A Bajaj assumiu o controle total da KTM e encerrou, de forma definitiva, a novela sobre o futuro da marca austríaca em meio a meses de dificuldades financeiras.

O movimento foi viabilizado pela compra integral da Pierer Bajaj AG, controladora da KTM, em um acordo de 800 milhões de euros. A transação foi concluída em 18 de novembro de 2025, depois que a empresa indiana obteve todas as aprovações regulatórias na União Europeia. Os detalhes foram divulgados inicialmente pelo site Autocar India e confirmados em comunicado regulatório enviado ao órgão equivalente à CVM na Índia, a SEBI.
Com a aquisição de 100 por cento da PBAG, a Bajaj passa a deter 74,9 por cento da Pierer Mobility AG e da KTM AG, que se tornam subsidiárias indiretas do grupo indiano. O processo começou em maio de 2025, quando a Bajaj firmou o acordo inicial para comprar a fatia da Pierer Industrie AG. Desde então, a empresa ativou duas vezes a opção de compra prevista em contrato e obteve sinal verde de diferentes autoridades, incluindo a Comissão de Takeover da Áustria, que dispensou uma oferta pública obrigatória, e a Comissão Europeia, que autorizou a operação.
A nova estrutura também traz mudanças de identidade e de comando. A PBAG será rebatizada como Bajaj Auto International Holdings AG, enquanto a Pierer Mobility, listada nas bolsas de Zurique e Viena, passará a se chamar Bajaj Mobility AG. Os conselhos supervisores e de gestão da PBAG, da PMAG e da KTM serão reestruturados para refletir a nova liderança, o que concentra decisões estratégicas nas mãos da Bajaj e reduz a fragmentação de poder dentro do grupo.
Na prática, o negócio coloca um ponto final na fase de incerteza em torno da KTM, substitui um acionista europeu por um controlador indiano com presença global e prepara o terreno para uma gestão mais alinhada entre finanças, produção e posicionamento de marca.
Fonte: UOL e Autocarindia.