Os números de novembro escancaram uma mudança clara no comportamento do consumidor brasileiro: a Fiat Strada segue intocável na liderança geral e o VW Tera consolida sua força entre os automóveis de passeio. A combinação mostra um mercado dividido entre a busca por utilidade prática e a preferência crescente por compactos modernos com bom pacote de tecnologia.

Na lista da Fenabrave, a Strada manteve o topo com 13.019 unidades, sustentando o ritmo que a coloca a caminho do quinto ano consecutivo como veículo mais vendido do país. O desempenho constante ajuda a picape a abrir mais de 16 mil unidades de vantagem no acumulado de 2025, algo que nenhum rival conseguiu ameaçar.
Entre os automóveis, o Volkswagen Tera repetiu o bom resultado de outubro com 9.772 unidades e segue firme como o passeio mais vendido do país. O que chama atenção é a reação do Chevrolet Onix, que voltou ao pódio com 9.524 unidades e ficou muito perto de assumir a ponta da categoria, resultado que interrompe uma fase de queda prolongada no ranking. Logo atrás, o VW Polo manteve sua escalada com 9.381 unidades e confirmou estabilidade entre os mais buscados.
O mercado de SUVs também mostrou movimentos relevantes. O VW T-Cross cresceu quase 27% e retomou a liderança entre os compactos, enquanto o Renault Kwid teve o melhor desempenho do ano com alta de 37%. Já o Jeep Compass continua com vantagem confortável no segmento de SUVs médios, especialmente porque o Toyota Corolla Cross sofreu forte impacto da produção interrompida, caindo mais de 59%.
O ranking também marcou a volta do Honda WR-V ao top 50, agora com 1.342 unidades, superando City e City Hatch. No lado negativo, sedãs tradicionais como Corolla, HB20S e Honda City acumulam quedas expressivas no mês.
Entre os comerciais leves, o domínio se repetiu. A Strada lidera com folga, seguida por VW Saveiro e Fiat Toro, confirmando a preferência por picapes compactas e médias no trabalho diário. Modelos maiores como S10, Hilux e Ranger tiveram retração mais acentuada, reflexo da competição ampliada e da sensibilidade maior ao preço.
O saldo final de novembro é de um mercado mais racional e menos acelerado, com queda geral de 8,35% nos emplacamentos. Dentro desse cenário, nomes que entregam consistência como Strada, Tera e Compass seguem crescendo, enquanto modelos dependentes de fatores externos, como produção ou reposicionamento, ainda buscam estabilidade.
| POS. | MODELO | NOV.25 (A) | % TOTAL | OUT.25 (B) | % TOTAL | % VAR. (A/B) |
| 1º | FIAT STRADA | 13.019 | 5,73% | 14.041 | 5,66% | -7,28% |
| 2º | VW TERA | 9.772 | 4,30% | 10.162 | 4,10% | -3,84% |
| 3º | CHEVROLET ONIX | 9.524 | 4,19% | 7.439 | 3,00% | 28,03% |
| 4º | VW POLO | 9.381 | 4,13% | 9.150 | 3,69% | 2,52% |
| 5º | VW T-CROSS | 9.016 | 3,97% | 7.113 | 2,87% | 26,75% |
| 6º | FIAT ARGO | 8.386 | 3,69% | 9.981 | 4,03% | -15,98% |
| 7º | HYUNDAI CRETA | 7.689 | 3,38% | 8.679 | 3,50% | -11,41% |
| 8º | HYUNDAI HB20 | 7.640 | 3,36% | 9.687 | 3,91% | -21,13% |
