A Toyota lançou a Hilux elétrica para ser usada em minas subterrâneas na Austrália

A Toyota lançou a Hilux elétrica na Austrália, projetada para operar em minas subterrâneas. O teste visa avaliar a eficiência em ambientes fechados, com foco em durabilidade e redução de emissões. A caminhonete elétrica substitui os modelos a diesel, embora as especificações técnicas permaneçam confidenciais.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias e Toyota dia 30/10/2024

A Toyota iniciou um projeto de teste da Hilux elétrica na Austrália, em parceria com a mineradora BHP, para avaliar o desempenho da picape em ambientes de mineração subterrânea. A escolha de um ambiente fechado busca reduzir emissões e testar a robustez da caminhonete em condições desafiadoras. Esse projeto é parte do esforço da Toyota em explorar soluções elétricas, ainda que com cautela.

Pontos Principais:

  • Projeto da Toyota em parceria com a mineradora BHP.
  • Teste visa uso em minas subterrâneas para reduzir emissões.
  • Período de avaliação será de 12 meses em condições extremas.
  • A montadora ainda não revelou especificações técnicas da Hilux elétrica.

A caminhonete será utilizada nas minas de Port Hedland, uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo. Substituindo veículos a diesel, a Hilux elétrica promete melhorar as condições de trabalho e diminuir a emissão de poluentes, especialmente em locais fechados, onde a ventilação é limitada.

A Toyota iniciou testes com a Hilux elétrica em minas subterrâneas na Austrália. A parceria com a mineradora BHP busca avaliar a picape em condições extremas, focando na robustez e redução de emissões.
A Toyota iniciou testes com a Hilux elétrica em minas subterrâneas na Austrália. A parceria com a mineradora BHP busca avaliar a picape em condições extremas, focando na robustez e redução de emissões.

A Toyota apresentou o conceito de uma Hilux elétrica em 2022, mas o modelo em teste representa a primeira aplicação em um cenário de trabalho real. A montadora, no entanto, ainda não divulgou detalhes técnicos como a capacidade da bateria, autonomia ou especificações do motor.

O período de experimentação está planejado para durar 12 meses, tempo em que a picape será submetida a condições rigorosas de trabalho na mineradora. Durante esse tempo, a Hilux elétrica será avaliada em termos de desempenho, durabilidade e adequação às necessidades operacionais em ambientes extremos.

Desenvolvida para substituir modelos a diesel, a Hilux elétrica promete melhorar as condições de trabalho em ambientes fechados. O uso de veículos sem emissão é crucial para a ventilação nessas áreas.
Desenvolvida para substituir modelos a diesel, a Hilux elétrica promete melhorar as condições de trabalho em ambientes fechados. O uso de veículos sem emissão é crucial para a ventilação nessas áreas.

O exterior do modelo elétrico não difere muito das versões convencionais da Hilux. A principal diferença visível é a adição de uma tampa no para-lama dianteiro, destinada ao carregamento da bateria. Esse detalhe técnico sugere que a Toyota está buscando manter a aparência familiar da Hilux, enquanto desenvolve novas tecnologias para o segmento de picapes.

O projeto de testes terá duração de 12 meses, tempo em que a Hilux elétrica enfrentará as condições rigorosas das minas de Port Hedland, uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo.
O projeto de testes terá duração de 12 meses, tempo em que a Hilux elétrica enfrentará as condições rigorosas das minas de Port Hedland, uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo.

Embora a Toyota já ofereça uma Hilux com um sistema híbrido-leve de 48 volts em mercados como Austrália e Europa, essa versão 100% elétrica é a primeira a ser testada em condições tão extremas. O sistema híbrido atual inclui um motor-gerador que recupera energia durante a frenagem e auxilia o motor turbodiesel de 2.8 litros.

No entanto, a Toyota ainda não deu uma data concreta para o lançamento da Hilux elétrica no mercado. Esse teste em minas australianas é um indicativo de que a empresa está tomando medidas cuidadosas para garantir que o modelo cumpra com a expectativa de confiabilidade das versões anteriores.

O teste também destaca o compromisso da Toyota em desenvolver soluções sustentáveis para seus veículos utilitários, especialmente em aplicações industriais. Se o teste for bem-sucedido, a Hilux elétrica poderá abrir caminho para a eletrificação de outros veículos em frotas corporativas, incluindo a substituição de veículos a diesel em outras operações comerciais.

Embora a Toyota ainda não tenha divulgado detalhes técnicos da picape, como a capacidade da bateria ou autonomia, a Hilux elétrica mantém um design semelhante ao modelo a combustão, com pequenas alterações.
Embora a Toyota ainda não tenha divulgado detalhes técnicos da picape, como a capacidade da bateria ou autonomia, a Hilux elétrica mantém um design semelhante ao modelo a combustão, com pequenas alterações.

Com a indústria automotiva global se voltando cada vez mais para tecnologias elétricas, a Toyota está seguindo uma abordagem mais gradual, evitando um salto direto para veículos elétricos. A Hilux elétrica, sendo testada em um cenário de mineração, simboliza esse passo importante em direção à eletrificação, mas com foco nas necessidades práticas e reais dos usuários.

Com a eletrificação ganhando espaço globalmente, a Toyota adota uma abordagem cuidadosa, testando soluções em cenários reais antes de expandir o uso comercial da Hilux elétrica para outras áreas.
Com a eletrificação ganhando espaço globalmente, a Toyota adota uma abordagem cuidadosa, testando soluções em cenários reais antes de expandir o uso comercial da Hilux elétrica para outras áreas.

Fonte: Toyota.