Audi Q3 terá produção em São José dos Pinhais a partir de 2026

Audi Q3 terá produção em São José dos Pinhais a partir de 2026
Audi anuncia a produção do novo Q3 e Q3 Sportback em 2026 na fábrica de São José dos Pinhais, reforçando sua estratégia no Brasil e ampliando sua ofensiva de lançamentos.
Publicado por em Audi e Negócios dia

A Audi do Brasil decidiu reforçar sua presença no país com um anúncio que mexe diretamente na estratégia da indústria automotiva nacional. A fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, será a responsável pela produção do novo Audi Q3 a partir de 2026, consolidando o modelo como peça-chave no mercado local. A decisão vem acompanhada de um processo de modernização das instalações, que estão passando por adaptações e reformas estruturais para receber o utilitário.

Pontos Principais:

  • Audi confirma produção do novo Q3 em São José dos Pinhais a partir de 2026.
  • Unidade paranaense já produziu A3, Q3 e Q3 Sportback em diferentes fases da marca.
  • Fábrica foi pioneira em trazer tração quattro e câmbio tiptronic de oito marchas.
  • Investimentos de R$ 90 milhões reforçam eletromobilidade e infraestrutura de recarga.

Philippe Siffert, diretor executivo e CFO da Audi do Brasil, descreveu a decisão como um marco de confiança no país e no consumidor. Para ele, a nova fase simboliza não apenas a aposta em um modelo de sucesso, mas também o compromisso da marca em oferecer tecnologia de ponta no mercado brasileiro, com o mesmo nível de refinamento presente em outras unidades globais.

A Audi anunciou que o novo Q3 será produzido a partir de 2026 em São José dos Pinhais, consolidando o Brasil como peça-chave em sua estratégia na América do Sul.
A Audi anunciou que o novo Q3 será produzido a partir de 2026 em São José dos Pinhais, consolidando o Brasil como peça-chave em sua estratégia na América do Sul.

A produção do Q3 no Brasil carrega um simbolismo histórico. Foi em 1999 que a Audi estreou sua linha nacional com a montagem do A3 de primeira geração. A operação se estendeu até 2006, quando foi interrompida. O retorno ocorreu em 2015, motivado pelo programa Inovar-Auto, que incentivou a inovação tecnológica. Dessa forma, a marca voltou a produzir veículos no país, retomando em 2016 a montagem do Q3, que hoje divide espaço com o Q3 Sportback no portfólio paranaense.

O papel da fábrica paranaense também é estratégico na introdução de inovações ao consumidor brasileiro. Tecnologias como a tração integral quattro e a transmissão tiptronic de oito marchas em motores transversais foram oferecidas pela primeira vez no país a partir dessa unidade, mostrando a capacidade de adaptação e evolução da planta dentro da realidade sul-americana.

Segundo Rogério Varga, responsável pelos assuntos governamentais e jurídicos da Audi, a fase atual ainda é de adaptação, mas em breve as tecnologias específicas do novo Q3 no Brasil serão detalhadas. A expectativa é que a produção mantenha o padrão de excelência global, mas com adequações pensadas para o perfil do consumidor local.

A marca das quatro argolas vive um ciclo de expansão. Em 2025, serão 13 novos lançamentos, seguidos por uma nova leva em 2026, consolidando uma ofensiva que também fortalece o varejo. O movimento ocorre após a celebração de três décadas de presença no Brasil em 2024, período em que a Audi construiu uma rede de mais de 40 concessionárias espalhadas por todas as regiões, além da sede administrativa em São Paulo e terminal logístico em Vinhedo.

Essa estrutura física se conecta a uma estratégia que busca alinhar performance com responsabilidade social e ambiental. A Audi já investiu cerca de R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga e oferece pontos de carregamento elétrico em suas concessionárias, integrando compromissos de diversidade, cultura e educação. A empresa aposta na mobilidade premium progressiva como forma de moldar seu futuro e de contribuir para um impacto positivo na sociedade brasileira.

Fonte: Audi-imprensa.

Alan Corrêa
Alan Corrêa
Jornalista automotivo (MTB: 0075964/SP) e analista de mercado. Especialista em traduzir a engenharia de lançamentos e monitorar a desvalorização de usados. No Carro.Blog.br, assina testes técnicos e guias de compra com foco em durabilidade e custo-benefício.