BMW M3 CS Touring: a perua que leva as crianças para a escola de manhã e desafia supercarros à noite

Em um mundo onde SUVs dominam, a BMW decidiu que o que realmente faltava era uma perua com potência de supercarro. O M3 CS Touring tem 550 cv, tração integral ajustável e alívio de peso com fibra de carbono. Leva bagagem, família e, se precisar, destrói tempos de volta em Nürburgring.
Publicado por Alan Corrêa em BMW dia 30/01/2025

O BMW M3 sempre foi um daqueles carros que parecem desafiar a lógica. De um lado, é um sedã prático, com espaço suficiente para a família e o porta-malas grande o bastante para acomodar todas as tralhas do dia a dia. Do outro, é um monstro com motor de alto desempenho, pronto para fazer curvas de maneira que faria um supercarro repensar sua existência. E agora, a BMW resolveu fazer algo ainda mais curioso: transformar esse conceito em uma perua. O resultado? O BMW M3 CS Touring, uma combinação que, à primeira vista, pode parecer um capricho de engenheiros entediados, mas que na prática faz muito sentido.

Pontos Principais:

  • Motor de 550 cv e torque de 650 Nm, com aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.
  • Tração M xDrive ajustável com modos 4WD, 4WD Sport e 2WD para condução personalizada.
  • Construção leve com uso de fibra de carbono, resultando em redução de peso de 15 kg.
  • Apresentação oficial no evento 12 horas de Bathurst, com produção limitada a mercados selecionados.

Imagine um carro que pode levar as crianças para a escola, transportar móveis de um ponto ao outro e, no mesmo dia, devorar curvas como se estivesse disputando uma etapa do DTM. Parece impossível, mas o M3 CS Touring promete exatamente isso. Não se trata de um veículo que foi suavizado para agradar famílias preocupadas com conforto e economia de combustível. Pelo contrário, esta versão recebeu ainda mais potência, materiais mais leves e um acerto mecânico que o aproxima de um carro de corrida. Em outras palavras, é uma perua que foi projetada para transformar uma ida ao supermercado em um evento digno de Nürburgring.

Mas não se engane, este não é um simples exercício de engenharia sem propósito. O M3 CS Touring é um modelo limitado, pensado para um público específico – aqueles que querem o desempenho de um superesportivo, mas se recusam a abrir mão da praticidade. Ele tem o motor mais potente já colocado em um M3 Touring, tração integral ajustável e uma série de aprimoramentos aerodinâmicos. Tudo isso resulta em um carro que promete ser tão rápido quanto funcional, sem compromissos, sem concessões.

Motorização e Desempenho

O BMW M3 CS Touring combina alto desempenho e funcionalidade. Com um motor de 550 cv, tração M xDrive ajustável e construção leve, ele entrega dirigibilidade precisa e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 s.
O BMW M3 CS Touring combina alto desempenho e funcionalidade. Com um motor de 550 cv, tração M xDrive ajustável e construção leve, ele entrega dirigibilidade precisa e aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 s.

O motor do BMW M3 CS Touring foi projetado para oferecer alto desempenho em pistas, utilizando componentes inspirados em competições. A unidade de 3,0 litros e seis cilindros em linha conta com um virabrequim forjado leve e um cabeçote com núcleo impresso em 3D. O bloco do motor tem estrutura fechada e sem camisas, proporcionando maior rigidez.

O sistema de tração M xDrive oferece três modos: 4WD para estabilidade, 4WD Sport para mais dinâmica traseira e 2WD para uma experiência purista. O diferencial ativo M melhora o controle em curvas rápidas.
O sistema de tração M xDrive oferece três modos: 4WD para estabilidade, 4WD Sport para mais dinâmica traseira e 2WD para uma experiência purista. O diferencial ativo M melhora o controle em curvas rápidas.

A potência máxima atinge 550 cv, um aumento de 20 cv em relação ao BMW M3 Competition Touring com M xDrive. O torque máximo é de 650 Nm e está disponível entre 2.750 e 5.950 rpm, com a potência máxima sendo alcançada a 6.250 rpm. O limite de giro do motor é de 7.200 rpm. O sistema de sobrealimentação M TwinTurbo foi aprimorado, elevando a pressão máxima de carga dos turbocompressores para 2,1 bar.

Com esse conjunto mecânico, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. A marca de 200 km/h é atingida em 11,7 segundos, enquanto a velocidade máxima, limitada eletronicamente, é de 300 km/h. O sistema de escapamento inclui flaps controlados eletronicamente e um silenciador traseiro de titânio, alterando a sonoridade conforme o modo de condução selecionado.

Transmissão e Tração

A transmissão M Steptronic de oito marchas possui ajustes configuráveis. As trocas podem ser feitas pelo seletor de marchas ou paddle shifts, adaptando-se a diferentes estilos de condução e condições da pista.
A transmissão M Steptronic de oito marchas possui ajustes configuráveis. As trocas podem ser feitas pelo seletor de marchas ou paddle shifts, adaptando-se a diferentes estilos de condução e condições da pista.

O BMW M3 CS Touring utiliza a transmissão automática M Steptronic de oito marchas com Drivelogic, permitindo ajustes na resposta das trocas de marcha. O seletor de marchas e as aletas de troca no volante possibilitam mudanças sequenciais.

A tração M xDrive é distribuída entre as rodas dianteiras e traseiras por meio de uma embreagem multidisco controlada eletronicamente. O sistema atua em conjunto com o diferencial ativo M no eixo traseiro para otimizar a distribuição da potência.

