alto desempenho.
Com a estreia marcada para 2025, o Zeekr 007 busca atrair consumidores exigentes, principalmente aqueles que valorizam a praticidade de um carregamento rápido e a eficiência energética. A expectativa é que o modelo seja uma alternativa viável para quem busca reduzir o tempo de recarga sem abrir mão de conforto e tecnologia de ponta.
A chegada da Zeekr ao Brasil está prevista para outubro de 2024, marcando a entrada oficial da marca no mercado local, que já vê um crescimento expressivo de veículos elétricos e híbridos. No entanto, o foco da empresa será no segmento premium, competindo com marcas como Porsche e outras de alta performance.
A Zeekr já abriu mais de 500 estações de recarga ultrarrápida na China e planeja expandir essa rede para 10 mil estações até 2026. Para quem precisa de uma opção ainda mais rápida, a marca oferece um sistema de troca de baterias, capaz de substituir o conjunto em até três minutos em estações específicas.
Além das melhorias na bateria, a versão 2025 do Zeekr 007 traz algumas atualizações no design e no desempenho. O tempo de aceleração foi reduzido, com o modelo de tração traseira atingindo 0 a 100 km/h em 5,0 segundos. Já as versões com tração integral alcançam 100 km/h em 3,4 segundos. Essas melhorias são resultado de um algoritmo otimizado que ajusta a configuração da tração e potência do veículo.
A Zeekr, uma das novas marcas mais promissoras da China, já impressionou o mercado com a eficiência de seu modelo anterior, o Zeekr 001. A nova versão do 007, com suas inovações em recarga e desempenho, promete continuar essa tendência de inovação, oferecendo uma experiência diferenciada para os consumidores.
A expectativa é de que a combinação entre design moderno, eficiência energética e recarga ultrarrápida seja um diferencial competitivo importante para a Zeekr. A empresa aposta na redução do tempo de recarga como uma solução para um dos maiores desafios enfrentados pelos consumidores de veículos elétricos.
Com o mercado de carros elétricos em expansão global, a Zeekr se posiciona como uma concorrente de peso ao lado de marcas já consolidadas, buscando não apenas atender à demanda crescente por veículos sustentáveis, mas também liderar em tecnologia e inovação no setor automotivo.