A Toyota prepara uma série de lançamentos para 2025, com destaque para modelos de diferentes categorias, incluindo SUVs, sedãs, esportivos e picapes. A marca japonesa, conhecida por sua confiabilidade e inovações tecnológicas, promete trazer ao mercado brasileiro e internacional veículos que atendem desde o consumidor em busca de mobilidade urbana eficiente até os aficionados por veículos off-road e esportivos.
Entre os modelos esperados estão o mini Land Cruiser, a nova geração do RAV4, o Yaris Cross, o Supra GRMN e a versão micro-híbrida da Hilux. Além disso, é prevista a atualização de veículos já consagrados, como o Corolla e o Camry. Confira as informações detalhadas de cada um desses lançamentos.
O Toyota Yaris Cross, com lançamento previsto para 2025, é outro destaque da marca. O modelo será posicionado abaixo do Corolla Cross e terá produção na fábrica de Sorocaba, São Paulo. A produção está programada para começar em dezembro de 2024, com lançamento previsto para o mercado brasileiro no início de 2025.
Este SUV compacto utilizará a plataforma DNGA, desenvolvida pela Daihatsu, uma variante mais acessível da TNGA usada no Corolla. O Yaris Cross deve vir com opções de motorização a combustão e híbrido-flex, sendo que no mercado global, o modelo é equipado com um motor 1.5 aspirado de 106 cv e uma versão híbrida que combina motores de 80 cv a combustão e 90 cv elétricos.
Os preços esperados para o Yaris Cross no Brasil devem ficar entre R$ 130 mil e R$ 180 mil, competindo diretamente com modelos como o Volkswagen T-Cross.
A Toyota anunciou em outubro de 2024 a introdução de uma versão micro-híbrida da Hilux, sua picape mais vendida. Equipado com um sistema híbrido de 48V associado ao motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, o novo modelo promete melhorias em aceleração, eficiência e potência. O sistema elétrico fornecerá até 16,3 cv adicionais e 6,62 kgfm de torque, otimizando a condução da picape.
O modelo também contará com a tecnologia de frenagem regenerativa, que contribui para a economia de combustível e proporciona uma condução mais suave. Outra novidade é o sistema Multi-Terrain Select, com seis modos de condução que ajustam automaticamente a tração de acordo com as condições do terreno.
Ainda não há confirmação oficial sobre a chegada da Hilux Hybrid 48V ao Brasil, mas a expectativa é que o modelo entre no mercado brasileiro em resposta às novas regras de emissões e à concorrência com picapes eletrificadas de outras marcas.
O Toyota mini Land Cruiser é um dos lançamentos mais aguardados para 2025. Ainda sem nome oficial, o SUV compacto tem sido especulado como Land Cruiser FJ e deve começar sua produção em novembro de 2024, com vendas previstas para o início de 2025. Há grandes expectativas quanto à sua chegada ao mercado brasileiro.
Este modelo pode ser baseado na plataforma da Hilux Champ, uma picape simplificada em relação à versão média já conhecida. Especula-se também que o mini Land Cruiser possa utilizar o motor turbodiesel de 2,8 litros, com eletrificação leve, embora não haja confirmação oficial sobre essa motorização.
A estreia deste SUV pequeno e robusto posiciona-o como um possível rival direto do Suzuki Jimny, conhecido pelo seu desempenho off-road. A questão principal ainda é se o modelo será comercializado no Brasil, algo que os consumidores locais aguardam com interesse.
Outra grande novidade esperada para 2025 é a nova geração do Toyota RAV4. O SUV médio não passou por atualizações significativas desde 2019, o que reforça a probabilidade de uma renovação para o próximo ano. Embora ainda não tenham sido divulgadas imagens de testes ou informações detalhadas sobre o design, especula-se que o novo modelo trará dimensões maiores, proporcionando mais espaço interno e um porta-malas ampliado.
Em termos de motorização, espera-se a continuidade das opções híbrida e híbrida plug-in, que devem receber melhorias em termos de potência e eficiência energética. As versões atuais no Brasil, SX Connect Hybrid e XSE Plug-in Hybrid, têm preços que variam entre R$ 349.290 e R$ 402.420.
Ainda não há uma data específica para o lançamento da nova geração do RAV4 no Brasil, mas o modelo promete se manter como uma opção sólida entre os SUVs híbridos do mercado.
Embora o Toyota Camry não esteja disponível atualmente no Brasil, sua versão 2025 já é vendida em outros mercados com um design atualizado. As mudanças incluem novos grupos de luzes em formato de C e rodas de até 18 polegadas, além de um spoiler integrado à tampa do porta-malas. No interior, o sedã grande conta com carregador por indução e sistema de áudio JBL Premium, proporcionando mais tecnologia aos ocupantes.
O Camry 2025 continua a ser movido pelo motor 2.5L híbrido, que combina 178 cv com um motor elétrico de 120 cv. Essa configuração permite ao sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 km/h. O consumo de combustível é estimado em 20,8 km/l.
Caso volte a ser comercializado no Brasil, o Toyota Camry 2025 terá como principal concorrente o Honda Accord Híbrido, que atualmente é vendido a partir de R$ 332.400.
O Toyota Corolla, único sedã médio fabricado no Brasil, receberá algumas atualizações em 2025. Visualmente, não são esperadas grandes mudanças em relação ao modelo atual, que já recebeu uma nova grade dianteira e rodas na linha 2024. A principal novidade deve ser a atualização do sistema de piloto automático, que passará a contar com a tecnologia Stop & Go, permitindo que o carro acompanhe o trânsito de forma mais eficiente.
Atualmente, o Corolla é vendido nas versões GLI, XEI e Altis, com motorização 2.0L flex aspirada e uma configuração híbrida. O motor flex entrega até 175 cv, enquanto a versão híbrida combina um motor 1.8L aspirado com um motor elétrico, somando 122 cv.
O modelo híbrido do Corolla deve continuar a ser uma das principais opções para quem busca economia de combustível e menor impacto ambiental no segmento de sedãs médios.
O Toyota Supra GRMN é uma das apostas mais ousadas da marca para 2025. O modelo esportivo deve trazer o motor seis em linha de 3 litros twin-turbo, emprestado dos modelos M2, M3 e M4 da BMW, com potência estimada em 500 cv. Atualmente, a versão mais potente do Supra tem 340 cv.
Além do motor mais potente, o Supra GRMN deverá receber ajustes específicos, incluindo uma suspensão mais rígida, menor distância do solo e freios mais robustos. O modelo pode ser uma resposta da Toyota para conquistar uma fatia maior no mercado de carros esportivos de alto desempenho.
Embora ainda não haja confirmação sobre a produção do Supra GRMN, o projeto segue sendo aguardado por entusiastas e consumidores que buscam uma experiência de condução mais esportiva.
Fonte: Toyota, ToyotaComunica, Motor1 e CNN.