| 9º | RENAULT KWID | 7.302 | 3,21% | 5.316 | 2,14% | 37,36% |
| 10º | FIAT MOBI | 7.188 | 3,16% | 6.277 | 2,53% | 14,51% |
| 11º | CHEVROLET ONIX PLUS | 5.995 | 2,64% | 5.853 | 2,36% | 2,43% |
| 12º | JEEP COMPASS | 5.889 | 2,59% | 6.257 | 2,52% | -5,88% |
| 13º | NISSAN KICKS | 5.646 | 2,49% | 5.721 | 2,31% | -1,31% |
| 14º | HONDA HR-V | 4.963 | 2,18% | 6.711 | 2,71% | -26,05% |
| 15º | VW SAVEIRO | 4.796 | 2,11% | 6.437 | 2,60% | -25,49% |
| 16º | CHEVROLET TRACKER | 4.528 | 1,99% | 5.290 | 2,13% | -14,40% |
| 17º | HYUNDAI HB20S | 4.425 | 1,95% | 5.517 | 2,23% | -19,79% |
| 18º | FIAT FASTBACK | 4.381 | 1,93% | 5.666 | 2,29% | -22,68% |
| 19º | BYD SONG | 4.380 | 1,93% | 3.444 | 1,39% | 27,18% |
| 20º | FIAT TORO | 4.268 | 1,88% | 5.915 | 2,39% | -27,84% |
| 21º | JEEP RENEGADE | 4.230 | 1,86% | 4.263 | 1,72% | -0,77% |
| 22º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 4.060 | 1,79% | 4.248 | 1,71% | -4,43% |
| 23º | TOYOTA HILUX | 4.047 | 1,78% | 5.204 | 2,10% | -22,23% |
| 24º | VW VIRTUS | 3.285 | 1,45% | 3.615 | 1,46% | -9,13% |
| 25º | GWM HAVAL H6 | 3.215 | 1,42% | 3.375 | 1,36% | -4,74% |
| 26º | FIAT PULSE | 3.213 | 1,41% | 3.965 | 1,60% | -18,97% |
| 27º | VW NIVUS | 3.124 | 1,38% | 4.257 | 1,72% | -26,61% |
| 28º | CHEVROLET S10 | 2.998 | 1,32% | 3.312 | 1,34% | -9,48% |
| 29º | BYD DOLPHIN MINI | 2.881 | 1,27% | 2.794 | 1,13% | 3,11% |
| 30º | FORD RANGER | 2.676 | 1,18% | 3.310 | 1,34% | -19,15% |
| 31º | RAM RAMPAGE | 2.423 | 1,07% | 3.053 | 1,23% | -20,64% |
| 32º | FIAT CRONOS | 2.375 | 1,05% | 1.846 | 0,74% | 28,66% |
| 33º | CHEVROLET SPIN | 2.317 | 1,02% | 2.103 | 0,85% | 10,18% |
| 34º | JEEP COMMANDER | 1.830 | 0,81% | 2.162 | 0,87% | -15,36% |
| 35º | RENAULT DUSTER | 1.789 | 0,79% | 1.680 | 0,68% | 6,49% |
| 36º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 1.501 | 0,66% | 1.772 | 0,71% | -15,29% |
| 37º | TOYOTA COROLLA CROSS | 1.465 | 0,64% | 3.609 | 1,46% | -59,41% |
| 38º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 1.437 | 0,63% | 1.994 | 0,80% | -27,93% |
| 39º | TOYOTA SW4 | 1.432 | 0,63% | 1.421 | 0,57% | 0,77% |
| 40º | CITROËN BASALT | 1.404 | 0,62% | 1.562 | 0,63% | -10,12% |
| 41º | FIAT FIORINO | 1.399 | 0,62% | 1.951 | 0,79% | -28,29% |
| 42º | CHEVROLET MONTANA | 1.375 | 0,61% | 1.848 | 0,75% | -25,60% |
| 43º | CITROËN C3 | 1.368 | 0,60% | 1.383 | 0,56% | -1,08% |
| 44º | HONDA WR-V | 1.342 | 0,59% | 18 | 0,01% | 7355,56% |
| 45º | HONDA CITY | 1.292 | 0,57% | 1.644 | 0,66% | -21,41% |
| 46º | HONDA CITY HATCH | 1.269 | 0,56% | 1.540 | 0,62% | -17,60% |
| 47º | RENAULT MASTER | 1.139 | 0,50% | 1.646 | 0,66% | -30,80% |
| 48º | RENAULT KARDIAN | 1.097 | 0,48% | 1.533 | 0,62% | -28,44% |
| 49º | FORD TERRITORY | 1.058 | 0,47% | 1.138 | 0,46% | -7,03% |
| 50º | MITSUBISHI TRITON | 1.045 | 0,46% | 1.312 | 0,53% | -20,35% |
| … | … | … | … | … | … | … |
| TOTAL AUTOS + COMERCIAIS | 227.174 | 100,00% | 247.862 | 100,00% | -8,35% |