103 anos da BMW

Dia 7 de março de 2019, a BMW comemorou 103 anos de história, desde o ano 1916, com diferentes eventos em memória da data. Em uma história de sucesso centenária, a montadora alemã teve inúmeros modelos reconhecidos mundialmente, entre aviões, motocicletas e automóveis esportivos e off-road.

História
6 meses atrás
103 anos da BMW

Nascendo nas alturas

Em 1917, o emblemático logotipo da Bayerische Motoren Werken era reconhecido pela Oficina Imperial de Patentes da Alemanha. Nascia então oficialmente a fábrica de motores de avião, que conservou apenas a memória de sua origem no desenho estilizado das hélices de um avião no logotipo nas cores branco e azul referentes à bandeira da Baviera.

No dia 17 de junho de 1919, o piloto de provas Franz Zeno Diemer, decolou do Autódromo Oberwiesenfeld de Munich pilotando seu avião construído por Deutsche Flugzeugwerke e com o motor BMW IV. Em aproximadamente uma hora e meia de voo sua máquina alcançou o recorde de altitude de 9.760 metros.

Franz Zeno Diemer decolou do aeroporto de Oberwiesenfeld, em Munique, e colocou seu destino na confiança de um motor de avião BMW IV.
Franz Zeno Diemer decolou do aeroporto de Oberwiesenfeld, em Munique, e colocou seu destino na confiança de um motor de avião BMW IV.

Conquistando os modelos de duas e quatro rodas

Em 1929, a BMW já havia conseguido ampliar seu catálogo de produtos com motocicletas e comprado o fabricante de automóveis Fahrzeugfabrik Eisenach. Em março do mesmo ano o primeiro BMW 3/15 PS era produzido na fábrica de Berlim Johannisthal, onde mais de 16 mil unidades foram vendidas até o ano de 1932.

Sede da BMW em Munique. (foto: Softeis / wikimedia)
Sede da BMW em Munique. (foto: Softeis / wikimedia)

Estreia do Mini Clássico

No dia 4 de abril de 1959, o primeiro Mini Clássico era lançado desde a fábrica de Longbridge em Birmingham. O designer Alec Issigonis, tendo iniciado o esboço do desenho em um guardanapo, foi o autor do modelo inédito com uma caixa de mudanças configurada debaixo do automóvel, um motor transversal de quatro cilindros instalado na parte dianteira, juntamente com o sistema de tração.

Mini 1959 (foto: Mark Brown / wikimedia)
Mini 1959 (foto: Mark Brown / wikimedia)

O compacto BMW 700

Outro lançamento de sucesso foi o desenho de um modelo de duas portas pelo designer Giovanni Michelotti, apresentado ao Conselho de Administração da BMW. O protótipo deu origem a plataforma para o BMW 700, que foi mostrado por primeira vez em 9 de junho de 1959 e que no ano de 1965 já havia vendido mais de 190.000 unidades.

BMW 700 (foto: Janderk1968 / wikimedia)
BMW 700 (foto: Janderk1968 / wikimedia)

Superando a crise da década de 50

Em uma reunião anual realizada no dia 9 de dezembro de 1959, a compra da BMW por parte de Daimler-Benz AG quase ocorreu devido à intensa crise financeira. No entanto, a oposição de pequenos acionistas, bem como a segurança e comprometimento do principal acionista Herbert Quandt, foram decisivas para a BMW seguir adiante e iniciar um novo plano de reestruturação.

Motocicletas de turismo esportivo

Em 1969, a BMW fez o lançamento das melhores e mais avançadas motocicletas de turismo esportivo de até então, com os modelos BMW 50/5, BMW R 60/5 e BMW R 75/5. Todos foram desenvolvidos com um design moderno e ofereciam o serviço inédito de seleção de versões com cores diferentes, assim como a novidade do chassi com suspensão variável nas rodas de trás e nas da frente com garfo telescópico.

BMW R75/5 (foto: Stahlkocher / wikimedia)
BMW R75/5 (foto: Stahlkocher / wikimedia)

A BMW nas pistas

Em 1979 e 1980, Jochen Neerpasch – diretor geral da BMW Motorsport – deu início a competição da série Procar, promovendo os carros de turismo BMW M1 como modelos nas pistas de corrida.

A BMW M1 Procar sendo conduzida por Nelson Piquet em 1980 em Nürburgring (foto: Lothar Spurzem / wikimedia)
A BMW M1 Procar sendo conduzida por Nelson Piquet em 1980 em Nürburgring (foto: Lothar Spurzem / wikimedia)

O nascimento do 4×4 BMW X5

No outono de 1999, o BMW X5 com tração integral nas quatro rodas foi apresentado como o primeiro Sports Activity Vehicle (SAV) do mundo. Meses depois foi a vez do BMW X5 Le Mans mostrar todo seu potencial para a condução dinâmica, com um motor V12 que produzia mais de 700 cv de potência. Atualmente, já existem sete séries de versões dos modelos BMW X.

BMW X5 (foto: Vauxford / wikimedia)
BMW X5 (foto: Vauxford / wikimedia)

O design fascinante do BMW Z8

Há vinte atrás também o estilo BMW Z8 era apresentado ao mundo pelo designer Henrik Fisker. O modelo roadsters foi lançado em Frankfurt no Salão Internacional do Automóvel com motor V8 que desenvolvia 400 cv de potência. A estética clássica e esportiva atravessou os anos e entre 2000 e 2003 a fábrica em Munique vendeu 5.703 unidades.

BMW Z8
BMW Z8

O modelo do futuro

Em 2016, por ocasião da comemoração do centenário, a BMW lançou o modelo Vision Next 100 Cocept. Um protótipo de veículo autônomo e permanentemente conectado que aponta para o futuro dos carros de acordo com a montadora alemã.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?