Citroën Basalt Feel 1.0: SUV mais barato do Brasil com motor fraco e câmbio manual vale a pena? Confira ficha técnica e fotos

Nem todo SUV precisa ser caro ou potente. O Citroën Basalt Feel 1.0 é o mais barato do Brasil, com visual sofisticado e bom espaço interno. Apesar do motor fraco e câmbio manual, oferece itens como painel digital e multimídia de 10”. Ideal para quem prioriza economia e uso urbano, mas exige paciência na estrada.
Publicado por Alan Corrêa em Citroën dia 7/03/2025

O Citroën Basalt é um modelo que chegou ao mercado brasileiro com diferentes versões para atender perfis distintos de consumidores. Dentro da linha Basalt Feel, existem duas configurações disponíveis: uma com motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT e outra, mais simples, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Nesta matéria, o foco será exclusivamente na versão de entrada, ou seja, o Basalt Feel 1.0 manual sem turbo, que se destaca pelo preço mais acessível e proposta voltada ao uso urbano.

Pontos Principais:

  • Citroën Basalt Feel é o SUV mais barato do Brasil, com motor 1.0 aspirado.
  • Design segue o das versões mais caras, mas perde itens como faróis de neblina.
  • Interior mantém painel digital e multimídia de 10” com Apple CarPlay e Android Auto.
  • Desempenho limitado: 0 a 100 km/h em 17,9 s e consumo de até 15,2 km/l na estrada.

O Citroën Basalt Feel 1.0 é o SUV mais barato do Brasil, sendo a única opção do mercado equipada com motor 1.0 aspirado. Com preço aproximado de R$ 91.990 na modalidade de venda direta, o modelo se destaca pela proposta acessível dentro do segmento. Embora classificado como SUV, suas dimensões e características o aproximam de sedãs compactos, como Fiat Cronos Drive, Chevrolet Onix Plus LT e Hyundai HB20S Comfort Plus.

O Citroën Basalt Feel 1.0 se destaca como o SUV mais barato do Brasil. Seu design moderno e espaço interno chamam atenção, mas o motor aspirado compromete o desempenho nas estradas.
O Citroën Basalt Feel 1.0 se destaca como o SUV mais barato do Brasil. Seu design moderno e espaço interno chamam atenção, mas o motor aspirado compromete o desempenho nas estradas.

A versão Feel mantém grande parte do design das configurações mais caras, como Feel Turbo e Shine, trazendo semelhanças visuais e equipamentos similares. No entanto, há diferenças notáveis, como a ausência de faróis de neblina e alguns acabamentos diferenciados. O modelo também mantém a mesma plataforma utilizada em outros veículos da Citroën, oferecendo espaço interno compatível com a categoria.

Com motor de 75/71 cv (etanol/gasolina) e câmbio manual de cinco marchas, o Basalt Feel apresenta desempenho adequado para o uso urbano, mas com limitações em rodovias. O consumo de combustível fica na média de 13,2 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, valores influenciados pela necessidade de manter giros mais altos para compensar a falta de potência.

Design e acabamento

Mesmo sendo a versão de entrada, o Basalt Feel mantém um visual sofisticado. Rodas de 16 polegadas, detalhes cromados e iluminação em LED ajudam a disfarçar sua proposta mais acessível.
Mesmo sendo a versão de entrada, o Basalt Feel mantém um visual sofisticado. Rodas de 16 polegadas, detalhes cromados e iluminação em LED ajudam a disfarçar sua proposta mais acessível.

O Citroën Basalt Feel possui um design alinhado às versões mais caras, mantendo elementos como frisos cromados na dianteira e detalhes em vermelho no para-choque. As rodas são de 16 polegadas com pintura em cinza, enquanto a coluna C também apresenta um detalhe vermelho. As lanternas traseiras mantêm o mesmo formato das outras versões, sem a inscrição “Turbo 200”.

No interior, o painel possui faixa central dourada e detalhes cromados nas saídas de ar. Os bancos têm revestimento de tecido e seguem um padrão semelhante ao da versão Shine, que utiliza material sintético. O modelo vem equipado com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

A principal diferença no acabamento interno está no sistema de ar-condicionado, que é analógico, diferentemente da versão Shine, que conta com controle digital. Apesar disso, mantém uma lista de equipamentos de série, como vidros elétricos nas quatro portas, volante com ajuste de altura e câmera de ré.

