Chevrolet Classic Life 1.0 2010: uma opção de sedan usado acessível para o dia a dia

O Chevrolet Classic Life 1.0 2010 é ideal para quem busca economia e baixo custo de manutenção em um usado. Serve para uso urbano e pequenas viagens. Pontos positivos incluem consumo eficiente e peças acessíveis, enquanto negativos são desempenho modesto e segurança básica. Antes de comprar, verifique o motor, suspensão e histórico de manutenção.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 10/12/2024

O Chevrolet Classic Life 1.0 2010 é uma escolha interessante para quem busca um carro usado confiável e econômico, ideal para deslocamentos urbanos e pequenas viagens. Com seu motor 1.0 flex, o modelo entrega um desempenho adequado para o uso cotidiano, com baixo consumo de combustível, especialmente com gasolina. Seu porta-malas de 390 litros também é um ponto positivo, garantindo espaço suficiente para compras e bagagens. É um carro compacto, prático e com custos de manutenção acessíveis, sendo uma boa opção para motoristas iniciantes ou para quem busca economia no dia a dia.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex com até 78 cv de potência.
  • Consumo médio de 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina.
  • Porta-malas com capacidade de 390 litros.
  • Peças acessíveis e manutenção de baixo custo.

Por outro lado, é importante estar atento às limitações do Classic Life. Apesar de econômico e robusto, o desempenho pode ser limitado em rodovias, especialmente com o carro carregado. O isolamento acústico também é básico, podendo incomodar em viagens mais longas. Problemas comuns relatados incluem desgaste da suspensão, vazamentos no sistema de arrefecimento e eventuais falhas no sistema elétrico. Contudo, peças acessíveis e uma rede ampla de assistência técnica tornam a manutenção simples e barata, o que equilibra os pontos negativos.

Ao comprar um Classic 2010 usado, verifique motor, suspensão, histórico de manutenção e consumo. Analise ruídos, arrefecimento e adequação ao uso urbano.
Ao comprar um Classic 2010 usado, verifique motor, suspensão, histórico de manutenção e consumo. Analise ruídos, arrefecimento e adequação ao uso urbano.

Na hora de comprar um Chevrolet Classic 2010 usado, é fundamental verificar o estado geral do motor e da suspensão, que podem apresentar sinais de desgaste, principalmente em veículos com alta quilometragem. Cheque o histórico de manutenção, buscando sinais de revisões regulares, e esteja atento a possíveis ruídos ou trepidações durante o test drive. Verificar o funcionamento do ar-condicionado e possíveis vazamentos de óleo ou líquido de arrefecimento também é essencial. Por fim, prefira modelos com quilometragem moderada, bem cuidados e com documentação em dia para garantir uma compra tranquila e sem surpresas.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro com aspiração natural, injeção multiponto e 4 cilindros em linha. Alimentado por combustível flex (álcool/gasolina). Potência de 72 cv (A) e 70 cv (G) a 6400 rpm, torque de 9 kgfm (A) e 8,8 kgfm (G).
Motor dianteiro com aspiração natural, injeção multiponto e 4 cilindros em linha. Alimentado por combustível flex (álcool/gasolina). Potência de 72 cv (A) e 70 cv (G) a 6400 rpm, torque de 9 kgfm (A) e 8,8 kgfm (G).

O modelo se destaca pelo desempenho adequado ao segmento de veículos compactos, com um motor de instalação dianteira e aspiração natural. Ele utiliza injeção multiponto e possui quatro cilindros dispostos em linha.

A transmissão é manual de cinco marchas, acoplada à tração dianteira, e o código do câmbio é identificado como f17 minus hr. A potência máxima do motor é de 72 cv com álcool e 70 cv com gasolina, ambos atingidos a 6.400 rpm.

Já o torque máximo chega a 9 kgfm com álcool e 8,8 kgfm com gasolina, ambos a 3.000 rpm. O veículo acelera de 0 a 100 km/h em 14,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 163 km/h. Ele é desenvolvido na plataforma gm4200.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 7,4 km/l (A) e 10,4 km/l (G). No ciclo rodoviário, faz 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G). Eficiência adequada para a categoria de sedãs compactos.
Consumo urbano de 7,4 km/l (A) e 10,4 km/l (G). No ciclo rodoviário, faz 9,2 km/l (A) e 13 km/l (G). Eficiência adequada para a categoria de sedãs compactos.

Com um motor flex, o modelo oferece dados de consumo eficientes dentro do esperado para o segmento. No ciclo urbano, o consumo é de 7,4 km/l com álcool e 10,4 km/l com gasolina.

