Tomar a decisão de comprar um carro inclui uma série de cuidados para se tomar ao adquirir o veículo. Além de existirem os mais diversos modelos das mais diversas categorias e os mais variados preços, também é necessário analisar o consumo do carro, o preço de seu seguro auto e também problemas crônicos que o veículo poderá vir a ter.
Com a expansão da tecnologia na vida das pessoas, se tornou muito mais fácil de procurar carros para comprar, cotar seus valores tanto do veículo em si quanto de gastos correntes, para identificar opiniões de proprietários destes veículos e também para identificar problemas que estes veículos poderão vir a ter. E com o passar do tempo, começamos a sentir os efeitos deste método digital de se comprar carros.
De acordo com o Google, o método de se pesquisar carros através da internet está se tornando praticamente uma regra para todos os compradores em potencial dos mais variados veículos.
De acordo com a gigante da internet, 92% de todos os compradores de carros buscam saber mais sobre os veículos que possuem em mente na internet antes de tomar uma decisão concreta sobre qual carro comprar.
Com a praticidade de se obter informações sobre os veículos nos mais diversos portais (principalmente pelo Youtube), acaba se tornando praticamente automático o instinto de querer saber mais sobre o carro ao qual o cliente realizará um investimento ao comprar, procurando ter total certeza de que não cometerá nenhum equivoco ao adquirir o mesmo.
Além do Youtube possuir uma grande visibilidade para opiniões de veículos, ainda existem sites especializados visando a compra e a venda de carros, como por exemplo a Webmotors, facilitando assim a vida tanto de quem procura vender seu carro quanto de quem está querendo adquirir um.
Já se passou a época onde para uma campanha de publicidade, sendo de carro ou de qualquer outro produto, ter sucesso era necessário desembolsar uma grande quantidade de dinheiro tanto para a criação quanto para a divulgação em massa das propagandas do produto anunciado.
Hoje com o Youtube cada vez mais popular no mundo, os produtores de conteúdo para esta plataforma (mais conhecidos como influencers) ganham uma visibilidade incrível que, mesmo se as marcas pagassem muito dinheiro para divulgar seus produtos nas mídias tradicionais, não conseguiriam atingir o público de maneira tão direta quanto os influencers conseguem através de seus vídeos.
Foi então que as grandes marcas tiveram uma sacada genial para atingir o público gastando muito menos do que em uma campanha tradicional: Começaram a oferecer seus produtos como forma de teste ou até mesmo em definitivo para estes influenciadores, fazendo assim com que o público tivesse maior interesse por adquirir tais produtos em que os influenciadores apresentavam.
Com os carros não ocorre de forma diferente. Muitas vezes as pessoas se baseiam nas opiniões de influenciadores digitais que testaram o carro e gravaram o teste ou até mesmo uma revisão mais detalhada e natural sobre o carro, fazendo assim com que o vídeo se torne uma espécie de apresentação do carro.
Diversos podem ser os tipos de vídeos que podem ser feitos para demonstrar um produto, podendo aparecer de forma mais natural como também em algo mais produzido e especificamente voltado para a divulgação daquele produto.
Na forma mais artificial, são feitos comerciais clássicos, destaques e filmes digitais sobre os veículos com a intenção de demonstrar de forma mais técnica o veículo em si. Mesmo não sendo mais tão eficaz, ainda é uma técnica muito utilizada pelas montadoras mais tradicionais.
Mas também existe um modo mais espontâneo de se mostrar o veículo em si. Mostrar a manutenção do veículo e os famosos vlogs (vídeos mostrando o dia-a-dia da pessoa) onde o carro aparece constantemente fazem com que o veículo ganhe visibilidade e seja visto de uma forma mais humanizada, mais próximo de como o veículo irá se comportar na vida real.
Ambas as estratégias possuem seus lados bons e ruins, mas o fato é que a internet mudou por completa a maneira de se procurar carros e todos seus detalhes, tornando os mesmos mais acessíveis e transmitindo as informações de maneira mais fácil ao público.