A Chevrolet está lançando no Brasil os novos Blazer EV e Equinox EV, ambos equipados com a inovadora plataforma Ultium. Esses modelos prometem transformar o mercado de veículos elétricos com mais autonomia e menor custo de produção. A arquitetura Ultium foi desenvolvida pela General Motors (GM) para ser adaptável a diversos tipos de veículos, permitindo a utilização em SUVs, picapes e carros menores.
Um dos principais avanços da plataforma Ultium é a redução de peso e componentes. Os motores elétricos são mais leves e potentes em comparação com modelos anteriores. A modularidade da Ultium facilita a adaptação a diferentes veículos, reduzindo o número de componentes eletromecânicos e o peso total do veículo. Isso contribui para uma maior eficiência energética e melhor desempenho.
As baterias Ultium também se destacam pela eficiência e custo-benefício. Utilizando células de níquel-cobalto-manganês-alumínio (NCMA), essas baterias acumulam mais energia e são mais baratas devido à menor quantidade de cobalto e níquel em sua composição. A GM garante que as baterias Ultium não perdem capacidade com o uso de recarga rápida, aceitando carregadores de até 350 kW, dependendo do modelo do veículo.
A estratégia da GM com a Ultium é pensar no longo prazo. A comunicação sem fio entre os módulos de bateria e o sistema de gerenciamento permite atualizações contínuas conforme a tecnologia avança. Isso garante que os veículos permaneçam competitivos e atualizados por mais tempo. A economia de escala, alcançada pela modularidade da Ultium, ajuda a reduzir os custos de produção, tornando os veículos elétricos mais acessíveis.
O investimento de 35 bilhões de dólares até 2025 reflete a aposta da GM na eletrificação do mercado automotivo. A empresa espera recuperar rapidamente esse valor através da economia na escala de produção e da redução dos custos de desenvolvimento. Com a plataforma Ultium, a GM busca oferecer carros elétricos mais competitivos e acessíveis ao consumidor final.
O lançamento dos modelos Blazer EV e Equinox EV no Brasil marca um passo importante na estratégia de eletrificação da GM. O Blazer EV, com uma autonomia de até 481 km e diversas opções de configuração, promete atender às necessidades do mercado brasileiro. A plataforma Ultium, com sua versatilidade e eficiência, coloca a GM em uma posição de destaque na corrida pela eletrificação dos veículos.
Fonte: GM.