O veículo oferece três modos de condução:

  • 4WD: distribuição padrão de torque entre os eixos.
  • 4WD Sport: maior ênfase na tração traseira.
  • 2WD: tração traseira exclusiva, com o sistema de estabilidade desativado.

Suspensão e Freios

A suspensão adaptativa M foi ajustada para melhor resposta dinâmica. O sistema inclui amortecedores eletronicamente controlados e freios M Compound, com a opção de discos carbono-cerâmicos.
A suspensão adaptativa M foi ajustada para melhor resposta dinâmica. O sistema inclui amortecedores eletronicamente controlados e freios M Compound, com a opção de discos carbono-cerâmicos.

A suspensão adaptativa M foi ajustada especificamente para o M3 CS Touring, incluindo amortecedores eletronicamente controlados e direção M Servotronic. O sistema de frenagem integrado permite ajustes nos parâmetros de resposta dos freios.

O modelo conta com freios M Compound de série, disponíveis com pinças vermelhas ou pretas. Como opcional, há freios carbono-cerâmicos, que reduzem o peso e possuem pinças em vermelho ou dourado fosco.

As rodas forjadas M são de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira, podendo ser configuradas em acabamento dourado fosco ou preto fosco. O veículo vem equipado com pneus de alto desempenho para pista, com a alternativa de pneus esportivos sem custo adicional.

Construção Leve e Aerodinâmica

O design combina aerodinâmica e funcionalidade. O para-choque frontal otimiza a refrigeração, enquanto o spoiler traseiro melhora a estabilidade. Faróis com luz amarela remetem aos modelos de competição.
O design combina aerodinâmica e funcionalidade. O para-choque frontal otimiza a refrigeração, enquanto o spoiler traseiro melhora a estabilidade. Faróis com luz amarela remetem aos modelos de competição.

A BMW aplicou diversas soluções de redução de peso ao M3 CS Touring. Componentes estruturais e estéticos utilizam fibra de carbono, incluindo capô, splitter dianteiro, entradas de ar frontais, capas dos retrovisores e difusor traseiro.

No interior, os bancos M Carbon, paddle shifts do volante, console central e detalhes do acabamento também utilizam fibra de carbono, contribuindo para uma redução de aproximadamente 15 kg em relação ao BMW M3 Competition Touring.

A rigidez estrutural foi aprimorada com reforços no compartimento do motor e na carroceria. A aerodinâmica foi otimizada por meio de um para-choque dianteiro específico, entradas de ar ampliadas e um spoiler de teto redesenhado.

Design e Cores Disponíveis

O BMW M3 CS Touring será oferecido com quatro opções de cores externas:

  • British Racing Green.
  • Laguna Seca Blue.
  • Frozen Solid White.
  • Sapphire Black Metallic.

O teto e o spoiler são pintados em preto brilhante. A grade frontal apresenta moldura sem contorno, com o logotipo M3 CS destacado em vermelho. Os faróis utilizam iluminação amarela, inspirada em modelos de competição GT.

Interior e Tecnologia

O interior conta com bancos M Carbon revestidos em couro Merino e volante M Alcantara. O painel digital BMW Curved Display integra informações do M Drift Analyser e do M Laptimer para uso em pista.
O interior conta com bancos M Carbon revestidos em couro Merino e volante M Alcantara. O painel digital BMW Curved Display integra informações do M Drift Analyser e do M Laptimer para uso em pista.

O interior do BMW M3 CS Touring adota um layout voltado para desempenho. Os bancos esportivos M Carbon possuem estrutura leve e ajustes elétricos. O acabamento interno mescla couro Merino preto e vermelho, e os painéis das portas são revestidos em couro preto.

O alívio de peso inclui o uso de fibra de carbono no capô, teto e componentes internos. Os bancos M Carbon e o console central reduzem a massa total do veículo em aproximadamente 15 kg.
O alívio de peso inclui o uso de fibra de carbono no capô, teto e componentes internos. Os bancos M Carbon e o console central reduzem a massa total do veículo em aproximadamente 15 kg.

O volante M Alcantara tem base achatada e marcador central vermelho. O console central exibe um logotipo CS e detalhes específicos da edição limitada. Cintos de segurança M e soleiras personalizadas complementam o design interno.

O modelo vem equipado com o sistema BMW iDrive baseado na versão 8.5 do BMW Operating System. A central multimídia inclui uma tela curva composta por um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela de 14,9 polegadas para o sistema de infotainment. O sistema BMW Live Cockpit Professional agrega funções como navegação BMW Maps e integração com smartphones.

Equipamentos de Série e Assistência ao Motorista

O M3 CS Touring será produzido em edição limitada, com vendas na Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul. A estreia oficial ocorre na corrida de 12 horas de Bathurst, na Austrália.
O M3 CS Touring será produzido em edição limitada, com vendas na Europa, Austrália, Japão e Coreia do Sul. A estreia oficial ocorre na corrida de 12 horas de Bathurst, na Austrália.

O BMW M3 CS Touring inclui de série uma gama de equipamentos voltados para conforto e segurança. Entre os principais itens estão:

  • Head-Up Display com informações M específicas.
  • Sistema de som Harman Kardon.
  • Climatização automática de duas zonas.
  • Acesso sem chave Comfort Access.
  • Sistema de alarme.
  • BMW Drive Recorder (opcional).

Os sistemas de assistência ao motorista incluem monitoramento de colisão frontal, aviso de saída de faixa e limitador de velocidade. O modelo conta com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além do assistente de estacionamento. Como opcional, está disponível o pacote Driving Assistant.

Fonte: BMW.