O Chevrolet Tracker passará por mudanças significativas nos próximos anos. Além de um novo visual, o modelo contará com a introdução de um sistema micro-híbrido de 48V. A novidade, já adotada no Chevrolet Monza vendido na China, será incorporada ao Tracker como parte do processo de modernização da linha. A expectativa é que essa configuração esteja disponível a partir de 2026, já como linha 2027.
Pontos Principais:
Os testes do novo Tracker já ocorrem no Brasil, com unidades flagradas em diferentes estados. O veículo passará por uma reestilização visual antes da chegada da motorização híbrida, prevista para os próximos meses. A dianteira será redesenhada, incorporando novos faróis bipartidos e um para-choque reformulado. No interior, a Chevrolet implementará novos materiais de acabamento e atualizações tecnológicas.
Além do Tracker, a Chevrolet poderá expandir a tecnologia híbrida para outros modelos da linha, como a picape Montana e os compactos Onix e Onix Plus. O objetivo da marca é adequar sua frota às novas regulamentações de emissões, como o Proconve L8, que entra em vigor em 2025.
O sistema híbrido que será adotado no Chevrolet Tracker utilizará um motor elétrico de 10,8 cv e 40 Nm de torque. Esse propulsor será responsável por auxiliar o motor a combustão em momentos específicos, reduzindo o consumo de combustível e contribuindo para um desempenho mais eficiente. O motor elétrico também substituirá componentes como o alternador e o motor de arranque.
A Chevrolet deve disponibilizar o sistema híbrido tanto para o motor 1.0 turbo quanto para o 1.2 turbo. Recentemente, essas motorizações passaram por atualizações de software e passaram a contar com injeção direta de combustível. Com isso, o motor 1.0 turbo flex teve um aumento de potência de 116 cv para 121 cv, enquanto o 1.2 turbo flex passou de 133 cv para 141 cv.
A adoção da tecnologia micro-híbrida está alinhada às novas regulamentações ambientais e estratégias de eficiência energética. O sistema de 48V permitirá maior aproveitamento da energia gerada pelo veículo, reduzindo emissões e otimizando o consumo de combustível. A expectativa é que essa tecnologia também seja utilizada em outros modelos da marca no futuro.
Antes da chegada da motorização híbrida, o Chevrolet Tracker passará por uma reestilização visual. As mudanças estarão concentradas na dianteira, que contará com novos faróis bipartidos. A parte superior terá luzes de LED mais finas, enquanto os faróis principais ficarão abaixo, integrados ao design da grade frontal. A grade adotará um formato colmeia, e o para-choque será redesenhado.
Na traseira, as lanternas manterão o formato atual, mas receberão um novo arranjo interno. O objetivo das atualizações visuais é alinhar o Tracker ao design dos mais recentes modelos da Chevrolet, como a picape Montana e o SUV Equinox. O veículo manterá sua plataforma atual, mas receberá melhorias estruturais para otimizar o conforto e a segurança.
O interior do Tracker também será atualizado. O painel digital e a central multimídia que estrearam no Chevrolet Spin em 2024 estarão presentes no SUV. O acabamento interno será aprimorado, com materiais de melhor qualidade e ajustes mais precisos. O modelo também contará com novos itens de tecnologia, como sistemas de assistência à condução e conectividade aprimorada.
A fabricação do novo Chevrolet Tracker híbrido será realizada na unidade da General Motors em São Caetano do Sul (SP). Além do Tracker, a tecnologia micro-híbrida poderá ser incorporada à Chevrolet Montana, uma vez que ambos os modelos compartilham a mesma plataforma e motorização. O Chevrolet Spin, por outro lado, não deve receber essa atualização devido à sua plataforma mais antiga.
Os compactos Onix e Onix Plus, produzidos na fábrica de Gravataí (RS), também estão entre os modelos que podem receber a nova tecnologia híbrida. A Chevrolet tem planos de ampliar sua oferta de veículos eletrificados no Brasil, seguindo a tendência do mercado global e se adequando às novas normas ambientais.
O investimento da General Motors no Brasil para os próximos anos é de R$ 7 bilhões, dos quais R$ 5,5 bilhões serão destinados ao estado de São Paulo. Esse montante será utilizado para modernização das fábricas e desenvolvimento de novas tecnologias, incluindo eletrificação parcial e sistemas híbridos.
O Chevrolet Tracker atualizado contará com um pacote mais completo de equipamentos. Entre as novidades, destacam-se recursos de segurança avançados, como o sistema de frenagem autônoma de emergência e o assistente de manutenção e centralização em faixa. Esses dispositivos têm como objetivo aumentar a segurança dos ocupantes e reduzir o risco de acidentes.
Além disso, o modelo oferecerá novas funcionalidades de conectividade, incluindo integração com sistemas de smartphones e atualização remota de software. A Chevrolet busca ampliar a oferta de tecnologia embarcada em seus veículos, proporcionando uma experiência mais moderna e eficiente aos usuários.
O Tracker híbrido também será um dos modelos que receberão uma edição especial para celebrar os 100 anos da Chevrolet no Brasil. A marca planeja lançar essa versão comemorativa com detalhes exclusivos e itens diferenciados, destacando a evolução da empresa no país ao longo das décadas.
A introdução da tecnologia híbrida no Chevrolet Tracker coloca o modelo como um dos primeiros SUVs compactos nacionais a adotar essa solução. Com isso, a Chevrolet busca se antecipar às mudanças regulatórias e oferecer uma opção mais eficiente em consumo e emissões dentro do segmento.
A concorrência no mercado de SUVs híbridos deve crescer nos próximos anos. Marcas como Volkswagen e Stellantis já planejam a introdução de sistemas híbridos em modelos como o T-Cross e o Fastback. O Tracker, por sua vez, poderá se posicionar como uma alternativa competitiva, aproveitando sua base de clientes já consolidada.
A estratégia da Chevrolet visa manter o Tracker como um dos SUVs mais vendidos do Brasil. A combinação de um motor híbrido, novos equipamentos e um design atualizado pode contribuir para o fortalecimento do modelo no mercado, acompanhando as tendências globais de eletrificação parcial.
Fonte: Mobiauto, Autossegredos, Motor1 e Terra.