Já no ciclo rodoviário, apresenta 9,2 km/l com álcool e 13 km/l com gasolina. Esses números resultam em uma autonomia urbana de 355 km com álcool e 499 km com gasolina.

No ciclo rodoviário, a autonomia é ampliada para 442 km com álcool e 624 km com gasolina, aproveitando um tanque de combustível com capacidade de 48 litros.

Interior

Tração dianteira, transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco. Direção não assistida e código do câmbio f17 minus hr.
Tração dianteira, transmissão manual de 5 marchas com embreagem monodisco a seco. Direção não assistida e código do câmbio f17 minus hr.

O interior do modelo é projetado para oferecer conforto básico, comportando até cinco ocupantes com espaço moderado. Conta com quatro portas que garantem praticidade para acesso ao veículo.

Interior para cinco ocupantes, com quatro portas e porta-malas de 390 litros. Dimensões: 4.056 mm de comprimento, 1.608 mm de largura, 1.436 mm de altura e entre-eixos de 2.443 mm.
Interior para cinco ocupantes, com quatro portas e porta-malas de 390 litros. Dimensões: 4.056 mm de comprimento, 1.608 mm de largura, 1.436 mm de altura e entre-eixos de 2.443 mm.

O porta-malas tem capacidade de 390 litros, ideal para uso cotidiano e pequenas viagens. A carga útil é de 440 kg, tornando-o eficiente também para transporte de cargas leves.

Medidas

As medidas incluem 4.056 mm de comprimento, 1.608 mm de largura, 1.436 mm de altura, entre-eixos de 2.443 mm, bitola dianteira de 1.387 mm e traseira de 1.388 mm.
As medidas incluem 4.056 mm de comprimento, 1.608 mm de largura, 1.436 mm de altura, entre-eixos de 2.443 mm, bitola dianteira de 1.387 mm e traseira de 1.388 mm.

O modelo apresenta dimensões equilibradas: 4.056 mm de comprimento, 1.608 mm de largura e 1.436 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.443 mm, contribuindo para a estabilidade do veículo.

O peso total é de 920 kg. No sistema de suspensão, utiliza um conjunto independente McPherson com molas helicoidais na dianteira e um eixo de torção com molas helicoidais na traseira.

Os freios combinam discos ventilados na frente e tambores na traseira. A direção não é assistida, oferecendo um raio de giro de 9,8 metros.

Os pneus possuem dimensões 165/70 r13, com altura de flanco de 116 mm, garantindo desempenho adequado e bom equilíbrio entre conforto e estabilidade.

Preço aproximado do Chevrolet Classic 2010

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Freios a disco ventilado na frente e tambor na traseira. Pneus 165/70 r13.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, ambas com molas helicoidais. Freios a disco ventilado na frente e tambor na traseira. Pneus 165/70 r13.

Ao comprar um Chevrolet Classic Life 1.0 2010 usado, verifique motor, suspensão e sistema de arrefecimento. Cheque histórico de manutenção e quilometragem. Analise o consumo e o desempenho, considerando seu uso urbano. Priorize veículos com documentação em dia e teste ruídos ou falhas mecânicas.

  • Classic Life/LS 2010 – Preço Aproximado: R$ 21 mil

Ficha Técnica do Chevrolet Classic Life 1.0 2010

Geral

  • Ano: 2010
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Sedã
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: GM4200

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 72 cv (Álcool) / 70 cv (Gasolina) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9 kgfm (Álcool) / 8,8 kgfm (Gasolina) a 3000 rpm
  • Peso/potência: 12,78 kg/cv
  • Torque específico: 9,0 kgfm/litro
  • Peso/torque: 102,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 72,1 cv/litro
  • Viscosidade do óleo: 5W-30

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: F17 Minus HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Não assistida
  • Diâmetro de giro: 9,8 m

Pneus

  • Dianteiros: 165/70 R13
  • Traseiros: 165/70 R13
  • Altura do flanco: 116 mm

Dimensões

  • Comprimento: 4056 mm
  • Largura: 1608 mm
  • Distância entre-eixos: 2443 mm
  • Altura: 1436 mm
  • Bitola dianteira: 1387 mm
  • Bitola traseira: 1388 mm
  • Porta-malas: 390 litros
  • Tanque de combustível: 48 litros
  • Peso: 920 kg
  • Carga útil: 440 kg

Desempenho

  • Velocidade máxima: 163 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,4 s

Consumo

  • Urbano: 7,4 km/l (Álcool) / 10,4 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 9,2 km/l (Álcool) / 13 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 355 km (Álcool) / 499 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 442 km (Álcool) / 624 km (Gasolina)

Fonte: MobiAuto, G1 e UOL.