Equipamentos e tecnologia

A lista de equipamentos inclui câmera de ré, controle de estabilidade e airbags. Porém, a ausência de piloto automático e assistência à condução pode ser um ponto negativo para alguns motoristas.
A lista de equipamentos inclui câmera de ré, controle de estabilidade e airbags. Porém, a ausência de piloto automático e assistência à condução pode ser um ponto negativo para alguns motoristas.

O Basalt Feel inclui uma série de itens de série que garantem funcionalidade para o uso diário. Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se:

  • Assistente de partida em rampa
  • Quatro airbags
  • Sensor de pressão dos pneus
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Retrovisores com ajustes elétricos

O modelo não conta com faróis de neblina, sensores de ré, modo Sport ou piloto automático, equipamentos que estão presentes nas versões mais completas. Além disso, não há faróis automáticos, chave presencial ou assistentes de condução, como frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.

No banco traseiro, o espaço acomoda confortavelmente passageiros de estatura mediana, mas o túnel central elevado pode dificultar o uso do assento do meio. Há duas portas USB do tipo A, porém, os comandos dos vidros traseiros estão posicionados entre os bancos dianteiros, seguindo a mesma solução adotada no C3.

Motorização e desempenho

O motor 1.0 aspirado de 75 cv e o câmbio manual limitam a agilidade do Basalt. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 17,9 segundos, ele é um carro urbano, sem fôlego para rodovias.
O motor 1.0 aspirado de 75 cv e o câmbio manual limitam a agilidade do Basalt. Com aceleração de 0 a 100 km/h em 17,9 segundos, ele é um carro urbano, sem fôlego para rodovias.

A principal diferença do Citroën Basalt Feel em relação às versões mais caras está no conjunto mecânico. O motor 1.0 de três cilindros aspirado entrega 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina, enquanto o torque é de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Nos testes realizados, o modelo acelerou de 0 a 100 km/h em 17,9 segundos, número bem superior ao da versão turbo, que faz o mesmo percurso em 9,7 segundos. Em retomadas, os tempos também são elevados, o que compromete a dirigibilidade em rodovias.

O consumo registrado foi de 13,2 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina. O desempenho limitado exige que o motor opere em giros mais altos para entregar potência suficiente, impactando a eficiência energética do veículo.

Comportamento dinâmico

O consumo do Basalt Feel é razoável, fazendo até 15,2 km/l na estrada. No entanto, a necessidade de manter giros altos para compensar a baixa potência pode impactar a economia de combustível.
O consumo do Basalt Feel é razoável, fazendo até 15,2 km/l na estrada. No entanto, a necessidade de manter giros altos para compensar a baixa potência pode impactar a economia de combustível.

A direção elétrica do Basalt Feel tem peso equilibrado e permite uma condução sem esforço excessivo. A suspensão recebeu ajustes específicos para lidar com o conjunto mecânico mais leve, proporcionando conforto ao enfrentar irregularidades no asfalto.

Em curvas, a carroceria tende a inclinar mais do que o habitual, exigindo cautela do motorista. Em velocidades elevadas, o veículo pode sofrer com a influência de ventos laterais, alterando sua trajetória. Em ambiente urbano, o comportamento é mais previsível e adequado.

A frenagem também segue dentro dos padrões da categoria, com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. O modelo percorre 27,8 metros ao frear de 80 km/h a 0, demonstrando um desempenho adequado para seu porte.

Espaço interno e porta-malas

O Citroën Basalt Feel 1.0 oferece bom espaço interno, acomodando cinco passageiros com conforto. No banco traseiro, há duas portas USB, mas o túnel central alto prejudica o assento do meio.
O Citroën Basalt Feel 1.0 oferece bom espaço interno, acomodando cinco passageiros com conforto. No banco traseiro, há duas portas USB, mas o túnel central alto prejudica o assento do meio.

O Citroën Basalt Feel oferece um bom espaço interno, especialmente para os passageiros do banco traseiro. A posição dos assentos favorece o conforto, mas o túnel central elevado pode dificultar a acomodação do passageiro central.

Com 490 litros, o porta-malas do Basalt Feel fica ainda maior com os bancos traseiros rebatidos. Ideal para viagens e uso diário, mas o motor fraco limita desempenho em rodovias.
Com 490 litros, o porta-malas do Basalt Feel fica ainda maior com os bancos traseiros rebatidos. Ideal para viagens e uso diário, mas o motor fraco limita desempenho em rodovias.

O porta-malas tem capacidade para 490 litros, sendo menor que os 525 litros do Fiat Cronos, mas superior aos 469 litros do Onix Plus e aos 475 litros do HB20S. O compartimento é adequado para uso familiar e pode acomodar bagagens para viagens curtas.

