Caoa Chery expande produção de SUVs em Goiás com novos investimentos

Marca aposta em modernização e aumento de capacidade da fábrica de Anápolis para ampliar presença no mercado nacional. Caoa Chery investe em infraestrutura para ampliar a produção de SUVs na fábrica de Anápolis
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 25/08/2024

A Caoa Chery está acelerando seus investimentos na fábrica de Anápolis, em Goiás, com o objetivo de ampliar sua presença no mercado brasileiro de SUVs. Desde a inauguração da planta em 2007, quando começou a produzir o modelo HR e o Tucson, a fábrica tem se tornado um ponto estratégico para a marca. Recentemente, a Caoa Chery iniciou um dos maiores ciclos de investimento desde a sua fundação, com foco na modernização e expansão da produção.

Sob a liderança de Carlos Alberto Filho, filho do fundador Carlos Alberto de Oliveira Andrade, falecido em 2021, e do executivo Mauro Correia, a marca está realizando reformas significativas na planta de Anápolis. Em 2024, a fábrica já alcançou a marca de 76.000 unidades produzidas, um aumento expressivo em comparação às 26.000 unidades de 2023. Além disso, 1.572 unidades foram importadas, consolidando o crescimento de 190% no volume total.

A fábrica será modernizada com a introdução de robôs e expansão de 11.000 m² de área construída
A fábrica será modernizada com a introdução de robôs e expansão de 11.000 m² de área construída

O aumento da produção é impulsionado pela boa aceitação de modelos como o Tiggo 5X, Tiggo 7 Sport e o Tiggo 8 Pro, que se destacam por oferecerem preços mais competitivos em relação aos concorrentes. O Tiggo 8 Pro, por exemplo, é vendido por R$ 188,9 mil, cerca de R$ 30 mil a menos que rivais da mesma categoria, tornando-se uma alternativa atraente para os consumidores.

A fábrica de Anápolis também está passando por uma modernização, com a introdução de robôs que vão aumentar a eficiência da linha de montagem. Importados da antiga fábrica da Ford em Camaçari, os robôs permitirão que a Caoa Chery amplie a produção para até 6.000 funcionários e 209 robôs, que realizarão 370 tarefas de montagem, soldagem e verificação de componentes.

Além disso, a área da fábrica será expandida em 11.000 m² para acomodar a nova linha de construção de carrocerias e um depósito de 10.000 m², somando um total de 36.000 m² de área adicional. Essas reformas visam dobrar a capacidade produtiva da planta até o final de 2024, com o objetivo de aumentar a participação da Caoa Chery no mercado brasileiro de SUVs para 9%.

Outro ponto de destaque é o investimento no desenvolvimento de novos modelos e na nacionalização do Tiggo 8 híbrido, que atualmente é importado da China. A Caoa também está desenvolvendo o Tiggo 9, que deverá ser lançado em breve. Os engenheiros da marca estão trabalhando na adaptação dos veículos para as condições brasileiras, com melhorias em itens como o sistema de arrefecimento e o motor, que passará a contar com bomba de óleo de pressão variável.

Com a ampliação da fábrica e o desenvolvimento de novos projetos, a Caoa Chery pretende fortalecer sua posição no mercado nacional, oferecendo uma linha de SUVs cada vez mais competitiva e adequada às demandas dos consumidores brasileiros.

Fonte: RevistaCarro, R7 e CNN.