Renault Boreal: marca prepara lançamento de novo SUV médio no Brasil em 2025

Em estradas isoladas, protótipos camuflados já circulam em testes. A Renault prepara um SUV médio inédito, previsto para 2025, desenvolvido para enfrentar modelos consolidados no mercado. Com motorização híbrida flex e plataforma exclusiva, o veículo promete tecnologia avançada e segurança aprimorada.
Publicado por Alan Corrêa em Renault dia 30/01/2025

A Renault confirmou o lançamento de um novo SUV médio no mercado brasileiro, previsto para o segundo semestre de 2025. O modelo, que deve ser chamado de Renault Boreal, será um dos principais produtos da estratégia “Renaultlution” na América Latina. Desenvolvido com foco no público da região, o veículo utilizará a plataforma RGMP, uma adaptação da CMF-B utilizada em modelos europeus.

Pontos Principais:

  • O novo SUV médio da Renault, Projeto R1312, será lançado no Brasil no segundo semestre de 2025.
  • Utilizará a plataforma RGMP, uma evolução da CMF-B europeia, e será produzido em São José dos Pinhais (PR).
  • Competirá no segmento de SUVs médios, enfrentando modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
  • O modelo será o primeiro veículo híbrido flex da Renault no país, com motorização 1.3 TCe turbo flex e sistema híbrido leve de 48V.

O Renault Boreal tem como objetivo competir no segmento de SUVs médios, disputando mercado com modelos como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen Taos, BYD Song Pro e GWM Haval H6. Para isso, o modelo contará com motorização turbo flex no lançamento e previsão de versões híbridas nos anos seguintes.

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Os testes do Boreal já ocorrem no Brasil, com protótipos circulando em carroceria definitiva. Além disso, fornecedores já iniciaram a produção experimental de componentes, sinalizando uma fase avançada no desenvolvimento do modelo. O projeto, antes identificado pelo código R1312, recebeu um novo código interno, RB3L4, utilizado pela engenharia da marca.

Plataforma e estrutura

O Renault Boreal será construído sobre a base estrutural do Dacia Bigster, modelo da subsidiária romena da Renault. Essa plataforma permitirá ao SUV ter dimensões próximas a 4,60 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,70 metros de altura e 2,70 metros de entre-eixos.

A estrutura será adaptada para atender às demandas do mercado brasileiro, com modificações na dianteira e na traseira para diferenciar o design em relação ao Bigster. Além do visual externo, o interior do veículo também sofrerá alterações, incluindo novos materiais e acabamentos ajustados ao perfil dos consumidores da região.

A Renault planeja equipar o Boreal com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista mais avançado do que o disponível no Kardian. Esse pacote incluirá diversos sistemas de segurança ativa para ampliar a dirigibilidade e oferecer maior controle ao condutor.

Motorização e versões híbridas

No lançamento, o Renault Boreal terá o motor 1.3 TCe turbo flex, que entrega até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Esse propulsor, já utilizado em outros modelos da marca, passou a ser produzido no Brasil pela fornecedora Horse no início de 2025. A transmissão será automática do tipo CVT com oito marchas simuladas.

A Renault também planeja introduzir versões híbridas do Boreal nos anos seguintes. Um dos sistemas em análise é o híbrido leve (MHEV), que utilizaria o motor 1.3 turbo flex combinado a um pequeno motor elétrico para otimizar a eficiência energética. Outra possibilidade é a adoção de um sistema híbrido pleno (HEV), baseado no motor 1.6 aspirado de ciclo Atkinson, que trabalha em conjunto com um motor elétrico de tração.

O desenvolvimento dessas versões híbridas já ocorre no Brasil, com testes realizados em uma unidade do SUV Arkana equipada com esse conjunto. A Renault ainda não confirmou oficialmente qual dessas opções será utilizada no Boreal, mas a previsão é que a versão híbrida só chegue ao mercado entre 2026 e 2027.

Equipamentos e tecnologia

O Renault Boreal será equipado com um pacote de assistência ao motorista mais completo que o disponível no Kardian. A marca já confirmou a presença de assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres, ampliando os recursos de segurança do modelo.

Além desses itens, o SUV deverá contar com uma série de equipamentos voltados para conforto e conectividade. Entre as tecnologias esperadas estão:

  • Central multimídia com integração a Android Auto e Apple CarPlay
  • Painel de instrumentos digital
  • Controle de cruzeiro adaptativo
  • Monitoramento de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Faróis e lanternas em LED
  • Ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro

As versões topo de linha do Boreal poderão incluir teto panorâmico, bancos revestidos em material premium e sistema de som de alta qualidade. A Renault ainda não divulgou detalhes sobre o nível de acabamento de cada configuração.

Segmento e concorrência

O Renault Boreal será posicionado como um SUV médio dentro do portfólio da marca, ficando acima do Kardian e abaixo de modelos maiores. O modelo competirá diretamente com SUVs que já se consolidaram no segmento e com novas opções que devem ser lançadas nos próximos anos.

Entre os principais concorrentes do Boreal no Brasil estão:

  • Jeep Compass
  • Toyota Corolla Cross
  • Volkswagen Taos
  • BYD Song Pro
  • GWM Haval H6

O segmento de SUVs médios no Brasil tem registrado crescimento nos últimos anos, impulsionado pela demanda por veículos mais equipados e com maior nível de segurança. A Renault busca atender esse público com um produto desenvolvido especialmente para a América Latina.

Lançamento e preços

A previsão é que o Renault Boreal seja lançado no Brasil no último trimestre de 2025. A Renault ainda não confirmou todas as versões que estarão disponíveis no lançamento, mas é provável que o modelo chegue primeiro com a motorização 1.3 TCe turbo flex, com as versões híbridas programadas para os anos seguintes.

Os preços do SUV devem variar entre R$ 180 mil e R$ 220 mil, dependendo da versão e dos equipamentos oferecidos. O posicionamento da Renault no segmento dependerá das estratégias adotadas para diferenciação do Boreal em relação à concorrência.

Fonte: Uol, Mobiauto e AutoEsporte.