Vale a pena ter um SUV com câmbio manual?

Ter um SUV manual é divertido para puristas, oferecendo mais controle e conexão com o carro. Porém, no trânsito urbano, as trocas frequentes de marcha tornam a condução cansativa.
Ter um SUV manual é divertido para puristas, oferecendo mais controle e conexão com o carro. Porém, no trânsito urbano, as trocas frequentes de marcha tornam a condução cansativa.

Ter um SUV com câmbio manual pode ser uma experiência divertida para os entusiastas da direção. A possibilidade de controlar cada troca de marcha e explorar o desempenho do motor dá uma sensação maior de conexão com o veículo. Para quem valoriza essa interação, dirigir um SUV manual pode ser prazeroso, especialmente em estradas e terrenos variados, onde o motorista tem total controle sobre a tração e a resposta do carro.

No entanto, no dia a dia urbano, essa escolha pode se tornar cansativa. O trânsito intenso exige trocas constantes de marcha e uso frequente da embreagem, tornando a condução mais exaustiva, principalmente em engarrafamentos. Além disso, SUVs manuais tendem a perder em conforto e praticidade para modelos automáticos, que hoje oferecem melhor eficiência e desempenho equilibrado.

Para quem gosta de dirigir e busca um carro para momentos de lazer, um SUV com câmbio manual pode ser uma ótima escolha. Mas para uso urbano frequente, os modelos automáticos são mais práticos e confortáveis, evitando o desgaste físico do motorista e proporcionando uma condução mais fluida no trânsito.

Ficha Técnica do Citroën Basalt Feel 1.0 2025

Geral

  • Ano: 2025
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (Álcool/Gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Plataforma: CMP

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 3 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 333 cm³
  • Acionamento comando: Corrente
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 70 mm
  • Razão de compressão: 13,2:1
  • Curso do pistão: 86,5 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 71 cv (Álcool) / 71 cv (Gasolina) a 6000 rpm
  • Código do motor: Firefly
  • Torque máximo: 10,5 kgfm (Álcool) / 10 kgfm (Gasolina) a 3250 rpm
  • Peso/potência: 14,93 kg/cv
  • Torque específico: 10,5 kgfm/litro
  • Peso/torque: 106,7 kg/kgfm
  • Potência específica: 75,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6500 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 5 marchas
  • Código do câmbio: C513
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 11 m

Pneus

  • Dianteiros: 205/60 R16
  • Altura do flanco: 123 mm
  • Traseiros: 205/60 R16
  • Altura do flanco: 123 mm
  • Estepe: 125/85 R16

Dimensões

  • Comprimento: 4343 mm
  • Largura: 1821 mm
  • Distância entre-eixos: 2645 mm
  • Altura: 1585 mm
  • Porta-malas: 490 litros
  • Tanque de combustível: 47 litros
  • Peso: 1120 kg
  • Carga útil: 400 kg
  • Ângulo de entrada: 20,5 graus
  • Ângulo de saída: 28 graus
  • Altura mínima do solo: 180 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 14,1 s

Consumo

  • Urbano: 9,3 km/l (Álcool)
  • Rodoviário: 10,2 km/l (Álcool)
  • Urbano: 13 km/l (Gasolina)
  • Rodoviário: 14,6 km/l (Gasolina)

Autonomia

  • Urbana: 437 km (Álcool)
  • Rodoviária: 479 km (Álcool)
  • Urbana: 611 km (Gasolina)
  • Rodoviária: 686 km (Gasolina)

Equipamentos do Citroën Basalt Feel 1.0 2025

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Airbags laterais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Câmera traseira para manobras
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Repetidores laterais das luzes de direção
  • Travamento central das portas
  • Luz de condução diurna
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus
  • Assistente de partida em rampa

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Apoio de braço para o motorista
  • Ajuste do volante em altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Controle elétrico dos vidros traseiros
  • Ajuste elétrico dos retrovisores
  • Rodas de liga leve
  • Banco traseiro rebatível
  • Destravamento interno/remoto do porta-malas
  • Luz no porta-malas
  • Luz de teto traseira
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Infotenimento

  • Rádio
  • Conexão USB
  • Conexão Bluetooth
  • Volante multifuncional
  • Computador de bordo
  • Conta-giros
  • Termômetro do líquido de arrefecimento
  • Indicador de temperatura externa
  • Espelhamento da tela do celular

Fonte: Stellantis, AutoEsporte, Uol e QuatroRodas.